A cirrose criptogênica (cripto de segredo e desconhecido) é uma cirrose em que nós não sabemos qual é a causa que levou a essa doença, não temos o agente etiológico, assim, definimos como criptogênica, de causa desconhecida.
Essa cirrose era muito mais frequente no passado, porém, com as novas tecnologias, meios de diagnósticos e testes clínicos, hoje é bem menos frequente, mas ainda existe.
Qual a dificuldade?
Por exemplo, nós conseguimos investigar o vírus C, tratar, matar e impedir a progressão da doença.
Na criptogênica nós não sabemos, sendo assim, é necessário tratar como autoimune, se não der certo é necessário tentar de novo. Na verdade, a gente termina tratando muitas vezes só o sintoma e não a causa principal.
Muitas vezes, conseguimos dar uma indicação de tratamento sem saber muito para que a doença tenha o curso interrompido.
Complicações
As formas de complicação da cirrose são: confusão mental, hemorragia, vômito de sangue, barriga d’água, todos os problemas associados à cirrose.
Essa doença pode evoluir para cirrose, como qualquer doença crônica do fígado e deve ser seguida com especialistas.
A cirrose criptogênica é complexa porque não se sabe como tratar, é necessário ter pessoas e patologistas com grande experiência clínica pra poder manusear, às vezes conseguimos descobrir e depois de muito tempo quando se manifesta algum aspecto especial e sugere que é outra doença.
Existem muitas doenças que hoje não sabemos a causa e que há alguns anos eram criptogênicas.
Resumindo, é uma doença que pode evoluir para cirrose e tem que ter seguimento com especialista.