Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato
Fale conosco

Por que a obesidade é um fator de risco ao Câncer de Vesícula?

Atualizado em: 05/04/2024

A obesidade é muito mais do que uma questão estética. Ela pode se tornar um fator de risco para diversos tipos de câncer, desencadeando uma série de complicações no organismo. Além de contribuir para o desenvolvimento de tumores, como o câncer de fígado, a obesidade também pode levar à esteato hepatite não alcoólica, um quadro que demanda atenção e tratamento adequado.

Neste texto, vamos falar sobre a obesidade e as complicações que esse problema pode desencadear. Continue lendo para entender mais!

A obesidade é um fator de risco para outros tipos de câncer?

Além da obesidade ser um fator de risco para muitos outros tipos de câncer, ela também pode causar gordura no fígado e esteato hepatite não alcoólica, que se não tratadas podem levar ao desenvolvimento do câncer de fígado, que é a segunda causa de transplante de fígado nos Estados Unidos, país com grande incidência de câncer.

Por que a obesidade é um fator de risco para o câncer?

Na barriga, essa gordura abdominal, causada pela obesidade, libera uma proteína inflamatória que vai afetar o fígado, a vesícula, pâncreas e etc, agredindo e levando uma maior incidência de câncer, tendo também associação com outras doenças do aparelho digestivo.

Então, se você é obeso, deve se preocupar com o seu fígado, vesícula, pâncreas e outras doenças, como esôfago, estômago e intestino que são muito associadas à obesidade, porque essa gordura abdominal ela é absorvida pelo sangue do intestino e ele vai para o fígado metabolizar junto com parte inflamatória que a gordura causa.

É importante dizer que, pacientes obesos tem a possibilidade de serem colocados em um grupo de rastreamento para eventual pesquisa de câncer no aparelho digestivo.

Alimentação desequilibrada

A absorção da gordura deve ser feita em uma porcentagem pequena da sua alimentação, quando sua alimentação fica muito rica em alimentos gordurosos, você tem uma mudança do mecanismo intestinal, e isso pode levar ao aparecimento de câncer devido a essa sobrecarga de funcionamento.

Cuidados gerais

A obesidade é um fator que aumenta o câncer de órgãos do aparelho digestivo, e a consciência dessa possibilidade nos obriga a tomar cuidado com o nosso peso, com a nossa estrutura corporal.

Se você tiver obesidade, se possível, faça exames periódicos, porque muitas vezes são sintomas muito pequenos, não se vê o sintoma. Isso é outra característica desse tumor que aparece mais silenciosamente, eu diria, principalmente no fígado.

Então, tome cuidado e faça o seu controle periódico.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro sorrindo com braços cruzados

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down