Home » O que são os probióticos e quais os benefícios para o intestino

Profº Luiz Carneiro D'Albuquerque - CRM: 22.761

Cv Lattes   GoogleMyCitations  ResearcherID  ORCID

Última atualização em 24/07/2020 por Prof Luiz Carneiro

O que são os probióticos e quais os benefícios para o intestino

O nosso corpo é composto por uma quantidade enorme de microrganismos. Isso mesmo, você não leu errado! Eles são os responsáveis pelo funcionamento do nosso metabolismo, desempenhando diferentes funções. Existem então bactérias que trazem benefícios, e outras que são nocivas, ou seja, acabam prejudicando a saúde. Neste caso, é necessário haver um equilíbrio, alcançado com a ingestão de probióticos, que podem auxiliar principalmente no bom funcionamento do intestino.

Continue acompanhando nosso post de hoje, pois vamos falar sobre os probióticos e seus benefícios para o organismo e o intestino.

Características dos probióticos

Na maioria das vezes, as pessoas pensam que as bactérias são um sinal de uma doença mais grave, ou algo muito negativo. Mas, existem aquelas que são fundamentais para que o organismo funcione melhor.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) os probióticos são chamados de ‘organismos vivos’ que, quando são ingeridos na quantidade adequada, oferecem benefícios para a saúde do hospedeiro.

E justamente os probióticos são exemplos de bactérias benéficas para o sistema digestivo, e até mesmo respiratório e imunológico de cada um de nós. A ingestão desses probióticos colabora com o equilíbrio e o bom funcionamento do corpo.

Ao adicionar os probióticos à alimentação, o resultado é a integração dos mesmos com a flora intestinal, que favorecem a absorção dos nutrientes, tais como cálcio e ferro.

Probióticos e a saúde intestinal

Conforme dito anteriormente, a saúde intestinal é muito beneficiada quando for necessário a ingestão de probióticos. Além de gerar um equilíbrio maior, eles são responsáveis por regularizar o hábito intestinal e a diarreia, ajudando a diminuir os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Além disso, os probióticos também aumentam o número de células de imunoglobina, que funciona como um tipo de anticorpo, e das células produtoras de citocinas (moléculas que estão relacionadas com a imunidade) que fazem com a população de bactérias boas do intestino sejam estimuladas e cresçam, auxiliando na digestão e evacuação.

Dica: Alimentos que contém probióticos

Probióticos podem ser encontrados, naturalmente, em derivados do leite, por conta do processo de fermentação. Porém, também existem alguns alimentos que contam com a presença dessas bactérias benéficas, entre eles:

Iogurte: O iogurte natural é um dos alimentos mais conhecidos e associados ao probiótico. São várias as marcas que produzem iogurtes com probioticos.

Leite fermentado: O leite fermentado possui o probiótico em sua fórmula. A bactéria mais comum que pode ser encontrada neste produto é a Lactobacillus.

Kefir: Esse é um produto fermentado, com bactérias e levedura, que parte de grãos de kefir. Contém grande quantidade de probióticos, e diminui o pH estomacal.

Gostou do conteúdo? Deixa seu comentário abaixo!

Clique no sino do canto inferior esquerdo para receber notificações!

         por Dr. Luiz Carneiro D’Alburquerque

CRM 22.761    

 

 

 

 

 

 

 

      por Dr. Luiz Carneiro

D’Albuquerque

CRM 22.761    

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =

Base-Side-Bar-Figado
Entre em Contato | Prof. Dr. Luiz Caneiro
× Agendar Consulta.