Fale conosco

TGO e TGP alterado: Quais as causas?

Índice

TGO e TGP, conhecidas também como transaminases, são enzimas dosadas com o objetivo de verificar a “saúde” do seu fígado. Em geral, quando estão elevadas, podem indicar problemas hepáticos.

tgo-e-tgp-alterado-quais-as-causas-dr-luiz-carneiro-dcd

No post de hoje falaremos um pouco mais sobre este assunto e você vai descobrir o que pode causar a alteração do TGO e TGP. Acompanhe!

O que são TGO e TGP?

O TGO pode ser definido como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase). Por sua vez, o TGP é chamado de transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase).

Conforme dissemos, ambas são enzimas que podem ser dosadas no sangue, mostrando como anda o funcionamento do fígado.

Assim sendo, quando o TGO ou TGP estiverem elevados, isso pode indicar uma série de problemas que vão desde as causas mais simples, até as mais complexas.

Em casos onde as enzimas estão realmente altas, geralmente entre 50 e 100 U/L, é importante consultar o seu médico o mais rápido possível.

E quando os níveis estiverem entre 1.000 e 3.000 U/L, isso pode ser um sinal de uma doença hepática ou decorrente do uso de medicamentos. Neste caso, então, o médico também deverá ser consultado o quanto antes.

Quais os valores normais de TGO e TGP?

De modo geral, os valores de TGO e TGP podem variar, mas os valores considerados normais no sangue são: TGO entre 5 e 40 U/L e TGP entre 7 e 56 U/L.

A TGO também pode ser encontrada em outros órgãos, como o coração, pâncreas, rins, glóbulos vermelhos e até músculos. Enquanto a TGP está presente, quase que de forma exclusiva, nas células do fígado.

Por este motivo, é importante que a avaliação seja realizada pelo mesmo médico que solicitou, para que assim seja possível identificar as alterações e, em caso positivo, descobrir a causa do problema.

E quais as principais causas da alteração de TGO e TGP?

As alterações nos níveis de TGO e TGP geralmente indicam lesões no fígado, e podem ser decorrentes de vários fatores, como por exemplo, a hepatite, a cirrose ou presença de gordura no fígado.

De maneira geral, as alterações podem estar relacionadas com diversas situações, sendo elas:

  • Cirrose;
  • Hepatite alcoólica;
  • Hepatite fulminante;
  • Uso abusivo de substâncias químicas;
  • Presença de abcesso no fígado;
  • Obstrução das vias biliares;
  • Uso de medicamentos por períodos longos.

Outras situações não hepáticas:

Para que serve o exame de TGO e TGP?

Por serem indicadores de doenças no fígado, o exame de TGO e TGP geralmente é realizado com o objetivo de avaliar o funcionamento do fígado.

Quando a dosagem é necessária?

Quando existe a suspeita de algumas das situações citadas acima ou ainda quando surgem sintomas sugestivos, como olhos e pele amarelados, urina escura, cansaço frequente e fezes amareladas ou esbranquiçadas, é solicitada a dosagem das enzimas.

Confira também, meu vídeo relacionado sobre o tema, abaixo:

O conteúdo foi esclarecedor? Possui alguma outra dúvida sobre esse exame? Deixe um comentário para que possamos te ajudar.

Compartilhe também em suas redes sociais. E até o próximo post!

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!