Home » Tumores neuroendócrinos no pâncreas


Profº Luiz Carneiro
Cv Lattes    GoogleMyCitations   ResearcherID   ORCID
CRM: 22.761
 

Tumores neuroendócrinos no pâncreas

Tumores neuroendócrinos são tumores do trato digestivo. Esse tumor pode surgir em qualquer parte que tenha tecido embriológico neural, como por exemplo, o pâncreas, o estômago, o apêndice, o íleo.

Falando especificamente do pâncreas, esse órgão pode ser acometido por diversos tumores, são eles, GIST (tumor estromal gastrointestinal), neuroendócrino, insulinoma, gastrinoma. Porém, os mais frequentes são os tumores neuroendócrinos.

O que são tumores neuroendócrinos?

Os tumores neuroendócrinos são lesões na região do pâncreas, com maior frequência na região do corpo, calda e cabeça. E pode ou não dar sintomas.

Por exemplo, o insulinoma pode gerar uma produção muito grande de insulina, e o doente passa a ter hipoglicemia. Nesses pacientes, temos que fazer uma investigação para saber se existe o insulinoma no pâncreas.

O gastrinoma é um tumor que dá na região do pâncreas e aumenta a secreção de ácido do estômago, podendo gerar úlceras difíceis de tratar e agressivas.

Tumores neuroendócrinos são malignos?

Antigamente, achávamos que os tumores neuroendócrinos mais comuns do pâncreas eram benignos, mas hoje sabemos que eles têm componentes de malignidade que podem ser de diferentes graus histológicos.

Para isso, existem alguns marcadores tumorais que nos dizem se esse tumor é mais ou menos maligno. Isso é dado pelo número de mitoses atípicas que tem no tumor neuroendócrino. Existem tumores com baixíssimas taxas de malignidade, variando de 1 a 2%, e aqueles com mais de 80% de células malignas.

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe nos comentários.

Bibliografia:

Arterial Pseudoaneurysm Associated with Pancreas and Kidney Transplantation: A Case Report

ARANTES, RUBENS MACEDO ; PANTANALI, CARLOS ANDRÉS RODRIGUEZ ; santos, vinicius rocha ; CARNEIRO D?ALBUQUERQUE, LUIZ AUGUSTO .
—————————————————————-

Ten Years’ Evaluation of Potential Pancreas Donors in São Paulo, Brazil

PINHEIRO, R.S. ; ROCHA-SANTOS, V. ; PECORA, R.A. ; MACEDO, R.A. ; NACIF, L.S. ; ANDRAUS, W. ; DAVID, A.I. ; PANTANALI, C.A. ; BENITES, C.M. ; D’ALBUQUERQUE, L.A.C.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
 

         por Dr. Luiz Carneiro D'Alburquerque

CRM 22.761    

 

 

 

 

 

 

      por Dr. Luiz Carneiro

D'Albuquerque

CRM 22.761    

Prof. Dr. Luiz Carneiro

Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Orgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

TIRE SUAS DÚVIDAS

Share This
× Agendar Consulta.