Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Cirurgia da Vesícula biliar

A cirurgia da vesícula só deve ser feita nos pacientes que têm sintomas. Quais são?

Sintomas

  • Empachamento (má digestão) após comer gordura e fritura;
  • Dor embaixo do fígado à direita e embaixo da costela a direita, chamada cólica biliar.
  • Dores no meio do estômago, próximo a costela.  

Cálculos biliares

Se os cálculos são pequenos, pode levar a pancreatite aguda de origem biliar, a causa mais frequente é na mulher. Apresentando dor abdominal em faixa, um quadro súbito. Grande parte dos doentes possui cálculo crônico na vesícula e deve ser operado se apresentar sintomas.

Cirurgia

A retirada da vesícula é a cirurgia mais realizada na história da medicina. Na maior parte das vezes, é feita por via laparoscópica, com três ou quatro furos. Esse serviço com experiência e capacitação adequada, é bastante seguro.

Devem-se operar somente os doentes sintomáticos. Existem algumas situações que forçam a indicação da operação, como as crises prévias de inflamação e pacientes diabéticos que têm maior propensão cirúrgica. Após esse procedimento, a vesícula não faz falta e pode-se viver bem sem ela. 

Existe um longo passado de tradição mostrando que não tem problema retirar a vesícula, quando necessário e houver sintomas.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

          1. Olá, Sergio. Para informações sobre valores, peço que entre em contato conosco no telefone: (11)3284-7958 | Whatsapp: (11) 96461-0228

            Obrigado!

        1. Olá.

          Tive câncer do colo útero, fiz cirurgia, quimioterapia e radioterapia e braquiterapia, terminei em 16/01/20 e 21/02/20 descobri que tenho pedras na vesícula, tem ligação com meu tratamento??? O que causa isso? Tenho que fazer cirurgia mas não sei quando, acredito que mais para frente
          .. no meu caso devo me preocupar mais???

        2. Boa noite, sinto uma dor muito forte em baixo da minha costela direita. A primeira vez q tive essa dor, ela veio seguido de muito refluxo ao ponto de manchar os meus dentes. Desde então estou sofrendo . Já fiz todos os exames e nada foi constatado. Esse último q fiz de sangue deu Gama GT levemente alterado, e o de urina c sangue, o resto deu tudo normal...na minha ressonância deu q Minha vesicula é dobrada e com parede e septos finos...pode ser a vesícula dr ?

      1. Boa noite Dr Luís fiz o exame de abdômen total e estou com pedras na vesícula?estou com dores e tenho muita dificuldades para digerir os alimentos,em 2012 fiz uma cirurgia de grande porte de endometriose no intestino foi tirado 10cm dele e tirei útero e um ovário,dai por diante fiquei com a digestão mais lenta e agora descobri essas pedras na vesícula,já estou com pedido médico para operar,mais estou com dúvidas nas cólicas que tenho quando faço a digestão são cólicas fortes e com diarreia,fiz o exame de colonoscopia mais não deu nada isso faz parte dos problemas da vesícula.

        1. Olá, Raquel. Para responder sua pergunta de forma objetiva, eu necessito de todos os exames em mãos e acompanhamento médico pessoalmente para entender melhor o seu caso e detalhadamente. Sendo assim, é necessário esclarecer essas dúvidas com o médico que lhe acompanha, pois é o profissional que possui maior conhecimento no caso.

          Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      1. Olá, Eloisa. O que eu indico é recorrer ao clínico geral para avaliar o seu caso e assim indicar o especialista mais adequado! Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para essas informações chegarem a outras pessoas.

        1. Bom dia, Acabei de passar por cirurgia de retirada da vesícula, no entanto a cirurgia durou 4:30, o médico falou q estava muito inflamada e a pedra estava na saída do canal. É comum isso acontecer??

          1. Olá, Carla. Bom dia.

            Infelizmente não tenho como responder essa questão, pois não tenho acesso aos exames e nem conhecimento afundo sobre o caso. O ideal seria retornar ao médico que lhe acompanhou durante todo o processo e esclarecer essa questão.

            Espero ter ajudado e agradeço pelo comentário! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

          1. Olá, Ideil. A cirurgia da vesícula biliar é indicada apenas para os pacientes sintomáticos, porém, há algumas contradições que devem ser esclarecidas com o médico que lhe acompanha.

            Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      2. Bom dia! Descobri que tenho cálculos na vesícula por meio da usg que apresentou vários cálculos, porém não tenho sintomas.
        Exceto raramente dores no estômago.
        O médico indicou fazer a cirurgia, mais estou na dúvida.

        1. Olá, Eliane. Normalmente, operamos apenas os pacientes sintomáticos, porém, existem algumas indicações para a cirurgia mesmo sem sentir os sintomas. O ideal é avaliar essa questão com o médico que lhe acompanha.

          Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

    1. Tenho 41 anos e me chamo João estou sofrendo ja faz um ano esperando pelo sus uma cirurgia de retirada da vesícula e não aguento mais , são crises profundas que parecem uma eternidade, gostaria de saber se no particular tem como parcelar a cirurgia pois acabou com minha qualidade de vida. Sou de. Natal RN.

    2. Meu marido tem vesícula biliar ecogenica que ocasiona sombra medindo 2,1cm tem também o hepato colédoco medindo 0,2cm no maior calibre há necessidade de cirurgia e quais os sintomas

      1. Olá, Esterfânia. Infelizmente não tenho como responder essa questão, pois é necessário ter os exames em mãos e acompanhamento médico. Devemos lembrar que cada caso é um caso. O que eu posso recomendar é retornar ao médico de confiança e esclarecer essas dúvidas.

        Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

    3. Não quebro mais está dor minha barriga está muito inchada e estufada já fãs 3 meses já perdi 13 kl não tenho fome incha tanto emuita dor obrigado espero reposta. José carlos

      1. Olá, José. Infelizmente não tenho como ajudar sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico.

        Espero ter ajudado.

  1. Dr Luiz tenho grande admiraçao pelo seu trabalho suas explicações são muito especiais .Te desejo sempre muito sucessso.

    1. Olá
      Tenho todos os sintomas dores no estômago assim que término de comer,enjoo,refluxo chego até vômita agra por último dor embaixo da costela do lado direito ainda ñ procurei um médico estou com medo. Pode ser a vesícula?

      1. Olá, Daniele. Infelizmente não tenho como dar uma resposta precisa, pois é necessário realizar alguns exames antes de qualquer informação. Sendo assim, o ideal é marcar uma consulta com o especialista e esclarecer essa questão.

        Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

  2. Dr. Carneiro fico contente em ver sua contribuição com a sociedade.
    Lembro muito bem de seu profissionalismo humanitário ao atender minha amiga WILMA, de Manaus, em 1997. Abraços

  3. Ótima explicação, estou com meu irmão internado e está com dor , mas está inflamado a visicula.E com cálculos, pode operar assim mesmo?

    1. Olá, a cirurgia varia de caso para caso. Sendo assim, para algumas pessoas a cirurgia é a melhor opção, para outras não. É difícil responder a essa questão sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico. O ideal é seguir as recomendações dos médicos que atendem o seu irmão, mas se não estiver satisfeito, procure outros médicos e leve todos os exames, segundas opiniões são importantes.

      1. Dr boa noite. Descobri q tenho cálculos na visicula, mas não sinto dor. Na verdade descobri pq sinto dor do lado esquerdo quando deito desse lado. O médico disse q preciso retirar a visicula, mas tenho dúvida quanto a isso, pois não sinto dor no local. Necessita de operação apenas quando sente dor?

        1. Olá, Aline. Normalmente, operamos apenas os pacientes sintomáticos, porém, existem casos em que é necessária a indicação cirúrgica onde o paciente tem diabetes ou outras causas relacionadas, mesmo sem sentir os sintomas.

          Infelizmente não conseguirei dar uma resposta mais objetiva, pois precisa de todos os exames em mãos e acompanhamento médico. O que eu posso recomendar é que você retorne ao seu médico e esclareça essa dúvida ou procure uma segunda opinião junto com os seus exames.

          Agradeço pelo comentário e por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  4. Dr. LUIZ BOA NOITE, A MINHA ESPOSA VAI RETIRAR A VESICULA, FEZ TODOS EXAMES QUE PEDE ANTES DA CIRURGIA E TÁ TUDO OK, ELA SÓ ESTA UM POUCO PREOCUPADA, ELA TEM 47 ANOS, GOSTARIA QUE O SENHOR TRANQUILISASE ELA COM SUA ESPERIENCIA PROFICIONAN, UM GRANDE ABRAÇO, MORO AQUI EM PENEDO-AL.

  5. DR. Não sei se quando o sr. receber este email poderá ser tarde .
    Minha sogra foi internada com dores na parte abdominal (84)anos, foi diagnosticado pedra na visicula , portanto num primeiro momento tranquilo.
    Foi para cirurgia no mesmo dia e retirou uma pedra quase do tamanho da visicula, a pedra ja havia perfurado a visicula o estomago e chegou a perfurar o intestino mas nao ultrapassou.
    Voltou da cirurgia e qdo estava se recuperando comecou a vomitar e a bolsa de secreção da bilis estava enchendo ou seja 450 ml por cada 12 horas.
    Medico entao resolveu efetuar uma segunda cirurgia e descobriu que o duto proximo do intestino estava bloqueado. Partiu para uma endoscopia . Um procedimento que entra pela boca ,esofago intestino ate este duto com contraste, onde verificou que nao passava o contraste pois estava bloqueado e nao conseguiram colocar a protese.
    Partiram entao para uma 3 cirurgia agora aberta novamente e nao conseguiram efetuar o procedimento para desviar para o intestino porque os dutos que saem do figado estavam dentro do figado por causa da regeneração do figado. Agora minha sogra esta na UTI sem falar , com respiração comprometida , e tudo de pessimo.
    O medico disse que vai esperar ela fortalecer para efetuar outra cirugia onde deverá abrir o figado para retirar os dutos e fazer o procedimento para ligação ao intestino.
    E brincadeira um profissional deste , pergunto se ela conseguir passar por esta e se fortalecer ou recuperar tem outro procedimento onde ela poderá viver .

    Muito obrigado

    1. Olá. Obrigado pelo relato. Os procedimentos a serem tomados varia de caso para caso e o médico que deverá orientar qual o melhor de acordo com o quadro clínico de sua sogra. Sendo assim, o ideal é procurar o médico que acompanha e esclarecer todas essas questões. Infelizmente não poderei dar uma resposta mais objetiva, pois precisaria de todos os exames em mãos e acompanhamento médico. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  6. Olá Dr,como faz falta médicos como o senhor.Tenho um pólipo de 6mm e sinto dolorido minha barriga do lado esquerdo superior e enjoo.Ja fiz endoscopia e nao deu nada.Ninguem sabe se tem relação com a vesícula.Me sinto triste e sozinha sem saber o q fazer.Sera que um cirurgião geral pode me ajudar?O senhor é só São Paulo né?Sou do RJ.

    1. Olá, Luciene. O ideal é ir em um clínico geral e esclarecer as suas dúvidas, assim ele poderá te encaminhar para o especialista mais adequado de acordo com o seu caso.
      Sou de São Paulo.

  7. Boa noite, Dr.Luiz Carneiro! Hoje descobri que possuo polipo na vesicula, tenho tido nauseas e digestão dificil e o seu esclarecimento foi muito valioso. Eu estava decidida a esperar p fazer a cirurgia mas depois de ouvi lo vou seguir para resolver o mais rapido possivel. Muito Obrigada!!

  8. Boa tarde Dr .
    Minha cirurgia para retirada da vesícula esta agendada para amanhã, porem estou com um pouco de secreção de um resfriado, convem adiarba cirurgia?
    Obrigada

    1. Olá, Bia. Boa tarde. O ideal seria entrar em contato com o cirurgião que realizará o procedimento e esclarecer essa questão com ele, pois é o profissional que possui maior conhecimento sobre o caso e poderá te dar uma resposta mais objetiva.

      Agradeço pelo comentário. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  9. olá, eu descobri as pedras na vesícula após uma ultrassom, que fiz por estar com muitas dores no abdômen, mas por motivo de uma infeção urinária.
    não sinto nenhuma dor na vesícula, e não me sinto muito confiante para fazer a cirurgia pelo sus, vou realizar um concurso próximo més e essa cirurgia poderá atrapalhar minha preparação, seria sensato esperar um pouco mais? Esperar que algum sintoma apareça realmente?

