Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Cirurgia do Baço: Quando deve ser feita? 

O baço é o maior órgão do sistema linfático e se situa na região superior esquerda do abdômen, à esquerda do estômago e acima do rim esquerdo

Durante muitos anos, eu trabalhei muito na área da cirurgia do fígado, vias biliares, pâncreas e baço, e comecei lá nos anos 80, em que a cirurgia que eu mais realizava era a cirurgia do baço, pois existia a esquistossomose, que aumentava o tamanho do baço e fazia sangrar, existiam tumores que não sabíamos o que eram, hematomas, uma série de tumores e cistos e não tínhamos diagnóstico, tomografia e ressonância.

A seguir, explicarei um pouco mais sobre a cirurgia do baço!

Como a cirurgia do Baço é feita hoje em dia?

Hoje em dia, continuo trabalhando nesta mesma área, porém não realizo mais esta cirurgia. Antigamente, fazíamos um diagnóstico de um sarcoma, de uma doença tumoral, pela esplenectomia. Tirávamos a peça, pois o baço cresceu e o patologista fazia o diagnóstico.

Hoje esse processo já tem uma diferença notável. Ele vai para uma ressonância, faz a biópsia e depois faz a quimioterapia e não se tira mais o baço!

Nós retiramos o baço hoje em dia apenas quando se é estratégico, um tumor do pâncreas que está muito próximo, então nós tiramos o baço em conjunto ou mesmo em trauma. No trauma quando sangra, hoje, a conduta é expectante e se faz arteriografia, embolização do vasinho do baço e deixa o órgão.

Então, essa questão do baço é muito pouco diagnosticada, a maioria dos tumores é benigno, não me lembro de ter uma esplenectomia indicada por qualquer que seja a doença.

Os tumores existem, os métodos de imagem são super eficazes no diagnóstico , mas nós temos que tomar cuidado hoje porque é muito rara a indicação de uma cirurgia para o baço!

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2022 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross