Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Tratamento de cirrose hepática requer equipe multidisciplinar

A dona Sandra pergunta:

- A mãe de 72 anos com cirrose hepática já fez três paracenteses e na última retirou 6 litros de água, mas permanece inchada. O que o senhor aconselha?

Nos casos de cirrose hepática com líquido na barriga, o melhor tratamento e o que é definitivo é o transplante de fígado.

Existem outros tratamentos:

- com diuréticos;

- fazer a retirada do líquido da barriga com infusão de albumina para tratar o problema de forma paliativa;

O que resolveria a causa é o transplante do fígado. Pela legislação brasileira, o transplante de fígado deve ser feito em pacientes com até 70 anos.

Sua mãe tem 72 anos, então, se ela tiver uma boa forma física é uma saúde boa, não for cardíaca nem problema diabético muito grave, ainda ela pode postular o transplante de fígado que seria o tratamento definitivo. Se não puder, aí só a paracentese com reposição de albumina periódica e uso de diurético que só pode ser feito por um grupo multidisciplinar que trata de doenças do fígado com experiência. Então acho que essa é a melhor maneira de prevenir complicações.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down