Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Quais são os sintomas de problemas no fígado mais comuns?

O fígado é um dos órgãos principais do nosso corpo e entre as suas diversas funções, é responsável por metabolizar as proteínas e carboidratos, filtrando toxinas. Quando ele não está funcionando corretamente, começam a surgir os primeiros sintomas de problemas no fígado.

A imagem mostra um homem com as mãos na região do fígado.
Quais são os sintomas de problemas no fígado mais comuns? 2

Gostaria de saber quais são esses sintomas? Então, continue nos acompanhando a seguir!

As causas de problemas no fígado

Em geral, algumas alterações no fígado podem acontecer em pessoas sedentárias e com hábitos de vida menos saudáveis. Por exemplo, alimentação com excesso de gordura e o alto consumo de bebidas alcoólicas, que podem comprometer o bom funcionamento do órgão.

Além destes, também existem outros fatores que podem provocar os sintomas de problemas no fígado. Entre eles, estão:

Infecções por vírus

Hepatites virais, que atingem o fígado e podem comprometer as atividades do órgão.

Hipertensão portal

A hipertensão portal ocorre quando há um aumento da pressão nas veias, levando o sangue dos órgãos abdominais para o fígado, podendo até mesmo alterar seu funcionamento.

Cirrose

A hipertensão portal ocorre quando há um aumento da pressão nas veias, levando o sangue dos órgãos abdominais para o fígado, podendo até mesmo alterar seu funcionamento.

Diabetes descompensada

Quando os altos níveis de glicose no sangue acabam comprometendo a função do fígado.

Uso de medicamentos não prescritos

O uso de medicamentos sem a indicação médica pode levar à sobrecarga do fígado, comprometendo uma de suas principais funções, isto é, dificultando a metabolização.

E quais são os sintomas?

Os principais sintomas de problemas no fígado são a dor abdominal e barriga inchada, considerados os mais comuns. Porém, podem variar de acordo com o diagnóstico do problema, que pode confirmar uma hepatite, cirrose hepática, entre outros.

Além destes, os outros sintomas que podem indicar problemas no fígado são:

  • Dor de cabeça recorrente;
  • Cansaço fácil e sem motivo aparente;
  • Dor na região superior direita da barriga;
  • Enjoo;
  • Tontura;
  • Olhos ou pele amarelados;
  • Perda de apetite;
  • Urina escura;
  • Fezes amareladas, esbranquiçadas ou cinzentas;
  • Coceira no corpo;
  • Facilidade em ficar com manchas roxas na pele.

Quando algum dos sintomas citados acima começam a surgir, o ideal é consultar o médico especialista para confirmação do diagnóstico e a indicação do tratamento adequado.

Como é feito o diagnóstico?

Inicialmente, o diagnóstico é feito através de avaliação médica de todos os sintomas. Em seguida, é solicitado um hepatograma para a avaliação do funcionamento do órgão.

O hepatograma é o conjunto de exames laboratoriais e de imagem para verificar se o fígado está funcionando corretamente ou não.

Entre os exames a serem realizados estão: Dosagem de bilirrubina total, direta e indireta, gama glutamil transferase (GGT), TGO/ ALT, TGP/ AST, albumina, lactato desidrogenase (LDH), tempo de protrombina, ultrassonografia e tomografia.

Orientação médica: tratamento

Conforme dissemos, é fundamental consultar o médico especialista, caso você apresente algum dos sintomas citados.

O tratamento pode variar de acordo com a gravidade. Para os casos mais leves, por exemplo, pode ser indicada apenas uma alteração na dieta.

em casos mais graves, além da mudança nos hábitos alimentares, podem ser indicados medicamentos para ajudar a diminuir a inflamação, o colesterol e glicemia, que são fatores que podem complicar ainda mais o fígado.

Além disso, também deve-se praticar exercícios físicos e consumir de forma moderada bebidas alcoólicas.

Lembre-se de consultar o médico especialista periodicamente para a realização de exames de rotina ou em caso de maiores dúvidas.

O conteúdo foi esclarecedor? Conte-nos se você já teve e quais foram os sintomas apresentados após o diagnóstico de problemas no fígado.

Semana que vem, estaremos de volta com mais um conteúdo! Até lá!

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross