Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Quando e por que devemos fazer a biópsia do fígado?

Por que fazer Biópsia do fígado? - Por Prof. Dr. Luiz Carneiro - USP - Hospital das Clínicas Divisão de Transplante de Fígado
Quando e por que devemos fazer a biópsia do fígado? 2

Diversos exames são adotados por especialistas para examinar a saúde clínica dos pacientes. Seu caráter é tanto preventivo como para acompanhamento de casos e, ainda, a fim de obter diagnósticos mais precisos.

Isso porque, alguns exames nem sempre são capazes de identificar alterações mais específicas. Então, quando são percebidas ou suspeita das seguintes alterações, pode se avaliar a necessidade de outros procedimentos mais detalhado, como a biópsia do fígado. (Veja também como é feita a biópsia do fígado).

É sobre essa técnica que nós vamos conversar neste artigo para que você entenda quais são as suas aplicações. Continue lendo e descubra quando a biópsia do fígado é indicada e por que é necessário realizá-la.

O que é a biópsia do fígado?

A biópsia hepática (do fígado) é um procedimento realizado em ambiente preferencialmente hospitalar, sob os cuidados médicos, pois se trata de um procedimento invasivo que consiste na retirada de um pequeno fragmento (tecido do fígado) para futura análise da amostra por um médico patologista.

O intuito é analisar o que está causando as alterações que levaram a realização com a suspeita e alterações percebidas previamente nos exames não invasivos. Por meio dela é possível identificar alterações nas células do tecido do fígado.

Esse procedimento é simples, realizado com auxilio de exame de imagem (ultrassom ou tomografia) onde é extraída o tecido por via percutânea com o auxílio de uma agulha fina, e em alguns casos selecionados por videolaparoscopia ou transvenosa. Também pode ser realizada quando o paciente estiver sendo submetido a uma cirurgia exploradora de abdômen.

Quando é necessário realizar esse procedimento?

A biópsia do fígado não é um exame de rotina para todas as pessoas, ou seja, ela não faz parte do checkup como um hemograma. Geralmente esse procedimento é solicitado apenas quando existe suspeita de alterações no fígado do paciente.

Quando outros exames realizados anteriormente acusam algum estado anômalo no organismo, especificamente no fígado, por meio dos resultados obtidos poderá ser necessária a realização da biópsia. Portanto, essa técnica ajuda os especialistas a obterem um diagnóstico mais preciso para dar início ao tratamento adequado ou acompanhamento de doenças.

Isso é fundamental porque quando os exames não são conclusivos não é possível saber ao certo as alterações detectadas anteriormente. A biópsia do fígado, então, permite ter a certeza do quadro para guiar as melhores condutas.

O que a biópsia do fígado ajuda a identificar?

Como dito, a biópsia do fígado é um exame complementar que ajuda a obter um diagnóstico mais preciso quando há alterações específicas no fígado. Assim, por meio dela é possível avaliar com precisão as células e tecidos hepáticos normais, ou com infiltração de gordura, hepatites, nódulos hepáticos, fibrose hepática, cirrose e de células cancerígenas.

Ela também é eficaz quando um paciente é diagnosticado com hepatite do tipo B ou C. Nesse caso, por meio dela é possível avaliar o grau dessas doenças para proceder conforme a necessidade.

Outra aplicação desse procedimento é para analisar se as medidas terapêuticas adotadas estão de fato surtindo efeitos positivos para o fígado. Em resumo, ajuda a observar se o tratamento indicado para o paciente está promovendo melhoras.

Como a biópsia do fígado é eficaz para ajudar no diagnóstico do câncer, os pacientes podem encarar com certo espanto quando esse procedimento é solicitado. Porém, é importante entender que não são todos os casos suspeitos que são confirmados.

A biópsia é importante justamente para que se possa ter certeza do quadro clínico do paciente. Afinal, nem todas as alterações nos exames são de fato no fígado e nem sempre elas indicam um problema mais complexo ou grave.

Por isso, esse exame é fundamental para determinar o tratamento adequado em cada caso. Quando realizado por um profissional experiente, trata-se de um método muito seguro, para o qual as complicações são muito raras e também reversíveis.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa noite.
    O meu nome é Marta operei de Visicula e o meu médico pediu uma biópsia do meu fígado.
    Estou um pouco preocupada.
    Agora só resta esperar
    .

    1. Olá Marta. É normal a preocupação diante deste fato. Porém acredito que você esteja com bons profissionais. Me mande relatos.

      1. Oi minha cunhada ,operou de pedra na vesícula fez biópsia ,e o médico não quer falar o que deu .estamos preocupados que seja grave

          1. Oi minha mãe fez uma usg do fígado e foi constato fragmentos ? O q seria ? Tem outro exame e deve ser fazer mais detalhes ?

          2. Olá, Sandra. Para responder essa dúvida, eu precisaria do exame em mãos para avaliar mais detalhes e conhecer a fundo o caso. Sendo assim, eu recomendo que retorne ao médico que acompanha o paciente e esclareça essa questão!

            Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

        1. Olá, Dionatha. Depende de diversos aspectos, como o resultado do exame de endoscopia, seu quadro clínico, sintomas, complicações, entre outros fatores. Neste caso, o ideal é esclarecer essa dúvida com o próprio médico.

          Agradeço pelo comentário. Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

    2. Boa tarde meu nome é Marco eu tenho cirrose hepática ,já tive 3 hemorragias de esôfago hipertensão portal encelopatia e tenho um nódulo de 2.0 cm inferior a veia cava inferior pode ser um hcc porque fiz biópsia e não localizou ele mas na ressonância pegou e será que é câncer.

      1. Olá, Marco. Bom dia, tudo bem?

        Infelizmente não tenho como responder sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico.

        Espero ter ajudado.

    1. Olá Joselma. Infelizmente cada caso é um caso. O correto seria retornar ao médico para que possa ser feito os exames adequados e indicar a melhor solução para esses problemas. Apenas com os exames em mãos para avaliar a questão. Obrigado por me acompanhar e espero ter ajudado. Se possível me siga no facebook para acompanhar minhas postagens: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  2. Ola Dr. eu tenho gordura no fígado moro nos Estados Unidos e participo de um grupo de estudo sobre isso,
    Me mandaram fazer a princípio uma ultra-sonografia do abdômen e agora uma biópsia. Li sobre isso que esse exame de perigo de perfurar o pulmão ou hemorragia pirismo estou meia apavorada!!! Isso procede Dr?

    1. Olá, Cecilia. Cada caso é um caso. Depende muito do quadro clínico do paciente. Infelizmente não consigo dar uma resposta mais precisa sobre o assunto, pois precisaria dos exames em mãos e acompanhamento médico. Espero que compreenda, e se possível me siga no Facebook para receber todas as minhas postagens em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/ Obrigado!

        1. Olá, Silvia. Entendo que a preocupação vem diante desses acontecimentos, o ideal é manter a calma e seguir todas as recomendações do seu médico para tratar o problema e evitar complicações futuras.

          Espero que ajude e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  3. Tenho o gama GT Aumentado há alguns anos (sempre na faixa de 180). Por nao conseguir fechar um diagnostico o hepato sugeriu uma biopsia do figado. O que vc sugere?

    1. Olá, Marta. Cada caso é específico. Como o seu médico já lhe acompanha e conhece o seu histórico, o ideal é seguir suas recomendações, pois ele é o profissional que possui maior entendimento sobre você. Tenho um post sobre as situações do Gama GT alterado e pode te ajudar a entender essa questão, dê uma olhada: https://profluizcarneiro.com.br/gama-gt-alterado/ Obrigado!

  4. Em 2016 me deu tuberculose e agora estou modulo figado.já fiz ressonância com primovit médico falou nodulo de remedios q tomei.
    Mais médico não passou muita confiança.
    E hoje estou sentindo pouco dor.

  5. Boa noite Dr.minha esposa retir6a vesícula a 12 anos atrás e a 3 anos ela teve hepatite medicamentosa é gordura no fígado só q esses dias ela teve dor forte acima do estômago os médicos relataram q poderia ser resíduos da vesícula só q fizeram uma biópsia do fígado pra ver eu tô apavorado.

  6. Minha filha vem algum tempo com exames tgo tgp e musculo liso alterados mas nem um medico chaga a um diagnostico seria o caso de fazer a biopsia teria uma certeza do porque dessas alterações?

    1. Olá, Tania. Cada caso é específico e essas questões só podem ser esclarecidas com o médico que atendeu a sua filha, pois o mesmo possui maior conhecimento e acompanhamento no caso dela. Apenas com os exames em mãos para eu dar uma resposta mais precisa sobre essa questão.
      Tenho um post que fala sobre o tgo e tgp que pode te ajudar a entender mais sobre esse assunto, dê uma olhada: https://profluizcarneiro.com.br/o-que-e-tgo-e-tgp/ Espero ter ajudado e obrigado.

        1. Olá, Aline. Cada caso é um caso, pois existem diversas causas para que isso ocorra, sendo assim, isso deve ser esclarecido com o médico que lhe acompanha. Espero ter ajudado e compartilhe o post para manter outras pessoas informadas!

  7. Ola,
    Estou com tratamento oncológico em andamento, (câncer de mama), porem uma tomografia detectou uma mancha desconhecida no meu fígado. meu medico indica uma biópsia, porem gostaria de uma 2a. avaliação. Quando custa uma consulta? Quanto custa uma biopsia de fígado com o dr. Luiz. Em que local o dr. Luiz faz as biopsias? Algum hospital especifico?

  8. Olá, Dr! Meu marido era alcoólatra e agora está com a barriga bem inchada e o medico está investigando cirrose. Vamos fazer uma ecografia. Tem indicação de fazer biópsia pra investigar cirrose? Ou outros exames e a “história” dele são suficientes? O médico falou em cirrose por causa da bebida. Obrigada

  9. Ola, eu tenho GGT e fosfatase alteradas faz algum tempo, 3 ou 4 caso de prurido no corpo todo, mais em couro cabeludo, pes e maos, ferro serico e ferretina um pouco alteradas, tgo t gp normias, bilirrubinas e colesterol tbm normais. Fiz diversos exames, ultrassom e resssonancia de figado normais, passei por 4 gastrologista, mas nenhum acertou o diagnostico, realizei colangiorressonancia, endoscopia, tudo normal. Fan positivo, mas os outros exames Ana, ama, iga, tudo normais. Tenho 46 anos, e busco o diagnostico faz 4 anos, agora pediram biopsia do figado, pq pesquisei na internet os sintomas da colangite biliar primaria, mas se der inconclusiva, existe outro exame para diagnostico da CBP?

    1. Olá, Catia. Existem algumas formas de diagnosticar, porém, cada caso é um caso. O ideal é retornar ao médico que lhe acompanha e esclarecer essa questão de acordo com o seu quadro clínico. Infelizmente não conseguirei dar uma resposta mais precisa, pois precisaria de todos os exames em mãos e acompanhamento médico.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  10. Doutor, bom dia. Tenho um aumento significartivo de TGO (160) TGP (318). Fiz todos exames hepáticos, doenças sexualmente transmitireis, ultrassom abdominal completa, hemogramas, e todos os exames de doenças auto imune. Porém tudo dentro do normal ou negativo para doenças. Sou atleta de musculação e nunca fiz uso de hormônios e esteroides. Esse aumento de TGO e TGP levando em consideração que minha GGT (21) é sempre esse valor para baixo, pode ser causado devido ao treinamento físico intenso de força + os exercícios cardio vasculares e dieta? Não sei mai que exame fazer para entender essa elevações dessas taxas. Mês passado estavam bem menores TGO (61) e TGP (141). E agora teve esse outro aumento e não abaixa. O único suplemento que adicionei foi a glutamina nesse intervalo. Faço uso de BCAA, vitamina c, vitamina E, omega 3 e multi vitamínico. Poderia auxiliar nesse caso? Já procurei vários médicos e poucos entendem do assunto voltado para atletas.

    1. Olá, Thiago. Infelizmente não conseguirei responder essa questão sem uma consulta pessoalmente. Neste caso, o ideal é recorrer a um especialista no assunto e levar junto todos os exames!

      Espero que ajude e agradeço pelo comentário!

  11. qual e o nome desse procedimento, tenho 14 anos solicitaram esse procedimento par, para tentar descobrir uma doença chamada hepatite auto-imune. A pensar seja uma doença muito dificil de se dar diagnostico, quero saber os riscos desse procedimento.

  12. olá doutor. venho lhe acompanhando em suas ótimas lives do youtube ao procurar informações sobre doenças do fígado, etc. meu filho há uns 3 anos atrás começou a sentir refluxos seguidamente por isso fizemos toda investigação em gastroenterologista que não viu nenhuma alteração nos exames feitos, porém descobrimos sua intolerância a lactose na ocasião. Já tomou diversos tipos de omeprazóis e não melhorava. Passou a se consultar na gastro do hospital de Clínicas aqui de nossa cidade e por fim os exames de ecografia deram aumento do fígado, bem como alterações do tgp e tgo. fez uma biópsia recentemente. Comecei a usar chá de cardo mariano e no exame anterior a biópsia as transaminases tinham diminuído. Grata por qualquer ajuda.

    1. Olá, Marly. Tudo bem? Infelizmente não tenho como dar uma resposta precisa sem ter os exames em mãos, gostaria de marcar uma consulta?

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross