Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Função do baço e indicação da esplenectomia

Função do baço

A função do baço basicamente é fornecer algumas substâncias que ajudam na sua defesa. São imunocomplexos, substâncias que ajudam na sua defesa e também tem uma função que nós chamamos de cemitério das hemácias.

Quando essas hemácias ficam velhas e mais rígidas, os glóbulos vermelhos precisam passar pelos pequenos canais do baço,  chamados de canais de Billroth, para se destruírem. Em direção ao fígado, eliminam uma parte através da bile, beneficiando o paciente com ferro e outros elementos que farão novas hemoglobinas e hemácias.

São duas funções, uma imunológica e outra de destruição de hemácias. Se você tem um distúrbio imunológico ou tumor, poderá ter uma doença do baço e existem tratamentos específicos para isso.

Indicação da esplenectomia

Existem outras doenças do sangue, como pacientes com anemia falciforme e esferocitose que podem ter um aumento da destruição e o baço a causa. E também, as doenças infecciosas, como, calazar e cirrose hepática, que fazem o baço crescer em decorrência do aumento do volume de sangue que fica estagnado no sistema do aparelho digestivo.

A indicação da cirurgia se dá quando um doente tem uma destruição muito grande do glóbulo vermelho e eventualmente pode-se indicar a retirada no baço, ou quando se faz o diagnóstico de tumor maligno e precisa tirar para curar o paciente.

No restante, o tratamento é muito conservador e hoje essa cirurgia é específica para essas raras situações clínicas.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa tarde Doutor , aquilo que eu queria indagar , era como vou ser afectada , com o Covi19 , não tendo o baço , foi removido devido a um acidente de viação , grave , estou mia exposta , tenho 76 anos ,
    muito obrigada

    1. Olá, Manuela. Você pode estar dentro do grupo de risco por dois motivos, a idade e a falta do baço, já que ele tem uma função imunológica. O ideal é se cuidar e evitar sair o máximo possível.

  2. Ola Dr, bom dia!
    Fiz esplenectomia total há 23 anos atrás, devido a um pseudotumor inflamatório.
    Há 2 anos trabalho na área burocrática em uma enfermaria hospitalar que cuida de gestantes de alto risco, depois que comecei a trabalhar lá fico doente constantemente, isso pode se dar devido a retirada do baço? Diante dessa pandemia me encaixo no grupo de risco?

    1. Olá, Thaise. O ideal seria recorrer ao seu médico de confiança e esclarecer essas questões. Infelizmente não tenho como ajudar sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross