Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Qual a importância do baço?

O baço é o maior órgão do sistema linfático e desempenha funções importantes no organismo.

Neste post, falaremos sobre o baço, quais as suas funções e se é possível viver sem ele. Acompanhe!

É possível viver sem o baço?

O baço é um órgão que nós podemos viver sem. Há 30/40 anos quando se tinha um trauma, era muito frequente que fizéssemos a retirada do baço, a chamada esplenectomia. A grande maioria desses doentes viviam bem, mas, a gente passou a observar que esses pacientes tinham uma pneumonia pneumocócica, que era muito grave e muito mais frequente nessa população.

Processo de retirada do baço nos dias de hoje

Hoje, quando fazemos a retirada de forma eletiva, por alguma doença crônica, nós vacinamos o paciente com a vacina pneumocócica e depois fazemos a esplenectomia.

Em caso de acidente em que o paciente rompe o baço, a conduta é muito conservadora, só se retira o órgão em último caso, e aí se for tirado, faz-se a vacinação posteriormente, porém, o melhor é fazer antes.

Funções do Baço

O baço é um órgão hematopoiético, ele produz alguns elementos que ajudam na defesa contra infecções. Além disso, ele tem um papel importante na renovação sanguínea, porque o baço faz a destruição das hemácias velhas para que seja feita a renovação do sangue de forma correta.

Quando o baço é retirado, o organismo acaba substituindo essas funções em outros órgãos, como o fígado, que assume parte dessas funções. Então, no ponto de vista de defesa do sistema imune, nós não temos grandes problemas, a não ser o de infecção pela bactéria pneumocócica.

Se você tem mais alguma dúvida sobre o baço, deixe nos comentários.
Se você gostou desse conteúdo, não deixe de nos acompanhar para mais assuntos como esse.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down