Insuficiência pancreática: suplementação com vitaminas

Função do pâncreas

O pâncreas tem duas funções: endócrinas e exócrinas.

A função endócrina produz a insulina que controla o nível de açúcar no sangue. A sua ausência ou a incapacidade de ser produzida na quantidade suficiente pode criar o diabetes do tipo 1 ou do tipo 2.

A função exócrina é o suco que o pâncreas produz e caminha para dentro do intestino fazer a digestão dos alimentos. O alimento passa pelo estômago e percorre para o duodeno onde será triturado e absorvido pelo sangue em partículas muito pequenas. A amilase e lipase são as enzimas pancreáticas que vão digerir esse alimento.

Insuficiência pancreática

Caso a lipase não esteja presente e a digestão do alimento não ocorra, o alimento não metabolizará e o conteúdo ficará cheio de gordura levando o indivíduo a um quadro de diarreia e posteriormente à desnutrição.

Após esse cenário, o paciente procura medicamentos que propõem a quantidade suficiente de amilase, lipase e suco pancreático para fazer esse papel.

 

Suplementação na insuficiência pancreática

A necessidade de suplementos minerais ou de vitaminas varia de acordo com cada caso. Ou seja, se a velocidade de absorção está alterada desencadeando a diarreia, é bom fazer a reposição porque a deficiência de sais minerais e vitaminas podem dar doenças de visão, óssea, etc.

Converse com o seu médico especialista no assunto, pois a administração da pancreatina por via oral é facilmente encontrada em farmácias, assim como os suplementos.

Clique no sino do canto inferior direito para receber notificações!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof. Dr. Luiz Carneiro

Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Orgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

TIRE SUAS DÚVIDAS

× Agendar Consulta.
Share This