Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Pâncreas Ectópico | Por Prof. Dr. Luiz Carneiro

o-que-e-pancreas-ectopico-por-prof-luiz-carneiro
Pâncreas Ectópico | Por Prof. Dr. Luiz Carneiro 2

Pâncreas ectópico é uma má formação congênita definida pela presença de tecido pancreático em localização diferente do habitual.

Pode aparecer no esôfago, estômago, duodeno e vias biliares. São achados incidentalmente, sendo clinicamente evidentes quando complicados.

O pâncreas ectópico é geralmente assintomático, no entanto, os sintomas podem ser devido a um aumento na secreção hormonal e enzimática do tecido ectópico, geralmente o paciente com pâncreas ectópico apresenta sintomas clínicos inespecíficos, tais como:

  • Dor epigástrica - a dor que ocorre na parte superior do abdômen, logo abaixo das costelas.
  • Náusea e distensão abdominal
  • Vômito
  • Melena – fezes pastosas de cor escura brilhante e cheiro fétido

Quando não apresenta sintomatologia, seu diagnóstico é incidental, o achado é geralmente de pequena massa, séssil de consistência emborrachada, localizado na submucosa em 85%.

Os procedimentos pelos quais pode ser diagnosticado são:

  • Laparotomia
  • Biópsia
  • Endoscopia
  • Necropsia
  • Laparoscopia

Tratamento

O pâncreas ectópico assintomático não requer apenas acompanhamento cirúrgico.

O pâncreas ectópico sintomático que manifesta os sintomas requer endoscopia e cirurgia.

O procedimento depende do tipo e tamanho do tecido ectópico e  como é encontrado na mucosa ou submucosa.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Minha filha tem síndrome de down, e na endoscopia deu que ela tem pâncreas ectópico. Li o texto e vi que ela as dores que ela tem de vez em quando é justamente abaixo da costela do lado esquerdo. E dor no estômago também. No caso dela, tem que fazer cirurgia?

    1. Olá Ana. A necessidade de cirurgia é declarada pelo médico que acompanha sua filha, pois ele já possui um conhecimento maior no caso. Espero ter ajudado.

  2. O pâncreas ectópico pode provocar metaplasia intestinal? Pois nunca tive metaplasia, mas na última endoscopia realizada, havia metaplasia completa apenas na amostra que foi retirada da área do antro em que foi localizado o "pancreas", nas outras três amostras (corpo e antro) não havia metaplasia. Também não havia presença de h pylori e a gastrite crônica está inativa.

  3. Olá, fiz endoscopia e colonoscopia, o resultado deu sugestivo de pâncreas ectópica e lesão subiptelial, positivo para bacteria h pylori. ..tenho muitos sintomas como: prisao de ventre de 6 á 10 dias, alternando para diarreia...dores abdominais, muco nas fezes, azia, dores no estômago entre outros...
    O que realmente tenho....?

  4. Excelente explicação. Em 2014 dia endoscopia e deu Pâncreas Ectopico e vou refazer o exames depois de 4 anos. Tenho barriga muito enxada e dores de estômago.

  5. Minha filha tem o pâncreas pregado no estômago ... existe a possibilidade de tirar ele de perto do estômago ou ele deverá ser retirado completamente? Ela está tendo muitas diarréias quando come gltem..lactose...e temperos prontos e ovo.

  6. Boa tarde Doutor,meu filho tem pâncreas ectópica, descobrir a poucos dias,ele tem muitas náuseas e vômitos, pra completar as vezes tem sangue nas fezes,ele pode ser operado?para ter uma vida normal?

    1. Olá Lidiane,
      é preciso falar com o médico que o atende para saber exatamente o que deve ser feito. Somente o médico que o atente e tem acesso a todos os exames e histórico clínico que podera t dar uma resposta.

  7. Oi bom dia...
    A 3 anos foi descoberto um pancreas ectopico no meu intestino delgado medindo 2,6/1,0 durante uma gastroplastia .Tinha muitas caimbras no abdomem.
    O medico retirou durante a cirurgia. Este tipo de tumor pode voltar??? Desenvolve alguma funcao no organismo??

    1. Olá Claudia. Minha sugestão é que você volte ao médico que realizou essa cirurgia e analise essas questões com base no resultado desse procedimento.

  8. Pâncreas ectopico pode ser confundido com câncer ou outras lesões na parede do estômago?
    Na minha endoscopia foi sugerido lesão elevada (Pâncreas ectopico?) ,porém, ainda não peguei o resultado da análise, é fácil distinguir essas lesões?
    Porque o médico foi categórico em afirmar que não tenho câncer mesmo sem o resultado da biópsia.
    Um abraço e belo trabalho.

    1. Olá Eduardo. O correto é pegar os exames e retornar ao seu médico para que ele possa responder essas questões com base em seus resultados.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross