Home » Síndrome de Budd-Chiari: causas, sintomas e tratamento


Profº Luiz Carneiro
Cv Lattes    GoogleMyCitations   ResearcherID   ORCID
CRM: 22.761
 

Síndrome de Budd-Chiari: causas, sintomas e tratamento

A síndrome de Budd-Chiari é uma doença hematológica, ou seja, as veias que saem do fígado entopem e o sangue não consegue sair, e o fígado começa a crescer levando a uma doença crônica do fígado.

Quando a doença é diagnosticada precocemente, é possível desobstruir as veias com anticoagulação, ou se for recente, com drogas fibrinolíticas.

Eventualmente, essa doença se instala e a pessoa só descobre quando tem outra doença associada. Portanto, a investigação e o tratamento devem ser feitos, caso contrário, a doença pode progredir ainda mais.

Qual especialidade trata a síndrome de Budd-Chiari?

Quando há suspeita de Budd-Chiari, nós temos que encaminhar para o hematologista para fazer uma pesquisa e descobrir qual doença ocasionou isso, pois existem vários tipos.

Então, o segmento passa a ser junto com o médico hematologista e também com o médico do fígado porque se trata também de uma doença crônica do fígado.

Como tratar a síndrome de Budd-Chiari?

Existem algumas manobras que resolvem o problema dessa obstrução da veia, uma delas é o TIPS, um stent colocado na veia porta, que entra no fígado, e a cava, que sai do fígado.

Isso tende a melhorar a evolução da doença, mas o TIPS deve ser implantado e seguido por um especialista porque é um procedimento muito complexo.

 
 

         por Dr. Luiz Carneiro D'Alburquerque

CRM 22.761    

 

 

 

 

 

 

      por Dr. Luiz Carneiro

D'Albuquerque

CRM 22.761    

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof. Dr. Luiz Carneiro

Diretor da Divisão de Transplantes de Fígado e Orgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

TIRE SUAS DÚVIDAS

Share This
× Agendar Consulta.