Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Pâncreas ectópico: sintomas e diagnóstico

O pâncreas ectópico é caracterizado por uma má formação e presença de tecido pancreático em locais como esôfago, vias biliares, estômago e duodeno. Muitas vezes, o problema desencadeia incômodo e diversos sintomas no indivíduo.

A imagem mostra uma mulher sentada em uma cadeira com as mãos no local que fica o pâncreas.
Pâncreas ectópico: sintomas e diagnóstico 2

Continue nos acompanhando para saber mais informações sobre essa doença, considerada bastante comum em pessoas do sexo masculino.

Principais sintomas do pâncreas ectópico

O pâncreas ectópico não é exatamente um problema grave, pois na maioria dos casos ele não apresenta sintomas, nem oferece riscos de desenvolvimento de câncer.

Porém, quando existem formações maiores, que medem mais do que 1,5 cm, e pela localização da lesão, o indivíduo passa a sentir alguns incômodos. A partir daí a secreção das enzimas pancreáticas também pode desencadear uma inflamação na região, manifestando os primeiros sintomas.

Além disso, existe uma possibilidade de complicações no pâncreas normal, como hemorragia e pancreatite, e o desenvolvimento de células malignas.

Alguns sintomas inespecíficos de pâncreas ectópico são:

● Náuseas;
● Dor na parte superior do abdômen;
● Vômito;
● Fezes pastosas e escuras;
● Distensão abdominal.

Alguns outros sintomas ainda poderão surgir e prejudicar a alimentação, por isso, é importante o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, para não afetar a qualidade de vida do indivíduo.

Diagnóstico do pâncreas ectópico

Quando o indivíduo não apresenta nenhum sintoma, o diagnóstico acaba sendo incidental. Entre os principais exames realizados para diagnóstico, estão:

Ultrassonografia, Tomografia computadorizada e Ressonância Magnética de abdômen são os principais exames para o diagnóstico.

Endoscopia

Exame que avalia o sistema digestivo para flagrar determinadas doenças.

Videolaparoscopia

Operação realizada para examinar os órgãos abdominais e auxiliar no diagnóstico.

Biópsia

Realizada em praticamente qualquer parte do corpo, avaliando as condições de diversos órgãos e tecidos.

Bibliografia:

Arterial Pseudoaneurysm Associated with Pancreas and Kidney Transplantation: A Case Report​

ARANTES, RUBENS MACEDO ; PANTANALI, CARLOS ANDRÉS RODRIGUEZ ; santos, vinicius rocha ; CARNEIRO D’ALBUQUERQUE, LUIZ AUGUSTO.


Ten Years’ Evaluation of Potential Pancreas Donors in São Paulo, Brazil

PINHEIRO, R.S. ; ROCHA-SANTOS, V. ; PECORA, R.A. ; MACEDO, R.A. ; NACIF, L.S. ; ANDRAUS, W. ; DAVID, A.I. ; PANTANALI, C.A. ; BENITES, C.M. ; D’ALBUQUERQUE, L.A.C.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross