Transplante Multivisceral

Última atualização em 26/03/2021 por Prof Luiz Carneiro
• Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Home » Transplante Multivisceral

Nós vamos falar um pouco sobre transplante multivisceral, o que é e quando é indicado.

O que é transplante multivisceral?

O transplante multivisceral é o transplante de múltiplos órgãos da cavidade abdominal. De múltiplas vísceras abdominais.

Quais são as vísceras que são transplantadas no transplante multivisceral?

  • Estômago,
  • Duodeno
  • Intestino delgado
  • Parte do intestino grosso
  • Pâncreas
  • Fígado

Vejam que é uma cirurgia monumental, você tirar tudo isso de uma pessoa e colocar esses mesmos órgãos que vem de um doador, para esse que está recebendo.

Qual doença causa o Transplante Multivisceral?

Existem muitas doenças que levam à perda de todo o intestino, até cerca de 20-30 anos atrás essas doenças eram fatais, quando acontecia a perda desse montante de órgãos o doente falecia.

Depois se começou a ter recursos de manter o doente em jejum durante meses e anos, isso os mantinha vivo, mas a própria alimentação parenteral prolongada domiciliar podia levar uma destruição do fígado, e hoje isso se corrigiu também.

Nós fomos evoluindo e existem outras doenças que podem levar a necessidade do transplante multivisceral.

Alguns tumores que ocorrem em jovens, mais raramente, principalmente os tumores neuroendócrinos e os tumores desmoplásico, uma são tumores bastante infiltrativos e agressivos e que tem o índice de malignidade baixo, mas são muito infiltrativos e mais recentemente um outro problema enorme que é o entupimento de todos os vasos venosos da veia porta, da veia esplênica veia mesentérica, uma doença que por um motivo que pode ser genético ou outra causa que gera o entupimento todos os vasos do intestino e que não tem como o sangue drenar, os paciente tem barriga d’água, tem hemorragia digestiva e então é preciso trocar todos os órgãos doentes do aparelho digestivo.

Onde é feito o Transplante Multivisceral?

É um transplante de indicação muito mais rara, o Brasil já faz em alguns centros, o Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ambos em São Paulo, já tem credenciamento do Ministério, mas isso também é um transplante que não é pago e incluído na lista do SUS, então são hospitais que tem um credenciamento direto, por um número limitado de casos e que o ministério da saúde financia.

Em criança é muito mais comum o transplante de intestino e mais raramente o multivisceral, e também existem serviços credenciados do ministério.

Então na dúvida para o transplante multivisceral de intestino, vocês consultem o Sistema Nacional de Transplante. Nós vamos deixar um link aqui para vocês e essas dúvidas poderão ser esclarecidas junto ao Ministério, que tem feito uma centralização dos casos e informando para os serviços e para onde encaminhar esses casos.

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =

Prof. Dr. Luiz Carneiro
Sobre o Autor

Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

GoogleMyCitations

 Cv Lattes

ResearcherID

ORCID

Base-Side-Bar-Figado
Entre em Contato | Prof. Dr. Luiz Caneiro

Posts Relacionados

× Agendar Consulta.