Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Praticar exercícios físicos pode ajudar a evitar gordura no fígado?

Estudo comprova que exercício previne o acúmulo de gordura no fígado, mesmo que não ocorra perda de peso. 

praticar exercicios fisicos pode ajudar a evitar gordura no figado prof dr luiz carneiro bg Prof Dr. Luiz Carneiro

A gordura no fígado, chamada de esteatose hepática, é um problema de saúde muito comum. O excesso de gordura no fígado pode levar à cirrose, um tipo de doença do fígado crônica e grave. Também está associada a outros problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas, e até mesmo câncer.

Se você tem gordura no fígado, é importante fazer mudanças no seu estilo de vida para diminuir o risco de complicações

Neste artigo vamos te ensinar a usar a prática de atividade física a seu favor e conquistar a sua saúde de volta.

Esteatose hepática

Ao longo do tempo, os riscos de lesão hepática são maiores, uma vez que as células podem inflamar. A este quadro dá-se o nome de esteatohepatite não alcoólica, e trata-se de uma condição bem mais preocupante, uma vez que, aproximadamente 20% dos doentes podem evoluir para cirrose hepática.

Por isso, é preciso atentar-se aos sinais e sintomas e procurar o auxílio de um médico o mais rápido possível.

Em geral, a esteatose hepática é assintomática

O que fazer para evitar a gordura no fígado?

Gordura no fígado pode ser evitada com uma dieta saudável e atividade física. Alimentos ricos em gorduras saturadas e trans devem ser evitados, dando preferência para frutas, legumes e cereais integrais. Exercício físico regular também ajuda a evitar ou diminuir a gordura no fígado.

Um estudo publicado na revista científica “Molecular Metabolism” com o objetivo de avaliar o impacto da atividade física nas pessoas com gordura no fígado.

O estudo mostra que a atividade física consegue prevenir os depósitos de gordura no fígado, como também comprovou que a atividade física consegue reduzir e até reverter os depósitos de gordura no fígado.

“O estudo demonstrou que o exercício físico estimula a atividade das mitocôndrias (responsáveis pela respiração celular). Para que as mitocôndrias funcionem corretamente no organismo humano, elas consomem gordura como fonte de energia. Consequentemente, o que ocorre por meio dos exercícios físicos, é especialmente benéfico para reduzir o armazenamento de gordura no fígado, o que diminui os riscos de doenças hepáticas”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Qual o exercício mais indicado para diminuir a gordura do fígado?

Os exercícios mais indicados para queima de gordura no fígado são os exercícios aeróbicos, que ajudam a aumentar o metabolismo do corpo e a queimar calorias.

Para um fígado saudável, é importante manter um peso saudável e evitar a acumulação de gordura. Aqui estão 5 exercícios que ajudarão a queimar a gordura no fígado:

“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda-se um mínimo de 150 minutos de atividade física moderada por semana.”

Os exercícios a seguir são ótimos para queimar gordura do fígado e para iniciantes:

  1. Corrida leve: comece aos poucos para não sobrecarregar o seu corpo. Uma boa dica é começar a correr cinco minutos por dia e, aos poucos, aumentar o tempo até que você esteja correndo por 30 minutos todos os dias.
  2. Exercícios aeróbicos: tais como natação, caminhada ou dança, os exercícios aeróbicos são ótimos para queimar gordura e ajudam a manter o coração saudável.
  3. Exercícios de fortalecimento: como flexões, agachamentos e levantamentos de peso, os exercícios de fortalecimento ajudam a tonificar o corpo e aumentam a massa muscular, o que ajuda a queimar mais calorias.
  4. Yoga ou Pilates: essas atividades ajudam a alongar o corpo e a melhorar a flexibilidade, além de ajudarem a reduzir o estresse, o que também pode contribuir para a perda de gordura visceral.
  5. Terapia de choque: a terapia de choque, também conhecida como treinamento de intervalo de alta intensidade (HIIT), é uma ótima maneira de queimar gordura visceral. O HIIT envolve períodos de exercício intenso, seguidos de períodos de descanso, e pode ser feito com qualquer tipo de exercício.

Agora que você já sabe como exercícios físicos podem ajudar a evitar gordura no fígado. O que você acha de colocar em prática hoje mesmo? 

Aproveite e compartilhe com pessoas que assim como você precisam ter acesso a essas informações. E se você já é adepto a uma rotina saudável, conte-nos as diferenças que a atividade física proporcionou para o seu corpo.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One comment on “Praticar exercícios físicos pode ajudar a evitar gordura no fígado?”

magnifiercrossmenuchevron-down