Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Sepse em paciente cirrótico: como diagnosticar e tratar?

O que é sepse?

Septicemia ou sepse significa infecção, e quando se trata de cirrose, é a infecção em pacientes cirróticos.

Sintomas de sepse em pacientes com cirrose

​O doente cirrótico é imunodeprimido e muito mais suscetível às infecções. É preciso estar atento principalmente à erisipela na perna porque o cirrótico retém líquido e esse líquido pode causar vermelhão na pele, sendo um problema bastante grave.

Caso o doente cirrótico esteja com a perna inchada e comece a notar dor e vermelhidão locais, procure um médico imediatamente.

Por conta de o cirrótico reter líquido, a água também pode ficar dentro da cavidade abdominal, ou seja, dentro da barriga, causando bastante febre, desconforto e icterícia (olhos amarelos).

Esses casos se tratam de sepse em cirróticos e são bastantes graves. Procure um médico urgentemente!

Além dos sintomas citados acima, pode ocorrer celulite em outras regiões do corpo, como o dorso ou na lateral do abdômen.

Por que é importante procurar ajuda médica?

Reforçando: se você notar uma vermelhidão ao lado do abdômen ou em qualquer outra região, procure um médico porque qualquer sinal de infecção em pacientes com cirrose é muito grave!

Aliás, quase a totalidade dos cirróticos que internam é por quadro infeccioso, mas também por confusão mental, sendo menos usual.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro sorrindo com braços cruzados

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down