Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

É possível fazer Transplante de Intestino? Como funciona?

É possível fazer transplante de intestino?

Sim, é possível. Existe um centro autorizado para fazer transplante de intestino em adulto, que é o Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP em São Paulo. Esse é um transplante muito complexo e ainda não foi incorporado a lista de procedimentos do SUS.

E como funciona?

Existe um esforço muito intenso, para que isso seja conseguido o mais breve possível dentro do próprio Ministério da Saúde, no Sistema Nacional de transplante, pois existe uma demanda reprimida muito grande no país e temos resultados muito satisfatórios nos transplantes já realizados.

Nós temos um acordo, agora, recentemente celebrado no Hospital das Clínicas, para que nós passamos fazer um número pequeno, porque é um procedimento muito complexo e muito caro.

Os doentes ficam internados por um longo período, porque as doenças que levam a um transplante de intestino são muito complexas e, muitas vezes, esses pacientes tem que ficar internado meses e meses, se preparando para o transplante.

Então se houver indicação pode-se fazer, existem centros que fazem em adultos, existem outros hospitais como o Sírio-Libanês, de São Paulo, que também tem um programa em crianças. O nosso do Hospital das Clínicas em adulto.

Existe outro transplante que é de multiviscerais, que tem no Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo pelo SUS e também no Hospital das Clínicas de São Paulo.

Então é possível fazer o transplante de intestino e o multivisceral. Mas por não constarem na lista de procedimentos do SUS, são procedimentos apenas realizados em instituições, com protocolos vinculados ao Ministério da Saúde.

Qualquer observação ligue para esses centros e tire suas dúvidas:

O que achou do post de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down