Se você é uma das pessoas que acreditam que a gordura se aloja somente na barriga, repense esse conceito. Isso porque a região do abdômen é apenas uma daquelas que servem como reserva natural de calorias.
A gordura não fica retida em nosso organismo somente sob a pele. Ela também se fixa em nossos órgãos, e acredite, gordura no fígado é um problema muito comum no mundo inteiro. Embora não apresente sintomas, essa condição causa sobrecarga ao órgão e traz consequências graves.
Neste post vamos explicar de que maneira é possível reduzir o percentual de gordura no fígado para manter a saúde dele. Continue lendo e veja como não é complicado manter o seu organismo saudável.
Por que a gordura se acumula no fígado
O acúmulo de gordura no fígado é chamado de esteatose hepática, ou de doença hepática gordurosa não alcoólica. Ele ocorre em função dos mesmos fatores que nos fazem ter os “pneuzinhos”, que é são alimentação desequilibrada e o sedentarismo, mas também pode se manifestar em casos de:
- obesidade;
- hipertensão;
- níveis altos de glicose;
- altas taxas de triglicerídeos;
- complicações na tireoide.
Com o passar do tempo, a gordura se deposita nesse órgão e ali permanece. Ela não gera sintomas incômodos, porém, interfere no funcionamento do fígado e favorece o desenvolvimento de problemas como a cirrose e o câncer.
Embora seja um quadro que exige atenção e cuidados, não é preciso desesperar-se ao receber esse diagnóstico. Afinal, assim com podemos perder barriga, conseguimos eliminar a gordura no fígado. E você vai aprender como fazer isso a seguir.
6 formas de eliminar a gordura no fígado
A gordura no fígado não vai desaparecer sozinha, assim como não perdemos os quilos extras sem fazer nada. Então, para que possamos recuperar a saúde desse órgão, é essencial que algumas mudanças aconteçam no estilo de vida, como:
Controle sua saúde
Se você tem problemas de saúde como hipertensão, diabetes e desequilíbrios da tireoide, procure manter o tratamento indicado pelo médico. Se não for o seu caso, ainda assim faça um check up regularmente para acompanhar seu quadro clínico.
Mude sua alimentação
Os mesmos alimentos que nos fazem engordar provocam o acúmulo de gordura no fígado. Por isso, evite as gorduras saturas e trans, prefira alimentos integrais, carboidratos naturais, evite o açúcar em excesso, consuma mais frutas, verduras, legumes, fibras e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, etc.).
Inclua probióticos em seu cardápio
A ingestão de queijos brancos, iogurte e leite fermentado, associada ao consumo de fibras, ajuda a metabolizar melhor as gorduras ingeridas. Por isso, procure incluir esses alimentos em seu cardápio para que seu organismo consiga eliminar a gordura mais facilmente.
Saia do sedentarismo
É fundamental praticar uma atividade física para que seu corpo converta o acúmulo de gordura em energia. Existem diversas opções para você escolher aquela que mais lhe agrada, e não precisa necessariamente ser aeróbica, corrida ou caminhada. Você pode fazer hidroginástica, musculação, dançar, pedalar, nadar, praticar um esporte, entre muitas outras opções. O importante é manter o corpo ativo.
Elimine hábitos nocivos
A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser feita com muita cautela por quem tem gordura no fígado. Isso porque esse tipo de bebida pode agravar as lesões no órgão. E quanto ao tabaco, embora não favoreça o acúmulo de gordura, ele interfere na oxigenação do fígado, dificultando a sua recuperação.
Durma bem
Durante o sono nosso metabolismo trabalha equilibrando o organismo. Também perdemos calorias enquanto dormimos, e isso nos ajuda a eliminar a gordura no fígado. Então, respeite seu horário de sono para que o relógio biológico funcione bem e seu corpo consiga metabolizar as substâncias ingeridas durante o dia.
Percebeu como não é difícil eliminar a gordura no fígado? Seu principal desafio pode ser disciplinar-se para alterar seus próprios hábitos, mas isso você consegue ao lembrar-se que depende de você mesmo sua saúde, e que vale a pena fazer pequenas mudanças para ter mais qualidade de vida e longevidade.
Confira também, nosso vídeo sobre o tema: