Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Peritonite: quais são os sintomas e como diagnosticar?

A peritonite é caracterizada como a inflamação do peritônio, uma membrana fina e delicada que envolve a cavidade abdominal.

peritonite quais sao os sintomas e como diagnosticar prof dr luiz carneiro bg
Peritonite: quais são os sintomas e como diagnosticar? 2

Quer saber quais são os sintomas e como funciona o diagnóstico e tratamento? Acompanhe mais detalhes a seguir!

O que pode causar a Peritonite?

Localizado na cavidade abdominal, o peritônio é a membrana que envolve o estômago, intestinos, baço e fígado. Quando acontece a inflamação, o indivíduo é diagnosticado com peritonite.   

Podemos dizer que existem várias causas para o seu desenvolvimento. Por exemplo a perfuração de um dos órgãos abdominais, e outros tipos de inflamação, tais como:

Pancreatite

Pancreatite é a inflamação que acomete o pâncreas, provocando sintomas como enjoo e dor abdominal. Se não houver o tratamento adequado, pode evoluir com necrose, infecção e até peritonite.

Apendicite

A apendicite também pode ser uma causa. A inflamação do apêndice pode evoluir para perfuração, contaminar a cavidade abdominal e assim atingir o peritônio.  

Diverticulite

A diverticulite é uma inflamação ou infecção que atinge os divertículos, pequenas saculaçoes na parede intestinal, mais comum na última porção do cólon. O quadro leva a dor abdominal, parada de evacuação, e pode evoluir com peritonite.

Vale lembrar que algumas cirurgias gastrointestinais e exames como colonoscopia ou endoscopia também podem causar a peritonite, secundárias às complicações que podem surgir.

Quais os sintomas de Peritonite?

Em geral, a peritonite é um quadro considerado grave. Assim sendo, um dos principais sintomas é muita dor, que pode piorar conforme o indivíduo se movimenta ou pressiona o local. 

Como funciona o diagnóstico?

O diagnóstico é clínico, com exame físico - a palpação do abdômen. Os exames como tomografia, radiografia e ultrassom, são solicitados para identificar a causa. 

E como tratar a Peritonite?

O tratamento dependerá da causa da doença e deve ser realizado o mais precocemente possível. Por isso, é importante consultar o médico para o diagnóstico e tratamento adequado.

No caso de apendicite ou diverticulite, pode ser necessário tratamento cirúrgico.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2022 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross