Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Qual a importância da Albumina na cirrose hepática?

O fígado é o produtor da albumina, proteína que faz com que a pressão oncótica ocorra. A cirrose hepática, que é uma doença do fígado, pode afetar a produção da albumina, causando problemas ao seu portador.

No post de hoje, falaremos mais sobre a albumina e como ela pode ser afetada pela cirrose. Continue nos acompanhando e saiba mais sobre o assunto!

Cirrose 

A cirrose hepática é uma doença do fígado, que pode ser causada por inúmeros fatores, sendo alguns deles o álcool e as hepatites por vírus C ou B, não tratadas e que podem evoluir para cirrose.

Essa forma de doença crônica representa sérios problemas ligados a uma proteína, chamada albumina, que é produzida no fígado.

O que é a Albumina e como é produzida

A produção de albumina está ligada a alimentação, ela depende da alimentação que fazemos, do tipo e quantidade de alimento que consumimos e também da fábrica que processa essa proteína, o fígado, onde ela é feita e metabolizada. Quando comemos um alimento, o alimento vai para o fígado, o fígado metaboliza e processa essas proteínas como a glicose, o lipídio e então é produzida a albumina humana, então caso você esteja comendo de forma errada, você pode ter esse problema.

Eu já recebi um paciente aqui, que queria emagrecer, ficou comendo chuchu durante 7/8 meses e chegou aqui com uma albumina muito baixa. A fábrica, que é o fígado, não estava recebendo a matéria prima adequada, uma alimentação apropriada para produzir a albumina.

Cirrose e a Albumina

Se o fígado que é a fábrica de albumina, tem um problema, então a produção dessa proteína será prejudicada, então a cirrose leva a um problema no fígado e consequentemente um problema na metabolização da albumina, que fica baixa nesse fígado doente.

A importância da Albumina

A albumina tem um efeito muito importante, que é o da pressão oncótica, que é como se fosse uma cola, que mantém os líquidos dentro do vaso, se você perde essa pressão oncótica, esse poder da albumina, ele perde o poder de vedação e começa a sair líquido dos vasos, então, entra líquido na barriga, nas pernas, deixando as pernas inchadas, no pulmão e ele fica cheio de líquido, tudo isso está ligado ao nível de albumina.

Se você tiver alteração no nível de albumina, procure o seu médico, assim ele pode te passar o tratamento adequado para que o seu fígado possa funcionar da melhor forma possível e se já estiver com a albumina baixa, esse problema também deve ser dimensionado e tratado da maneira mais correta possível.

Se você gostou desse conteúdo, comente e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a essa informação. Continue me acompanhando para mais conteúdos como esse.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down