Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Quem retira o Baço pode ter uma vida normal? Entenda!

O baço é um órgão importante para a filtração de sangue e remoção de glóbulos vermelhos lesionados, auxiliando na produção e armazenamento de células brancas do sistema imune. Quando ocorre a ruptura do órgão, é indicada a cirurgia para a sua remoção.

quem retira o baco pode ter uma vida normal entenda prof dr luiz carneiro bg Prof Dr. Luiz Carneiro

Mas, é possível ter uma vida normal sem ele? Esse é o tema do post de hoje. Continue nos acompanhando para entender!

Baço: Anatomia e função

Localizado na parte superior esquerda do abdômen, atrás e ao lado do estômago, debaixo do diafragma, o baço mede de 10 a 15 centímetros e muito se assemelha a um punho cerrado.

Podemos dizer que, anatomicamente, o órgão apresenta um polo superior e um inferior com uma margem anterior e uma posterior. Além do hilo esplênico de onde saem e entram a veia esplênica e artéria.

Ele também é dividido em duas partes, sendo elas a polpa branca e a vermelha. A branca é formada por linfoides, responsáveis pela produção de glóbulos brancos, ou seja, os linfócitos T e B do sistema imunológico.

Já a vermelha envolve o tecido sanguíneo, que filtra o sangue removendo as partículas estranhas do organismo.

Quando é indicada a cirurgia de retirada do baço?

A cirurgia de retirada do baço recebe o nome de esplenectomia e conforme dissemos, é indicada quando ocorre um trauma abdominal que provoca a ruptura do órgão. 

Porém, esse não é o único motivo da indicação da cirurgia. Existem outros fatores que devem ser considerados, tais como:

  • Anemia falciforme;
  • Câncer de baço;
  • Abscesso esplênico;
  • Estadiamento de linfome de Hodgkin;
  • Esferocitose;
  • Leucemia e Púrpura trombocitopênica idiopática.

Na maioria das vezes, o método cirúrgico escolhido para remover o baço é a videolaparoscopia. O procedimento é menos invasivo, feito com três pequenas incisões no abdômen do paciente.

Em seguida, o cirurgião insere os instrumentos com uma câmera de vídeo para visualizar o órgão e fazer a remoção. A cirurgia leva em média duas horas para ser finalizada.

A vida após a retirada do baço

Após a cirurgia, algumas pessoas ficam em dúvida se é possível ter uma vida normal sem o baço. E a resposta é sim, é possível viver normalmente sem ele. 

Porém, é necessário ter em mente que a capacidade do organismo em combater infecções, será menor. Assim sendo, então, é necessário que o indivíduo se proteja.

O ideal é tomar as vacinas específicas, como Pneumococcus, meningococos e Haemophilus Influenzae, garantindo a proteção contra bactérias gram-positivas, que possam levá-lo a uma infecção pneumocócica. É importante que a vacinação seja realizada, de preferência, antes da cirurgia. 

Se você já passou por uma cirurgia de retirada do baço, deixe um comentário abaixo.

Se nunca passou, mas conhece alguém que precisa saber sobre o assunto, aproveite para compartilhar o conteúdo!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comments on “Quem retira o Baço pode ter uma vida normal? Entenda!”

  1. Hoje tenho 45 anos , quando crianças ( +ou- 12 anos ) foi extraído meu baço, tive uma vida quase normal, fico cansado mais rápido e demoro mais tempo para me recuperar

  2. Boa tarde sim já passei por uma cirurgia de retirada do baço em fevereiro de 1997.

magnifiercrossmenuchevron-down