Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Colecistectomia: o que é e como funciona o pós-operatório?

Ao fundo da imagem, há um paciente deitado na cama de um hospital e sua médica olhando-o.
Colecistectomia: o que é e como funciona o pós-operatório? 2

O que é

A colecistectomia é a cirurgia de retirada da vesícula biliar, sendo indicada, principalmente, em casos onde o órgão se encontra inflamado, com cálculos, pólipos, ou apresenta sinais cancerígenos. É considerada uma intervenção cirúrgica frequente.

Neste artigo, explicaremos um pouco mais sobre a Colecistectomia, para que você entenda como é feita a cirurgia e como funciona o pós-operatório, uma vez que após o procedimento, são necessários alguns cuidados. Continue lendo para saber mais.

Os tipos de Colecistectomia

A vesícula biliar é um órgão localizado por baixo do fígado, especificamente ao lado direito do abdômen. Sua função principal é armazenar e concentrar a bile, e descarregar a mesma no duodeno, enquanto a digestão é feita.

Geralmente, o órgão precisa ser retirado quando já não consegue mais realizar suas funções, ou seja, enfrenta problemas como a produção de cálculo no seu interior (pedra na vesícula), pólipos ou infecção. E assim, é realizada a Colecistectomia. Confira a seguir algumas técnicas utilizadas neste procedimento.

Colecistectomia laparoscópica

Essa técnica é chamada também de vídeo laparoscopia, e costuma ser realizada com anestesia geral. A partir de quatro incisões no abdômen, os médicos introduzem os instrumentos cirúrgicos e uma câmera, que os permite visualizar toda a região através de um monitor. Todo esse procedimento faz com que a cirurgia seja mais rápida e menos dolorosa.

Colecistectomia aberta

É feita por meio de uma incisão no abdômen, que geralmente é de maior proporção. A recuperação costuma ser mais demorada.

Colecistectomia radical

Algumas vezes, para que a doença não reapareça, é necessária uma cirurgia mais extensa, indicada em casos de câncer de vesícula (invasivos ou graus avançados), onde serão retirados a vesícula, parte do fígado, e todos os gânglios linfáticos.

Como funciona o pós-operatório da Colecistectomia?

Após o procedimento, quando o efeito da anestesia já finalizou, pode acontecer de o paciente sentir um desconforto na região do abdômen, no pescoço, e até nos ombros. Por conta disso, os médicos indicam o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para que as dores sejam amenizadas.

Além disso, será fundamental que o paciente fique em repouso total, e mesmo que ele já possa caminhar normalmente, as atividades físicas que exigem esforço devem ser evitadas.  Nos primeiros dias após a cirurgia, o ideal é que a alimentação seja saudável e livre de gorduras, sendo líquida e pastosa.

Se a cirurgia foi realizada por laparoscopia, a recuperação levará em torno de 10 dias, e não é recomendado que o paciente passe muito tempo deitado, ele deverá se levantar e realizar pequenas caminhadas.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Olá, Neilde. Na maioria dos casos sim, mas depende de cada pessoa. O correto é se informar com o médico que lhe acompanha. Obrigado!

      1. Minha mãe fez cirurgia para tirar a vesícula e depois "criou" um líquido na barriga e ela teve que fazer outra cirurgia para tirar esse líquido. Qual a causa desse líquido?

        1. Fiz minha cirurgia há 6 anos e de uns dias pra cá ,sinto como se ela estivesse tremendo. Pergunta:O que deve está causando isso?

          1. Érica. Infelizmente é muito difícil responder essa questão sem ter os exames em mãos e acompanhamento durante todo o processo. O ideal seria retornar ao médico que realizou a cirurgia ou então, procurar outro e levar junto todos os seus exames.

            Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

          2. Fiz minha cirurgia dia 20, não sei se e por ser muito recente mais sinto como se tivesse ar acima da cirurgia o que incomoda muito.

          3. Olá, Andressa. Caso esse desconforto continue, o ideal seria retornar ao médico para avaliar essa questão e discutir uma forma de amenizar o sintoma.

            Espero que ajude e obrigado por me acompanhar!

        2. Nossa eu fiz a cirurgia a 12 dias, também criou esse líquido que no início encomodava bastante, depois começou a doerr e em seguida começou a drenar. Meu médico recomendou apenas q eu drenasse na hora do banho com água morna. Espero q isso resolva o problema.

        3. Minha esposa operou sábado .
          Ela está com dor mesmo não fazendo esforço .
          Oq faço além do medicamento ?
          Algum tipo de compressa ajuda ?

        4. Eu acabei de fazer a cirurgia no dia 26 e apareceu esse líquido, porém o meu organismo expulsou. Será que vai voltar?
          Como foi com a sua mãe?
          Estou apavorada pq operei no hospital público e não quero ter que voltar.

          1. Olá, Nadia. Antes de tudo, mantenha a calma! O ideal seria procurar um especialista na área e esclarecer essa questão.

            Lembre-se que cada caso é um caso.

