Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

O que pode causar Pedra na Vesícula e qual o tratamento?

Sabe quando surgem dolorosas cólicas acompanhadas de náuseas, vômito e até mesmo febre? Apesar de parecerem sintomas de alguma outra patologia, esses podem ser sintomas de pedra na vesícula, uma condição que deve ser devidamente tratada para evitar complicações maiores.

o que pode causar pedra na vesicula e qual o tratamento prof dr luiz carneiro bg Prof Dr. Luiz Carneiro

Mas, o que pode levar um indivíduo a ter pedra na vesícula? E qual seria o tratamento adequado? É o que vamos esclarecer no post de hoje. Acompanhe!

Pedra na Vesícula: o que é?

A vesícula biliar é uma bolsa pequena e de cor esverdeada. Está localizada no lobo inferior direito do fígado e apresenta conexão com o duodeno. Seu papel é armazenar e concentrar bile, que é importante no processo de digestão de gordura.

Quando ocorre um desequilíbrio nesse processo, sais biliares mais espessos se acumulam e podem formar cálculos - as chamadas pedras na vesícula.

Quais as possíveis causas de Pedra na Vesícula?

A formação de cálculos biliares possui relação com a alimentação rica em carboidratos e gordura, junto a precipitação de sais biliares e o colesterol. Mas, além disso, existem alguns outros fatores que podem contribuir com o surgimento da pedra na vesícula, entre eles:  

  • Colesterol elevado (LDL ruim);
  • Redução do HDL (bom);
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Pouca ingestão de fibras;
  • Período pós-gestação;
  • Hipertensão;
  • Tabagismo;
  • Diabetes;
  • Genética. 

Os cálculos biliares podem ter dimensões muito pequenas e passarem despercebidos pelo tubo digestivo. Ou podem ter tamanhos significativos, gerando diversos sintomas.  

E quais são os sintomas de Pedra na Vesícula?

Além das cólicas, febre e náuseas como dissemos anteriormente, a pedra na vesícula também pode provocar dores ao lado direito do corpo, mais precisamente na parte superior do abdômen

Essa dor tende a se manifestar após as refeições, pois é nesse momento que a vesícula necessita liberar a bile. Se houver cálculos em seu interior ou os ductos biliares estiverem obstruídos, ocorre uma pressão maior para a passagem do líquido, desencadeando a dor.

Outros sintomas associados a obstrução de ducto biliares por cálculos são:

  • Escurecimento de urina;
  • Fezes esbranquiçadas;
  • Icterícia;

Vale ressaltar que, se o ducto biliar permanecer muito tempo sob obstrução devido ao cálculo, os tecidos inflamam e o quadro pode se agravar por conta da proliferação de bactérias na região.

Qual o tratamento para Pedra na Vesícula?

O método mais comum e indicado para tratar o problema é a cirurgia, realizada por laparoscopia. São feitas 4 pequenas incisões, uma por onde passamos a câmera e as outras por onde passamos as pinças. A vesícula é retirada por uma dessas incisões. 

É importante lembrar que a remoção da vesícula não oferece problemas para o paciente. Isto porque a bile continuará a fazer o seu processo, só que agora partindo do fígado direto para o intestino.

E claro, durante o período pós-cirúrgico, devem ser evitados os alimentos gordurosos para não haver diarreia e manter uma dieta rica em frutas, legumes e verduras.

Pedra na vesícula é um problema bastante incômodo e doloroso. Por isso, ao notar algum sintoma, consulte imediatamente o médico.

Possui outras dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo.

Compartilhe com seus amigos e siga minha página nas redes sociais para ficar por dentro dos próximos conteúdos!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One comment on “O que pode causar Pedra na Vesícula e qual o tratamento?”

magnifiercrossmenuchevron-down