Diverticulite é uma condição que acomete a parede interna do intestino, sendo caracterizada pela formação de pequenas bolsas, conhecidas como divertículos.
Quer saber mais sobre o assunto, descobrir quais são os sintomas e saber se existe gravidade? Acompanhe mais detalhes no post a seguir!
Como ocorre a diverticulite?
O motivo da formação dos divertículos não é totalmente esclarecido. A principal teoria é associada a constipação, pode contribuir com o desenvolvimento da diverticulite.
Isto significa que, quando o indivíduo não possui uma dieta rica em fibras, as fezes endurecem e provocam a constipação. Assim sendo, o esforço para evacuar se torna maior, fazendo uma pressão no cólon e no intestino, fazendo com que as pequenas bolsas apareçam.
Além da constipação, temos outros fatores de risco como:
- A idade superior a 40 anos;
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Obesidade.
Em uma pessoa com divertículos no cólon, pode ocorrer a obstrução dessas pequenas bolsas, seguido de inflamação das mesmas e até perfuração de uma delas. Essa inflamação e infecção é chamada de diverticulite aguda.
Quais são os sintomas de diverticulite?
Muitas pessoas podem ter divertículos no cólon sem sequer saber. Em alguns casos os divertículos podem inflamar, levando a diverticulite, que pode ser potencialmente grave. Ou seja, em geral os sintomas são de suas complicações, a diverticulite ou o sangramento.
Entre os principais sintomas da diverticulite, podemos destacar:
- Dor abdominal, frequentemente no lado esquerdo inferior do abdômen;
- Náuseas;
- Vômito;
- Mudanças no hábito intestinal, como diarréia ou constipação;
- Falta de apetite.
Como obter o diagnóstico?
Em geral, a doença diverticular é diagnosticada por meio da colonoscopia. A diverticulite pode ser avaliada pela a tomografia computadorizada.
No momento de infecção e inflamação, prefere-se não realizar a colonoscopia.
Vale lembrar que o diagnóstico é importante não apenas para detectar a condição, mas para distingui-la de outras doenças, como o câncer de cólon, por exemplo.
A diverticulite pode ser grave?
A gravidade da diverticulite é determinada por fatores como a extensão da inflamação, a presença de complicações e a saúde geral do paciente.
Em casos de diverticulite grave, geralmente, surgem sintomas específicos, como febre alta e incapacidade do paciente em se alimentar.
Também pode ocorrer o desenvolvimento de complicações, como fístulas ou perfuração no intestino. Por isso, é fundamental a avaliação médica para receber o tratamento adequado.
Como tratar a diverticulite?
Conforme dissemos, a diverticulite precisa ser tratada para evitar que o paciente tenha sérias complicações, como fístulas, abscesso ou peritonite, que é uma inflamação generalizada.
De modo geral, o tratamento dependerá do quadro apresentado. Para alguns, a indicação é de repouso e mudanças na alimentação, e antibióticos via oral. Outros podem precisar de internação hospitalar, drenagem do abscesso ou até cirurgia.
A cirurgia pode envolver a remoção da parte afetada do cólon, conhecida como ressecção ou a realização de colostomia.
Possui outras dúvidas sobre o assunto? Comente abaixo e compartilhe o post de hoje!