Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Insuficiência pancreática: o que é e sintomas

O que é Insuficiência Pancreática?

O pâncreas é um órgão muito complexo, ele tem uma parte que secreta as enzimas que fazem a digestão para dentro do intestino, chamadas de amilase e lipase; e tem a parte exócrina, que são os hormônios intestinais.

O principal hormônio que a gente conhece é a insulina e a disfunção exócrina mais comum é a diabetes do tipo 1 e tipo 2. Existem outros hormônios que também são secretados, como o glucagon, entre outros. Porém, os principais hormônios do exócrino são a insulina e o glucagon.

A parte exócrina vai para o intestino para ajudar a digerir e fazer a digestão dos alimentos. Basicamente, se você tem uma insuficiência pancreática, você tem uma produção inadequada dessas enzimas que vão fazer a digestão dos alimentos.

Sintomas de Insuficiência Pancreática

O sintoma mais comum é a diarreia. Então, pode evoluir com uma dificuldade de absorção de gordura e os doentes têm diarreia, esse é o sintoma mais comum.

Junto com isso, pode dar gases e distensão abdominal, mas a manifestação mais importante da insuficiência exócrina é a diarreia pela falta das enzimas que fazem a digestão, através da insuficiência pancreática.

Em consequência dessa falta de digestão os doentes perdem peso e tem uma diarreia que é incapacitante nas formas avançadas.

Causa

A causa mais comum e frequente da insuficiência pancreática é o uso abusivo do álcool que gera uma inflamação do pâncreas e perda dessa função.

A manifestação principal é a diarreia, porém, esse desconforto abdominal com gases e distensão também pode ser observado.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comments on “Insuficiência pancreática: o que é e sintomas”

  1. Boa noite,Meu esposo tem diabetes,geralmente chega de 140 a 190
    De uns tempo pra cá,anda caindo pra 66 o que pode estar acontecendo,?

    1. Olá, Sandra. Infelizmente não tenho como ajudar sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico.

  2. Meu irmão tem diabetes ele toma 5 insulina por dia tem vezes q ele come alguma coisa p subir p ele tomar a insulina isso é normalmente falo p ele q não é certo mas ele falou q A médica tinha passado air tinha q tomar mas não acho certo o q vc diz

    1. Olá, Francisca. O ideal é seguir as recomendações da médica.

      Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

magnifiercrossmenuchevron-down