Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato
Fale conosco

Tumores neuroendócrinos no pâncreas

Atualizado em: 15/10/2020

Tumores neuroendócrinos são tumores do trato digestivo. Esse tumor pode surgir em qualquer parte que tenha tecido embriológico neural, como por exemplo, o pâncreas, o estômago, o apêndice, o íleo.

Falando especificamente do pâncreas, esse órgão pode ser acometido por diversos tumores, são eles, GIST (tumor estromal gastrointestinal), neuroendócrino, insulinoma, gastrinoma. Porém, os mais frequentes são os tumores neuroendócrinos.

O que são tumores neuroendócrinos?

Os tumores neuroendócrinos são lesões na região do pâncreas, com maior frequência na região do corpo, calda e cabeça. E pode ou não dar sintomas.

Por exemplo, o insulinoma pode gerar uma produção muito grande de insulina, e o doente passa a ter hipoglicemia. Nesses pacientes, temos que fazer uma investigação para saber se existe o insulinoma no pâncreas.

O gastrinoma é um tumor que dá na região do pâncreas e aumenta a secreção de ácido do estômago, podendo gerar úlceras difíceis de tratar e agressivas.

Tumores neuroendócrinos são malignos?

Antigamente, achávamos que os tumores neuroendócrinos mais comuns do pâncreas eram benignos, mas hoje sabemos que eles têm componentes de malignidade que podem ser de diferentes graus histológicos.

Para isso, existem alguns marcadores tumorais que nos dizem se esse tumor é mais ou menos maligno. Isso é dado pelo número de mitoses atípicas que tem no tumor neuroendócrino. Existem tumores com baixíssimas taxas de malignidade, variando de 1 a 2%, e aqueles com mais de 80% de células malignas.

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários.

Bibliografia:

Arterial Pseudoaneurysm Associated with Pancreas and Kidney Transplantation: A Case Report

ARANTES, RUBENS MACEDO ; PANTANALI, CARLOS ANDRÉS RODRIGUEZ ; santos, vinicius rocha ; CARNEIRO D?ALBUQUERQUE, LUIZ AUGUSTO .


Ten Years’ Evaluation of Potential Pancreas Donors in São Paulo, Brazil

PINHEIRO, R.S. ; ROCHA-SANTOS, V. ; PECORA, R.A. ; MACEDO, R.A. ; NACIF, L.S. ; ANDRAUS, W. ; DAVID, A.I. ; PANTANALI, C.A. ; BENITES, C.M. ; D’ALBUQUERQUE, L.A.C.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro sorrindo com braços cruzados

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down