        5. Fiz uma cirurgia de retirada visicula no dia 10/10/2019... Mais estou sentindo muitas dores por toda minha barriga e dores horríveis por baixo das minhas costelas o que pode ser? O que devo fazer?? Obrigada

          1. Olá, Karla. É necessário recorrer ao médico que realizou o procedimento e esclarecer essa dúvida, pois ele é o profissional que possui maior conhecimento no caso.

            Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

          1. Olá, Vitória. O pós-operatório varia de acordo com a complexidade de cada cirurgia, além do quadro da paciente. Sendo assim, o ideal é que retorne ao médico que lhe acompanhou durante todo o processo e esclareça essa dúvida.

            Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

          1. Não entendo pra que tantas perguntas se a resposta é a mesma, o ideal seria que retornasse ao médico que te acompanho.

            Afinal Não sei pq te esse campo para deixar perguntas se não são respondidas

          2. Olá, Pamela. Infelizmente existe um lei que proíbe consultas online, sendo assim, não tenho permissão para dar respostas sem ter os exames dos pacientes em mãos, até porque, cada caso é um caso. Faço o máximo possível para não infringir o código de ética e responder o que está ao meu alcance!

            De qualquer forma, peço desculpas pelo mal-entendido!

      2. bom dia. fiz laparoscopia para retirar uma pedra na vesícula com quanto tempo posso andar a cavalo e tomar uma cerveja no final de semana

      1. Olá, Ana. O pós-operatório varia de caso para caso, podendo haver algumas complicações. Sendo assim, o mais ideal, nesse momento, é recorrer ao profissional que acompanhou o paciente durante todo o processo de cirurgia para analisar o caso e propor um tratamento a fim de amenizar esses sintomas.

        Espero que ajude e agradeço por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

    2. Com 10 dias retirei os pontos da lateral e sa incisao superior estavam sequinhos. Porém, a incisao superior abriu horas depois. Não fiz uso da cibta abdominal porque achei q apertava muito. Fiz uso se calças de compressão. Esta saindo um seroma desta incisao e da incisao so umbigo. Não dói e não tem vermelhidão. O q posso fazer pra melhorar a cicatrizacao?

    3. Vou passar HC 6/01 cirurgião para avaliar cirurgia tenho trombose veia porta, plaquetas 42 mil, e faço acompanhamento Dr Heloisa Quintela não tenho Cirrose , será que vai dar pra tirar a vesicula?

      1. Infelizmente não tenho como responder essa questão de forma precisa sem os exames em mãos e acompanhamento médico pessoalmente. Neste caso, o ideal é esclarecer essa dúvida com a Dr. que lhe acompanha!

        Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

      2. Olá. Cada caso é um caso, sendo assim, é interessante e ideal retornar ao médico que lhe acompanhou durante o processo da cirurgia e esclarecer essa questão!

        Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  1. Eu fui sbmetida a cirurgia de colecistectomia laparotômica e não consigo saber o tempo do repouso preciso de ajuda pois preciso trabalhar e meus filhos não estão deixando hoje estou com 60 dias operada

    1. Olá, Luci. O pós-operatório varia de paciente para paciente, de acordo com o grau de cicatrização. O ideal é retornar ao médico que realizou a cirurgia e esclarecer essa questão, já que esse é o profissional que possui maior conhecimento sobre o seu caso. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar.

      1. Minha filha fez videolaparoscopia para retirada da vesícula, e o médico não receitou nenhum antibiótico ou antiflamatorio é normal ?

        1. Olá, Eli. Cada caso é específico, sendo assim, o que eu recomendo é retornar ao médico que acompanhou esse procedimento e esclarecer todas as suas dúvidas, pois ele é o profissional que possui maior conhecimento sobre o caso. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

          1. Olá minha mãe já fez um cirurgia de veicularam tirou pedra da vesícula a muito tempo,ator ela está com dores e foi feito uma ultrassonografia e eles não explicou so veio constando colescistectmoia,que dizer que ela precisa fazer a cirurgia novamente para retirar a vesícula ?

          2. Olá, Franciele. O ideal é retornar ao médico e pedir para esclarecer essa questão, apenas ele poderá responder, pois possui um conhecimento maior sobre o caso. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar. Se possível, me siga no facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

          3. Olá. Fiz a cirurgia de retirada de vesícula por vídeo há uns 25 dias. Posso usar cinta de compressão?

          4. Olá, Liliane. É necessário lembrar que cada caso é um caso. O ideal é retornar ao médico que acompanhou todo o processo e seguir suas recomendações. Apenas ele poderá fornecer uma resposta mais precisa, pois é o profissional que possui maior conhecimento sobre o seu quadro clínico.

            Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

          5. Olá boa noite fiz uma cirurgia de retirada de vesícula hoje exatamente 27 dias meus pontos ainda nao cairam fiz por vídeo e gostaria de saber quanto tempo leva para os pontos caírem e se eu posso voltar a rotina normal varrer passar pano passar roupa ando com receio se algo irá acontecer se eu fizer esforço obrigada

          6. Olá, Isabel. A cicatrização completa varia de acordo com o quadro do paciente, em alguns casos ocorre em 30,60 ou até 90 dias, assim como a recuperação pode demorar 2 semanas, 30 dias ou até mais. O ideal seria esclarecer essas questões com o médico que lhe acompanhou durante todo o processo.

            De qualquer forma, tenho um post completo sobre o assunto, acesse o link: https://profluizcarneiro.com.br/servicosprestados/vias-biliares-e-baco/colecistectomia/

          7. É verdade que não se pode cozinhar depois que se faz uma cirurgia? Assim depois de quando tempo já posso cozinhar? Fiz uma cirurgia de hernia umbilical..

    2. Bom dia, estou para fazer uma cirurgia de forma convencional para tetirada de um calculo e tambem da vesicula, quero saber o tempo máximo de recuperação

      1. Olá, Sandro Kleber. Infelizmente não tenho como dar uma resposta precisa sobre o tempo máximo de recuperação, pois depende de diversos aspectos. O ideal é retornar ao médico que lhe acompanhará durante todo o processo e esclarecer essa dúvida, pois ele é o profissional que possui maior conhecimento sobre o seu quadro clínico.

        Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

    1. Olá, Lilian. Infelizmente, não consigo dar uma resposta precisa, pois precisaria de todos os exames em mãos e acompanhamento médico. Sendo assim, o ideal é procurar o seu médico de confiança que já possui um conhecimento sobre o caso e esclarecer as suas dúvidas. De qualquer forma, tenho um post completo que pode te ajudar a entender mais sobre o assunto, dê uma olhada: https://profluizcarneiro.com.br/servicosprestados/vias-biliares-e-baco/colecistectomia/ Obrigado!

      1. Olá, Cleber. Boa tarde.

        O ideal seria retornar ao médico que acompanhou a paciente durante todo o processo e esclarecer essa questão, pois ele é o profissional que possui maior conhecimento sobre o caso e dará uma resposta mais precisa.

        Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  2. Fiz a cirurgia aberta da retirada da vesícula há 22 dias atrás... sendo que estou sentindo muita dormencia na minha barriga próximo a cicatriz... gostaria de saber se isso é nomal.

    1. Olá, Luana. O pós-operatório varia de acordo com cada paciente. O ideal é retornar ao médico que lhe acompanhou nesse processo e esclarecer essas questões. Apenas ele poderá responder com maior precisão, pois é o especialista que possui maior conhecimento sobre o caso. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  3. Boa tarde! Meu nome é Fernanda e fiz uma colecistectomia laparoscópica a 8 dias. Estou com dores terríveis na região do abdômen lado direito, exatamente onde doía antes da cirurgia. É normal sentir dores no local onde foi retirada a vesícula?

  4. Passei por uma colecistectomia ha 60 dias. Estou sentindo dores na região hepigástrica (dores em proporções menores do antes). Isso é normal?

    1. Olá, Edson. Isso varia de caso para caso. Cada paciente tem um pós-operatório diferente. O ideal é retornar ao médico que lhe acompanhou durante todo o processo e esclarecer essa questão.

      Espero que ajude e agradeço pelo comentário.

  5. Caramba! vc não respondeu a nenhuma pergunta. hahaha todas vc recomenda que volte ao medico. não entendi o objetivo da pagina e do espaço para perguntas.

    1. Olá, Fátima. Infelizmente existe uma lei que proíbe consulta online, sendo assim, tento ajudar na medida do possível sem infringir a lei e o código de ética.

      De qualquer forma, peço desculpas pelo mal entendido!

  6. fiz uma cerugia de visicula é hérnia quanto tempo leva a recuperação pra atividade física sinto dores ainda muita náusea meu umbigo está saindo uma secreção com mau cheiro é normal

  7. Fiz a retirada da vesícula por vídeo já a 15 dias, o médico liberou para caminhadas , corridas leves , bicicleta etc...
    Não estou tomando remédios

    Será que já posso beber cerveja normalmente ?

  8. Boa tarde estou prestes a realizar a cirurgia em uma sexta feira e queria saber se poderia ( se liberado na sexta mesmo ou ate no sábado de manha) eu poderia fazer uma viagem de passageiro para minha cidade já que não resido na mesma cidade da operação. Viagem de no máximo duas horas de carro sem esforços. Desde já agradeço

  9. Alguém pode me dizer se teve alguma reação e me conta sua experiência da cirurgia por videolaparoscopia vou fazer essa semana e gostaria de saber como foi a de vcs

  10. Após nosso corpo se acostumar com a falta da vesícula, como ele assume a digestão das gorduras? Haveria alguma dificuldade na absorção de vitaminas lipossolúveis como A, D, E e complexo K pela falta da quantidade necessária de bile para tal?

    1. Olá. Agradeço pela excelente pergunta. Tentarei gravar um vídeo explicando sobre o assunto. Aguarde os próximos posts.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross