Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Entenda quando o Cisto Hepático é preocupante

O que é

O cisto hepático é uma formação do nódulo que dentro contém um conteúdo semelhante á água. É um conteúdo benigno, semelhante à água, límpido e incolor, uma substância orgânica natural.

Formação e Tratamento

É formado através da retenção desse líquido desencadeando a expansão de células. Existem cistos extremamente grandes, podem chegar de quarto a cinco quilos, desencadeando uma preocupação maior.

No geral, não precisa de tratamento cirúrgico e não “maligniza”. Após ser identificado como cisto, é benigno e não precisa de tratamento, porém se crescer, pode levar a alguns sintomas.

Se o cisto estiver nesse estado, é indicado um tratamento cirúrgico, somente em situações extremas.

Tamanhos

O cisto hepático pode ter de três milímetros a cinco centímetros. Às vezes, de vinte a vinte e cinco centímetros.

Veja também: Cisto no fígado é grave? 

Preocupações

A única preocupação, como toda lesão do fígado, é fazer os exames e ter certeza que realmente é um cisto. Por isso, recomendamos que procure seu médico, se for necessário complemente com outro método de imagem para que se identifique o problema.

Se não causar sintomas, não há necessidade de ser tratado cirurgicamente. Se for grande e levar a sintomas, procure um especialista em cirurgia de fígado para definir quais medidas seguir e formas de tratamento. Cistos pequenos precisam somente de acompanhamento e despreocupação desde que seja um cisto benigno.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa tarde Dr. Luiz, eu fui diagnosticada com cisto no fígado no tamanho de 4 centímetros, o único problema doutor e que cinto o tempo todo dores, principalmente quando eu faço movimentos que comprime ou se faço alongamentos. Depois que fui diagnosticada com esse problema tenho sentindo dores no corpo e nas juntas. Me ajude. Obrigada. Meu nome é Zilda tenho 58 anos, sempre tive boa saúde.

    1. Olá Zilda. O ideal seria retornar ao médico que lhe acompanha para analisar o seu quadro clínico e avaliar quais são os melhores métodos para diminuir esses sintomas que vem sentindo. Apenas com os seus exames em mãos para ter uma resposta mais precisa sobre esse assunto. Espero ter ajudado. Obrigado e se possível me siga no facebook para acompanhar minhas postagens: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

    2. Oiii dotor meu marido está com câncer metasse no pulmão. E está semana ele fez exame e deu um nódulo de 1 c no fígado pode ser o câncer?

  2. Boa tarde,

    Pode tirar uma dúvida que está me tirando a paz. Tive hepatite c e 2005, foi tratada com interferon e ribaverina e graças a Deus negativada. Agora no final de 2018 fiz um exame e apareceu dois nódulos. 1 nodulo com 1.2 cm com característica de adenoma na hste medial da adrenal esquerda, e outro no lóbulo esquerdo de 5.5 cm. O laudo diz, nodulo hepático no lobo esquerdo com características de hiperplasia modular focal (hnf) esteatose hepática não homogênea, pequeno adenoma de adrenal a esquerda. Também fiz biópsia ultra-som guiada mas sem sucesso, material insuficiente para análise. Médicos gastro comum diz que não é maligno, mas teve um hepatologista que disse que devido histórico a melhor coisa é cirurgia o mais rápido que pode ser câncer, não sei oque fazer, não tenho paz depois destes fatos. Pode me ajudar?

    1. Olá, Francisco. Cada caso é específico. Infelizmente só conseguirei responder essa questão com os exames em mãos para analisar mais detalhes a fim de chegar a uma conclusão. Porém, de qualquer forma, procure outros médicos para advir de diversas opiniões e veja qual sobrecarrega uma confiança e conhecimento maior diante do médico que lhe atenderá. Mande relatos. Espero ajudar. Se possível, me siga no Facebook para acompanhar minhas postagens onde trago todo meu conhecimento: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/ Obrigado, Abs.

      1. Olá, Silvana. Essa questão varia de caso para caso. Depende de diversos aspectos, tais como gravidade, tamanho, etc. O ideal é retornar ao seu médico de confiança e esclarecer essa questão para prevenir complicações futuras!

        Agradeço pelo comentário! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  3. Bom meu nome e william moro em aracaju se decobri a pouco tempo que tenho um nodulo nodulo no figado tenho fortes dores tem cura ? Fui ao epatologista gastei tudo q tinha acho q vou morrer dependo do sus q fazer?o nodulo tem 8 por 6 c socorro

      1. Olá,tdo bem me chamo Márcia e cerca de 8 Anos atrás descobri que estava com cisto simples no fígado tinha 2 cisto e todos os anos faço o exame e agora estou com 8 cistos que tem de 2,8 por 1,77 cada. Mas esse ano repeti o exame e a medica me disse que apareceu muitos cistos que são incontáveis, oque devo fazer?

    1. Bom dia,
      Fui diagnosticada com um cisto no fígado de 19 cm, fiz um procedimento cirúrgico a um ano, acontece que o cisto desenvolveu e agora está de 20 cm.
      Qual procedimento devo fazer para elimina-lo de vez, visto que tenho 24 anos e sinto muitas dores e tenho medo se o cisto possa vir a romper.

      1. Olá, Raissa. O procedimento de eliminação varia de caso para caso, de acordo com a sua evolução. Sendo assim, o ideal é procurar o médico que lhe atendeu e esclarecer suas dúvidas em relação a esse problema. Apenas com os exames em mãos e acompanhamento médico para saber os possíveis tratamentos que podem te ajudar. Espero que entenda e obrigado por me acompanhar.
        De qualquer forma, tenho um post que pode te ajudar a entender mais sobre essa questão, dê uma olhada: https://profluizcarneiro.com.br/cistos-hepaticos/

  4. Olá. Me chamo Silvania, tenho 43 anos e li que o uso prolongado de anticoncepcionais orais pode favorecer o aparecimento de cistos hepáticos. Interromper o uso de anticoncepcionais pode fazer os cistos retrocederem?

    1. Olá, Silvânia. Isso depende muito de cada caso e paciente. O ideal é procurar um médico que analise essa questão e identifique como tratar. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar.

  5. Boa tarde dr! Meu nome é Angela tenho 51 anos! Em 2018 descobri q tenho um cisto hepatico medindo 1,75 cm e agora fiz outro exame e está medindo 2,2cm devo me preocupar??

    1. Olá, Angela. Boa tarde. O que eu indico é retornar ao médico que lhe acompanha, pois é o profissional que possui maior conhecimento sobre o caso e pode esclarecer suas dúvidas com base no seu histórico clínico. Infelizmente não posso dar uma resposta mais precisa, pois não tenho os exames em mãos.
      Tenho um post completo sobre cisto hepático que pode te ajudar, acesse o link: https://profluizcarneiro.com.br/cistos-hepaticos/
      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  6. Boa tarde Doutor, me chamo Viviani e a 9 meses atrás fiz uma tomografia e tbm um ultrason para uma cirurgia que fiz. Nesses exames não apareceram nada no fígado, porém agora refiz a tomografia 9 meses depois e foi constatado um cisto de 1cm. Este cisto por ter tido um crescimento rápido pode ser perigoso?
    Fiquei muito preocupada.

    1. Olá, Viviane. Para eu responder sua pergunta, precisaria dos exames em mãos, além de conhecimento no caso para averiguar melhor o seu quadro clínico e esclarecer todas as suas dúvidas. Porém, o que eu recomendo é retornar ao médico que lhe acompanhou, pois é o profissional que possui maior conhecimento no caso.

      Veja quando o cisto no fígado é grave, acesse o link: https://profluizcarneiro.com.br/cisto-no-figado-e-grave/

  7. Boa Noite Dr. Luiz.
    Tenho 65 anos, não bebo e nem fumo.
    Em abril de 2019 fiz uma tomografia abdominal e acusou um cisto de 3 milímetro no fígado e um cisto no rim esquerdo medindo 7 milímetro. Meu médico falou que eu não deveria me preocupar. Gostaria de ter sua opinião. Devo repetir o exame?
    Muito obrigado.

    1. Olá, Dario. Caso você não esteja seguro, seria interessante procurar uma segunda opinião levando os exames para outro médico em uma consulta pessoalmente.

      Agradeço pelo comentário e espero ter ajudado!

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross