Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Pancreatite, inflamação provocada por álcool, remédios e pedra na vesícula

O que é pancreatite? Por que que remédios mais modernos para diabetes a longo prazo podem causar este problema?

Bom, pancreatite é uma inflamação do pâncreas, então se você leva uma pancada, você tem uma inflamação. Se é do tendão, é uma tendinite, se é o do músculo, você tem uma miosite. No pâncreas, é uma inflamação aguda chamada pancreatite aguda. A pessoa por algum motivo entupiu o canal lá que a secreção de amilase que sai do pâncreas não chega ao intestino porque teve um cálculo, uma pedra, esse órgão pode ter uma pancreatite aguda.

Leia também os artigo que detalham pancreatite crônica e pancreatite aguda.

Então, pancreatite aguda é comum em pessoas que têm cálculo na vesícula e uma pedra pequenina pode entupir o canal e fica cheio de enzimas feitas para digerir as proteínas no intestino, então elas ficam lá e podem digerir o próprio pâncreas, então isso é uma pancreatite de origem biliar.

Mas você pode ter uma pancreatite, uma inflamação aguda provocada por medicamentos. Existem várias formas muito graves e também a pancreatite leve com pequenos edemas.

Mas tem também as pancreatites com inflamação tão grande que são chamadas de necro hemorrágicas. Aí tem necrose com sangramento e índice de mortalidade grande porque é preciso internar na uti.

E nós temos a pancreatite crônica, um exemplo clássico é do álcool. Todo o dia a pessoa bebe um pouquinho, agride a célula pancreática, substitui por uma fibrose, essa fibrose se cronifica e o pâncreas vai ficando duro.

Têm a crônica e a aguda, são doenças completamente diferentes. Esse é um aspecto muito importante.

Na mulher, a causa mais comum é a pancreatite aguda por cálculo de vesícula, problema que atinge substancialmente o público feminino. Então, quando esse calculo sai entope o canal da vesícula do intestino da bile e desemboca junto com o pâncreas. Então, a pedrinha foi lá, impactou ali, fechou, dá uma inflamação. Em geral, não é tão grave, tem que operar, mas ela se resolve. Do homem mais comum, o mais comum é a pancreatite crônica pelo álcool.

Agora, eventualmente uma grande quantidade e ingesta de álcool pode desencadear também uma pancreatite aguda em homens. No geral, essas pancreatites a primeira causa é o álcool, mas têm outras doenças que podem levar a pancreatite crônica. Por exemplo, se ele tiver muito colesterol e triglicérides muda a composição dessas enzimas e forma cálculo dentro do pâncreas e aí pode levar a própria digestão do pâncreas. Em geral, são quadros crônicos que podem dar dor, diarreia, que a enzima não chega no intestino.

Nós temos que diferenciar o que é agudo do que é crônico. Em geral, só o seu médico tem capacidade de formar o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

32 comments on “Pancreatite, inflamação provocada por álcool, remédios e pedra na vesícula”

  1. Oi boa noite descobri ah alguns meses q estou cm a parede superior completa de calculos ,e de duas semanas pra ca estu cm muito enjoou,um desconforto mt grande perto do embigo,uma dor forte nas costa principalmente do lado direito ,dei febre ,dor de cabeça.ja tomei os remedios indicado pelo medico mas n passa ah dor .Sera q posso estar com pancreatite?

    1. Olá, Queila. É muito difícil responder essa questão sem ter os exames em mãos e um acompanhamento médico. Sendo assim, o ideal é procurar um médico e realizar alguns exames necessários para descobrir o que pode ser, apenas assim para obter uma resposta mais precisa. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar.

  2. Estou com pedra na vesícula e o médico disse que uma pedra desceu e tampou o canal biliar. Sinto dor intensa náuseas e vômitos.
    Posso ter pancreatite?

    1. Olá, Kátia. É muito difícil responder essa questão sem ter os exames em mãos e acompanhamento médico. O ideal é retornar ao médico de confiança e esclarecer essa dúvida. Porém, tenho dois posts completos sobre pancreatite e podem te ajudar a entender melhor sobre o assunto, dê uma olhada:

      Pancreatite crônica: https://profluizcarneiro.com.br/doencas/pancreas/pancreatite-cronica-2/

      Pancreatite aguda: https://profluizcarneiro.com.br/doencas/pancreas/pancreatite-aguda/

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

  3. Olá, minha mãe tem 95 anos e passou por uma pancreatite leve decorrente de pedra na vesícula. Os médicos estão em dúvida quanto a operação por causa da idade. Gostaria de saber sua opinião sobre a cirurgia de extração da vesícula em pacientes de idade avançada.

    1. Olá, Rafael. Para eu responder essa dúvida, preciso de todos os exames em mãos, acompanhamento médico pessoalmente e conhecimento a fundo no caso. O ideal é procurar uma segunda opinião e levar junto todos os exames para discutir uma forma de tratamento mais adequada.

      Agradeço pelo comentário. Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

  4. Olá meu marido teve pancreatite pós traumatica e operou em janeiro de 2017, após isso teve algumas crises de dores que foi necessária internação para tratar as dores, e hoje ele esta com outra crise, minha dúvida é: pode ser pancreatite de qual tipo? qual medicação para tratar? O hospital disponibiliza buscopam e tramal. obs. ele tem diabetes, toma insulina e medicação todos os dias, só tem 34 anos.

magnifiercrossmenuchevron-down