Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Possibilidade de Pancreatite após a retirada da Vesícula

A retirada da vesícula por pedra na vesícula é uma cirurgia muito comum e rotineira, feita por esse Brasil afora e no mundo inteiro, aliás, a cirurgia mais realizada na história da humanidade.

Essa cirurgia tem essa característica principalmente em mulheres, pois a pancreatite aguda em mulheres 70% das vezes é causada por microcálculos, pequenas pedrinhas na vesícula, do tamanho de um grão de arroz ou menor.

Essas pedrinhas, quando saem da vesícula e passam no canal para ir para o intestino, esse canal sai para o intestino junto com o do pâncreas, entupindo e isso faz com que represe o suco pancreático e dê pancreatite. Continue lendo e descubra as chances da pancreatite ocorrer mesmo após a retirada da vesícula!

Possibilidades

Com a cirurgia de vesícula e essas pedrinhas sendo retiradas, a possibilidade de pancreatite é eliminada, na maioria das vezes!

Às vezes, pode ficar alguma pedrinha no canal, que pode crescer com o tempo, fazendo você ter sintomas de pancreatite.

Outra possibilidade é que a passagem repetida da pedrinha no canal do pâncreas, na saída do pâncreas, possa ter dado uma inflamação e ele ter ficado fechadinho, podendo dar pancreatite.

Tratamento

Em ambas situações citadas acima, o tratamento é o mesmo!

Através da endoscopia, fazemos uma papilotomia, se houver cálculo, eles fazem uma varredura, passam umas pinças que retiram as pedras de dentro do canal da bile e também abre o canal do pâncreas de maneira que resolve esse problema.

Pancreatites Raras e Idiopáticas

Existem também formas muito raras de pancreatites que são idiopáticas, isto é, não sabemos a causa. Além de formas extremamente raras, que podem ser causadas por:

  • Distúrbio Metabólico;
  • Colesterol Alto;
  • Trigliceredes Alto.

Mas, deve se pensar, caso não se tenha conseguido resolver um estudo bem feito por via endoscópica e a papilotomia, deve se procurar algum especialista, que trabalhe muito com pâncreas, para pesquisar essas causas mais raras de pancreatite pós retirada da vesícula!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down