    1. Olá, Jezreel. Existem pessoas que são assintomáticas e realmente não sentem nenhum sintoma, porém, o problema ainda pode estar ali. Talvez adiar a cirurgia pode resultar em complicações maiores, porém, temos que lembrar que cada caso é um caso. Não conseguirei responder essa questão de forma precisa, pois é necessário ter os exames em mãos e acompanhamento médico. O que eu posso indicar é que você esclareça essa questão com o especialista que lhe acompanha.

      Lembre-se, sua saúde em primeiro lugar!

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  10. Boa tarde, professor!
    Há alguns meses fiz um exame de ultrassonografia por conta de uma cólica renal. No momento do exame o responsável deu uma olhada em outros órgãos e me disse que havia duas grandes pedras na vesícula e que mesmo sem estar sentindo dores, por serem grandes, eu deveria procurar um médico para realizar cirurgia. É algo com que eu realmente deveria me preocupar?
    Desde já, obrigado!

  11. Olá Bom dia,

    Tem uma pessoa que se intitula Dr. Walter Lopes e ele promove umas desintoxicações que segundo ele limpa fígado e vesícula. Sei que a passagem no canal da vesícula é minúsculo. Quanto ao fígado nem sei se forma pedra lá. É possivel por desintoxicação natural com suco e azeite eliminar pedra da vesícula e fígado?Ou as impurezas que são eliminadas estão presas no intestino?

    1. Olá, Genilda. Existem alguns tratamentos caseiros, porém, cada caso é um caso. O ideal é esclarecer essa questão com o médico que acompanha o paciente para avaliar qual será o tratamento mais benéfico.

      - Espero que ajude e obrigado por me acompanhar!

      1. Descobri que estou com pedra na visicula fiquei 15 dias com muitas dores no estômago nas costas do lado direito fui medicada por várias vezes.
        Fiquei duas semanas sem sentir nenhum tipo de dor essa semana começou a crise de novo não consigo nenhum encaminhamento pelo sus pra operar a dor é muito mais muito forte chego a ficar sem ar.

  12. Doutor, descobri através de uma eco-endoscopia que tenho microlitíase na vesícula biliar. Não tenho sintomas. Seria recomendada a cirurgia, por ser uma "pedra" de tamanho pequeno que pode se descolar para o pâncreas ou, como sou assintomático, poderia aguardar até que houvesse uma manifestação do problema? Obrigado

    1. Olá, João. Para responder essa dúvida, apenas com os exames em mãos e acompanhamento médico para entender a fundo o caso e analisar as possíveis condutas. Sendo assim, recomendo que retorne ao seu médico de confiança e esclareça essa questão, pois é o profissional com maior conhecimento no seu quadro clínico e poderá responder com mais clareza.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

      1. Tenho 24 anos e acabei de descobrir que tenho o polipo de visicula 3,3mm, sinto enjoos, cólicas frequentes, sensação de inchaços no lado direito do meu abdômen, ao me alimentar sinto enjoos principalmente quando como algo gorduroso, ou frituras.
        Me recomendaram a retirada da vesícula biliar.. nesse meu caso seria mesmo a melhor recomendação??

        1. Olá, Géssica. Para indicar a colecistectomia são necessários diversos fatores para serem analisados e propor a melhor forma de tratamento. No seu caso, eu recomendaria que procure uma segunda opinião com outro especialista e leve junto todos os seus exames para ficar mais segura diante dessa opção.

          Tenho um post completo sobre a colecistectomia, acesse o link: https://profluizcarneiro.com.br/colecistectomia/

          Espero que ajude e obrigado por me acompanhar!

  13. Dr Carneiro, li em muitos lugares que fazer a remoção da vesícula é fator de risco para desenvolver futuramente câncer de pâncreas, mas não encontro a explicação sobre o por quê disso. Tenho indicação de realizar a cirurgia e estou preocupado por conta de histórico de câncer de pâncreas na família. O senhor poderia explicar a relação entre uma coisa e outra?

  14. Boa tarde Dr.
    Moro em Portugal , e tenho uma pedra na visicula de 3 cm, tenho quadro de dores horrríveis, já fiz uma cesariana e antigamente era um corte grande e depois de 30 anos operei a um ovário e depois dessa cirlugia tive uma inclusão intestinal e fui operada de novo. Queria uma opinião . Para operar a vísicula posso operar com os famosos furinhos ou não . Muito grata pela atenção.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross