Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Tratamento de cirrose hepática requer equipe multidisciplinar

A dona Sandra pergunta:

- A mãe de 72 anos com cirrose hepática já fez três paracenteses e na última retirou 6 litros de água, mas permanece inchada. O que o senhor aconselha?

Nos casos de cirrose hepática com líquido na barriga, o melhor tratamento e o que é definitivo é o transplante de fígado.

Existem outros tratamentos:

- com diuréticos;

- fazer a retirada do líquido da barriga com infusão de albumina para tratar o problema de forma paliativa;

O que resolveria a causa é o transplante do fígado. Pela legislação brasileira, o transplante de fígado deve ser feito em pacientes com até 70 anos.

Sua mãe tem 72 anos, então, se ela tiver uma boa forma física é uma saúde boa, não for cardíaca nem problema diabético muito grave, ainda ela pode postular o transplante de fígado que seria o tratamento definitivo. Se não puder, aí só a paracentese com reposição de albumina periódica e uso de diurético que só pode ser feito por um grupo multidisciplinar que trata de doenças do fígado com experiência. Então acho que essa é a melhor maneira de prevenir complicações.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa tarde professor Luiz. A minha família, eu, meus dois filhos, marido, estamos desesperados. Ocorre que, desde junho do ano passado, meu marido apresentava uma cor amarelada, inclusive os olhos. Insistia para ir ao médico, e ele sempre falava, "não tenho nada". Só vou no médico se precisar. De tanta insistência, em julho ele foi. Daí por diante, exames, médico, hospital, hemorragia de duas varizes do esôfago. UTI. Bom, fez um último exame que acusou câncer, num. Total de 8. O médico descartou transplante, e infelizmente, não deu nenhuma esperança para ele. Ele está com cirrose hepática, varizes no esôfago e nódulos cancerígenos. Ainda não está tomando medicamento, pois foi descartado a hipótese de quimioterapia. Porém, alguns exames feitos em Santos, acusou três nódulos cancerígenos. O que devemos fazer. Tenho a indicação do senhor, como melhor profissional nesta área. Nos ajude por favor. Att.: Cristiane

    1. Olá Cristiane,
      Ele deve seguir o que os médicos que o acompanham orientam. Eles quem tem o histórico clínico e os exames em mãos.

  2. Minha mãe está com cirrose hepática. Icterícia.
    Ela já tem 87 anos.
    Tem algo a ser feito para recuperação dela?

    1. Olá Maria Eliene,
      É preciso buscar um médico, somente com histórico clínico e exames que podemos chegar a um diagnóstico.

  3. Olá! Minha mãe está com cirrose hepática, tem 67 anos, tá com Encefalopatia mas não tem confusão mental, só a cabeça que fica muito ruim, chora o tempo todo, ela tem diabetes, ela pode fazer um transplante de fígado?
    Por favor, como ajuda nessa fase de Encefalopatia?

  4. Olá! Há 2 dias meu sogro sentiu dormência nas pernas e nas mãos. Levamos ao pronto socorro, foram feitos diversos exames e constataram tumor de 10cm no fígado. Hoje fez punção e foi verificado cirrose nível 3 de 10cm. Ele tem 60 anos e minha pergunta é, quais são as qualificações para entrar na fila de transplante de fígado?

  5. Boa tarde.meu pai tem 69 anos tem sirroce hepática . já fez várias paracentese
    ..faz 3messes que não retirou liguido da barriga mais fica muito sonolento e tem tremores nas mãos e não anda . tem dias que fica dois dias sem evacuar nem o óleo mineral não ajuda .teve várias vezes confusão mental . está na fila de transplante mais os médicos falaram que o meldi dele é de 13 e não pode fazer transplante . o que fazer espera a morte

    1. Olá Elaine. O transplante de fígado tem alguns requisitos. Tente procurar outros hospitais ou médicos para ter outras opiniões sobre esse assunto. Espero ter ajudado e continue me acompanhando!

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross