Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Pancreatite, inflamação provocada por álcool, remédios e pedra na vesícula

O que é pancreatite? Por que que remédios mais modernos para diabetes a longo prazo podem causar este problema?

Bom, pancreatite é uma inflamação do pâncreas, então se você leva uma pancada, você tem uma inflamação. Se é do tendão, é uma tendinite, se é o do músculo, você tem uma miosite. No pâncreas, é uma inflamação aguda chamada pancreatite aguda. A pessoa por algum motivo entupiu o canal lá que a secreção de amilase que sai do pâncreas não chega ao intestino porque teve um cálculo, uma pedra, esse órgão pode ter uma pancreatite aguda.

Leia também os artigo que detalham pancreatite crônica e pancreatite aguda.

Então, pancreatite aguda é comum em pessoas que têm cálculo na vesícula e uma pedra pequenina pode entupir o canal e fica cheio de enzimas feitas para digerir as proteínas no intestino, então elas ficam lá e podem digerir o próprio pâncreas, então isso é uma pancreatite de origem biliar.

Mas você pode ter uma pancreatite, uma inflamação aguda provocada por medicamentos. Existem várias formas muito graves e também a pancreatite leve com pequenos edemas.

Mas tem também as pancreatites com inflamação tão grande que são chamadas de necro hemorrágicas. Aí tem necrose com sangramento e índice de mortalidade grande porque é preciso internar na uti.

E nós temos a pancreatite crônica, um exemplo clássico é do álcool. Todo o dia a pessoa bebe um pouquinho, agride a célula pancreática, substitui por uma fibrose, essa fibrose se cronifica e o pâncreas vai ficando duro.

Têm a crônica e a aguda, são doenças completamente diferentes. Esse é um aspecto muito importante.

Na mulher, a causa mais comum é a pancreatite aguda por cálculo de vesícula, problema que atinge substancialmente o público feminino. Então, quando esse calculo sai entope o canal da vesícula do intestino da bile e desemboca junto com o pâncreas. Então, a pedrinha foi lá, impactou ali, fechou, dá uma inflamação. Em geral, não é tão grave, tem que operar, mas ela se resolve. Do homem mais comum, o mais comum é a pancreatite crônica pelo álcool.

Agora, eventualmente uma grande quantidade e ingesta de álcool pode desencadear também uma pancreatite aguda em homens. No geral, essas pancreatites a primeira causa é o álcool, mas têm outras doenças que podem levar a pancreatite crônica. Por exemplo, se ele tiver muito colesterol e triglicérides muda a composição dessas enzimas e forma cálculo dentro do pâncreas e aí pode levar a própria digestão do pâncreas. Em geral, são quadros crônicos que podem dar dor, diarreia, que a enzima não chega no intestino.

Nós temos que diferenciar o que é agudo do que é crônico. Em geral, só o seu médico tem capacidade de formar o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Olá me operei de vesícula mais estava uma lama no pâncreas agora depois de dois anos estou sentindo dores nas costas e uma pouca falta de ar
        Estou preocupada mais com medo de ir ao medico .

    1. Tenho um diagnóstico de colecistite. Várias pedras. Tenho fortes dores junto ao umbigo. Parece dor de estômago. Será já pancreatite?

      1. Olá, Li. É muito difícil responder essa questão sem ter seus exames em mãos e acompanhamento médico. Sendo assim, o ideal é procurar um médico que possa analisar o seu caso, esclarecer suas dúvidas e propor os melhores métodos de tratamento. Lembrando que, cada caso é um caso, talvez o seu problema não seja igual de outros pacientes!
        De qualquer forma, tenho um post que pode te ajudar a entender mais sobre essa questão, dê uma olhada: https://profluizcarneiro.com.br/o-que-e-nodulo-no-figado/ Obrigado por me acompanhar.

        1. Bom dia.minha esposa retirou a vesicula.teve uma pedra que se deslocou para o pancreas.foi feito outra cirurgia pra retirada da parte necrosada.esta em coma induzido.

          1. Olá, Wilson. Agradeço pelo comentário.

            Eu e minha equipe estamos torcendo para que sua esposa melhore! Mande relatos.

        2. Tive pancreatite necro hemorrágica em agosto de 2019. Fiquei 10 dias na UTI após a cirurgia. Hoje estou bem mas ainda preciso retirar os cálculos na vesícula. Estou com um pouco de medo. Devo me preocupar?

    2. Eu tive pancreatite e fiz cirurgia pra retirar uma pequena necrose no pâncreas não sou diabetes já tem 13 anos que não bebo e gostaria de saber se posso tomar um cerveja de 15 em quinze dias já que meus exames de amilase e lipaze e colesterol e triglicerídeos estão normais . Eu pretendo beber realmente socialmente 2 latas de cervejas semana sim semana não. Pretendo beber real.ente só duas latas .

      1. Olá, Artur. O ideal é marcar consulta com o seu médico de confiança, aquele que te acompanha e esclarecer essa dúvida, pois é muito difícil dar uma resposta afirmativa sem ter esses exames em mãos. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

      2. Fui diagnosticada com pedra na vesícula apenas uma,mas tenho medo de tomar remédio caseiro pra sair e no fim a pedra ficar no meio do caminho. gostaria de saber se realmente só saí com cirurgia?

      1. Olá, Marcos. Neste caso, seria recomendado seguir as recomendações especialmente do médico que lhe acompanha, pois é o profissional que possui maior conhecimento sobre o seu quadro clínico e poderá esclarecer essa questão com mais certeza.

        Tenho dois posts completos sobre o assunto, acesse o link:
        Pancreatite aguda: https://profluizcarneiro.com.br/doencas/pancreas/pancreatite-aguda/
        Pancreatite crônica: https://profluizcarneiro.com.br/doencas/pancreas/pancreatite-cronica-2/

  1. Minha mãe teve pancreatite e morreu, ela tinha pedra na vesícula e assintomatica e também tomava corticoide sempre sem prescrição médica, o que pode ter provocado a sua morta?

    1. Olá Mônica. Essa questão só pode ser respondida através da análise de exames de sua mãe. Caso contrário, não tenho como dar uma resposta precisa.

  2. ha tempos minha digestão anda comprometida. Na última semana comecei a sentir dores embaixo da costela esquerda. E hoje 02/06/18 comecei a me
    Sentir mal, ânsia,
    Vômito e diarreia amarela, não tenho convênio e estou apavorada.

  3. Bom Dia,

    Tive pancreatite aguda causada por microcálculos da vesícula, retirei a vesícula e a 1 mês estou lutando para a recuperação do pâncreas.

  4. Meu sobrinho ta com osteossarcorma, fez a primeira sessão de quimioterapia, depois voltou para o hospital com pancreatite aguda, já se passaram 12 dias em jejum e as enzimas continuam subindo. Pq será?

    1. minha esposa está internada na UTI com panqueatrite aguda com necrose e não consegue ser removida do leito para fazer o exame de tomografia não há outra maneira de examinar si tem como fazer uma drenagem ?

      1. Olá, Wesley. Não conseguirei responder de forma objetiva sem ter um acompanhamento mais profundo no caso para entender melhor sobre todo o processo. O ideal é entrar em contato com os médicos que atendem a paciente e esclarecer todas essas dúvidas. Agradeço pelo comentário.

  5. Tive duas vezes no ano passado em maio em julho na segunda vez fiquei na uti dia 12 agora 1 ano sem beber nada de álcool as vezes da vontade eu já vi casos pessoas que teve pamcreatite e volta a beber cerveja tenho um amigo ele teve a dois anos hoje ele só bebê cerveja não todos dia

    1. Oi Ademir cada caso é um caso, a bebida, por menor que seja a quantidade, nunca é recomendada, ela prejudica diversos órgãos. Evite beber.
      Obrigado pelo comentário, continue me acompanhando, curtindo e compartilhando meus posts.

    2. Faz 2 anos k estou indo em vários médico pra resolve uma dor k quando me alimento doi minha costela do lado direito fiz vários exames de sangue e ultrassom tomografia e ainda sinto a dor ..fiz endoscopia .e nada de melhorar oq faço preciso de ajuda

      1. Olá, Elaine. É necessário marcar uma consulta com o clínico geral para que ele avalie o seu caso e indique o especialista mais adequado. Apenas assim para descobrir a causa desse sintoma. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  6. Bom dia!
    Meu CA 19 9 deu 239, estou desesperada.
    Minha consulta é somente 19/09, queria que me ajudasse a esclarecer se o risco de câncer é grande?
    Me ajudem, por favor

  7. Bom dia,
    Tive pancreatite aguda por causa de pedra na visícula,fiz sirurgia da retirada da visícula após minha recuperação pode ingerir cerveja finais de semana ?
    Grato,
    Antônio

  8. Olá .me chamo Thiago Queiroz estou cuidando de uma pancreatite com necrose . ..o médico me pediu pra continuar o tratamento em casa com a dieta certa ...mais toda semana estou no hospital ..por causa da dor do lado esquerdo e das costas ...em casa tomo dipirona ou Tramal...tem algum medicamento mais preciso pra essa dor???

    1. Olá Amanda apenas as fezes amareladas não é possível diagnóstica-la. Mas procure um médico para fazer os exames clínico e laboratório, se necessário, o médico pedirá de imagem tb, só com essa avaliação completa o médico poderá diagnostica-la corretamente. Obrigado pela participação.

  9. Bom dia Dr!
    Fiz uma ultrassom e apareceram pedras na vesícula além disso meu pâncreas está com econecinidade aumentada, isso pode ser das pedras na vesícula?

    1. Olá Israel. A questão de medicamentos é indicada pelo médico que acompanha o seu histórico. Apenas ele consegue te recomendar os remédios mais apropriados para o seu caso. Pois cada caso tem uma causa, sintomas e especificidade. Espero ter ajudado.

      1. Tive pancreatite aguda logo depois que tive bebe ...estava com 52 dias os meficos n souberam me dizer o pq n bebo tbm n tenho pedra na visicula fiz tomo e n apareceu nada ...minha gravidez foi complicada e fiz bastante uso de paracetamol,magnazia sera q tem alguma relaçao ?
        Minha aminalase estava 1080 ...e hoje faço exames e n tenho nada graças a Deus ...

    2. Olá Claudia. A preocupação é comum diante de um problema. Porém, espere o dia da consulta para que seu médico avalie o seu exame com cautela e consiga esclarecer todas as suas dúvidas. Espero que isso ajude. Obrigado por me acompanhar.

    3. Olá Alessandra. Acredito que essas questões podem ser esclarecidas com os médicos que realizarão esse procedimentos, pois apenas eles terão informações válidas para esse caso. Obrigado por me acompanhar.

    4. Olá Thiago. O meu conselho é que você tente retornar ao seu médico para que ele possa avaliar os motivos dessas dores e te indique os melhores remédios para esse problema. Obrigado por me acompanhar.

    5. Olá Antônio, essa questão varia de acordo com cada tratamento e recuperação, o correto é que você retorne ao seu médico para que ele possa te dar uma resposta mais precisa sobre esse assunto. Espero que isso ajude.

  10. Bom dia! Um amigo descobriu a uma semana q está com pedra na vesícula e pancreatite. Ele só tem 18 anos, está internado e com os olhos muito amarelos.
    Ele bebia muito antes de descobrir a enfermidade.
    os médicos disseram q ele não corre riscos.
    mas a família está preocupada e achando q os médicos pode não estar dizendo a verdade pra eles. Pois sabem q é grave uma pancreatite.

    1. Olá Jaqueline. Acredito que ele esteja em boas mãos com médicos confiáveis. Porém, se achar melhor, procure outro médico para ter opiniões diferentes sobre o mesmo assunto. Espero que ajude!

  11. Tive pancreatite aguda leve pelo excesso de bebida alcoólicas, me tratei em 6 dias, se eu passar um ano sem consumir nenhuma bebida alcoólica, posso futuramente pensar em beber com moderação ?!

    1. Olá, Márcio. Infelizmente cada caso é um caso, eu não consigo dar uma resposta mais precisa pois precisaria de todos os seus exames e acompanhamento médico. Mas de qualquer forma, o ideal seria se informar com o seu médico, já que o mesmo possui um conhecimento maior sobre o seu quadro clínico. Espero ter ajudado e se possível me siga no Facebook onde você poderá receber todas as minhas postagens em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/ Obrigado!

  12. A pouco mais de um mês tive alta hospitalar após 12 dias internado para curar pancreatite aguda alcoólica.
    Posso dizer que estou curado?
    Quando poderei beber uma cervejinha sem exagero?
    E cerveja sem álcool?
    Alguma recomendação especial?

    1. Olá, Mauro. Infelizmente, não conseguirei propor uma recomendação eficaz, pois não tenho acesso ao seus exames e para isso precisaria de acompanhamento médico. De qualquer forma, o correto seria retornar ao seu médico para que ele possa esclarecer suas dúvidas com base em seu conhecimento sobre o caso. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  13. Taxa da lipase 160,4U/L
    Tgo 26,0
    Tgp 24,3
    Bilirrubina direta 0,52mg/dl
    Tomogravia sugeriu pancreatite aguda, correlacionar com exames
    Entao , tive a doenca em si ou una crise pelo consumo ecexivo de alcool antes do episodio?

    1. Olá, Marcio. Boa tarde. Infelizmente, é pouco provável obter uma resposta concreta sobre o seu caso virtualmente, eu precisaria dos seus exames em mãos e acompanhamento médico. O mais recomendado a se fazer nesse momento, é retornar ao seu médico para que possa ser esclarecido esses fatores, pois ele possui maior conhecimento sobre o seu histórico. Porém, tenho um post que pode te ajudar a entender esse assunto, dê uma olhada: https://profluizcarneiro.com.br/o-que-e-pancreatite/ Obrigado!

  14. Olá boa tarde! Meu nome é Ana Paula, sou paciente pós bariátrica e fiz a retirada da vesícula, posso desenvolver pancreatite, pois já estive duas vezes no PA com fortes dores abaixo da costela esquerda e que irradiavam para as costas, além de não conseguir respirar direito durante as crises. Esses "sintomas" podem ser realmente de pancreatite? Quando procurei o PA a médica me disse que seriam sintomas de abdômen agudo, mas pelo que entendi abdômen agudo pode ser um dos sintomas da pancreatite.
    Detalhe a dor vem e volta do nada, a primeira vez foi rápida, mas a segunda er insuportável e demorou muito para passar, além de eu ter ficado muito pálida e só haver um pouco de melhora quando eu me curvava para frente.

      1. Oi boa noite descobri ah alguns meses q estou cm a parede superior completa de calculos ,e de duas semanas pra ca estu cm muito enjoou,um desconforto mt grande perto do embigo,uma dor forte nas costa principalmente do lado direito ,dei febre ,dor de cabeça.ja tomei os remedios indicado pelo medico mas n passa ah dor .Sera q posso estar com pancreatite?

        1. Olá, Queila. É muito difícil responder essa questão sem ter os exames em mãos e um acompanhamento médico. Sendo assim, o ideal é procurar um médico e realizar alguns exames necessários para descobrir o que pode ser, apenas assim para obter uma resposta mais precisa. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar.

  15. Estou com pedra na vesícula e o médico disse que uma pedra desceu e tampou o canal biliar. Sinto dor intensa náuseas e vômitos.
    Posso ter pancreatite?

    1. Olá, Kátia. É muito difícil responder essa questão sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico. O ideal é retornar ao médico de confiança e esclarecer essa dúvida. Porém, tenho dois posts completos sobre pancreatite e podem te ajudar a entender melhor sobre o assunto, dê uma olhada:

      Pancreatite crônica: https://profluizcarneiro.com.br/doencas/pancreas/pancreatite-cronica-2/

      Pancreatite aguda: https://profluizcarneiro.com.br/doencas/pancreas/pancreatite-aguda/

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  16. Olá, minha mãe tem 95 anos e passou por uma pancreatite leve decorrente de pedra na vesícula. Os médicos estão em dúvida quanto a operação por causa da idade. Gostaria de saber sua opinião sobre a cirurgia de extração da vesícula em pacientes de idade avançada.

    1. Olá, Rafael. Para eu responder essa dúvida, preciso de todos os exames em mãos, acompanhamento médico pessoalmente e conhecimento a fundo no caso. O ideal é procurar uma segunda opinião e levar junto todos os exames para discutir uma forma de tratamento mais adequada.

      Agradeço pelo comentário. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  17. Olá meu marido teve pancreatite pós traumatica e operou em janeiro de 2017, após isso teve algumas crises de dores que foi necessária internação para tratar as dores, e hoje ele esta com outra crise, minha dúvida é: pode ser pancreatite de qual tipo? qual medicação para tratar? O hospital disponibiliza buscopam e tramal. obs. ele tem diabetes, toma insulina e medicação todos os dias, só tem 34 anos.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross