Fale conosco

Fígado: conheça 8 sintomas de problemas hepáticos

Índice
Fígado sintomas que indicam que esta com problemas Prof. Dr. Luiz Carneiro

O fígado é o maior órgão do corpo humano, complexo e vital, pode executar até 500 funções para um metabolismo eficiente e saudável. Localiza-se na região abdominal, do lado direito bem abaixo do diafragma.

Trabalha em duas frentes distintas em meio às centenas de funções. Como glândula exócrina, libera secreções em uma superfície externa; e endócrina, repassa substâncias ao sangue e aos vasos linfáticos.

Responsável por regular as concentrações de compostos químicos, o fígado também produz substâncias que interferem na coagulação do sangue em caso de hemorragia.

Pouca gente sabe que metade do colesterol do organismo, fabricado pela glândula, é usado na formação da bile (líquido espesso esverdeado que auxilia na digestão como detergente no intestino).

O fígado também tem as funções de armazenar a glicose, filtrar micro-organismos e desintoxicar o corpo, transformando hormônios e drogas em substâncias inativas para futuro descarte.

Sintomas

1 – Dor na região abdominal do lado direito junto às costelas;

2 – Náuseas, vômitos E perda de apetite frequentes;

3 – Dor de cabeça e tonturas contínuas;

4 – Ocorrência de hematomas e sangramentos nos pequenos traumas;

5 – Pele ou olhos amarelados, a conhecida icterícia;

6 – Urina escura e fezes, amareladas ou esbranquiçadas (icterícia);

7 – Cansaço, fadiga sem motivo e coceira generalizada;

8 – Barriga inchada, a conhecida barriga d’água.

Doenças no Fígado

Atenção, como grande parte das doenças de fígado são silenciosas, o médico só descobre um problema hepático através de exame de sangue de rotina. Como as transaminases,  para avaliar o funcionamento do fígado e exames de imagem, entre eles, a ultrassonografia de abdômen.

Confira também, nosso vídeo sobre o tema:

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!