Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

O que é Síndrome do Intestino Curto?

O intestino delgado é a saída do estômago duodeno até o intestino grosso. Existem muitos metros de intestino grosso, além do duodeno, jejuno e íleo.

Então, são muitos metros onde tudo que nós comemos é absorvido, metabolizado e mandado para circulação via fígado, que faz a segunda transformação.

Portanto, o intestino delgado tem uma função fundamental em nossa vida, pois se não existir matéria prima, nada poderá sobreviver. Então, o que pode acontecer caso não tenhamos parte desse intestino? Continue nos acompanhando para descobrir mais sobre esta síndrome!

Como saber se tenho Síndrome do Intestino Curto?

O intestino curto, por definição, é quando nós temos menos que 40 centímetros de intestino delgado. Então, se você tem rotação, um nó nas tripas, por qualquer motivo e resseca seu intestino, se você tem um trauma, se você levou uma batida que estourou a circulação da sua barriga e você precisou tirar o intestino, se você tiver algum tumor que precise tirar o intestino, dentre outros motivos e inflamações e fica com um intestino de menos de 40 centímetros, você tem a síndrome do intestino curto.

Então, com isso você perdeu a capacidade de ter matéria prima, de ter a essência para depois ir para o organismo fazer a metabolização, porque o fígado metaboliza e armazena em outros lugares, no músculo, na gordura, entre outros, que são as suas reservas. Então, isso seria o sistema financeiro, o fígado é o industrial e o intestino é onde produzimos a matéria prima, o "ferro", a "soja" e toda a matéria prima que nós temos.

Como tratar a Síndrome do Intestino Curto?

A síndrome do intestino curto é uma doença muito complicada, muito complexa, hoje é possível manter pacientes por anos e anos alimentando-se exclusivamente pelas veias e depois se pode sobreviver perfeitamente com nutrição parenteral prolongada domiciliar.

Reeducação Intestinal

Para o intestino curto, também existe a técnica que chamamos de reeducação intestinal, cirurgias em que a gente alonga esses 40 centímetros para 70, 80 centímetros. São técnicas cirúrgicas, de doentes que se hospitalizam por meses e no Brasil estamos tentando começar essa forma de tratamento, no Hospital das Clínicas em São Paulo.

Nós temos um programa junto com o Sistema Nacional de Transplantes e temos pacientes que estão há vários anos, 8, 10 anos, sem comer nada por boca, muitos deles esperando por um intestino.

Doação de Órgãos

Aqui no Hospital das Clínicas, nós temos um programa que é o transplante de intestino em grupos muito selecionados, em que atualmente nós temos uma falta imensa de doadores, então, falando nisso, gostaria de pedir para que vocês conversem com a família de vocês e discutam se querem doar ou não e deixe sua vontade manifesta, porque, veja, nós falamos de pâncreas, fígado, intestino, pulmão, coração, osso, pele e tudo isso não vamos levar para lugar nenhum, nós podemos doar isso e salvar a vida de até 14, 15 pessoas. Então, discuta a doação!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down