O que é Hérnia Incisional?

Última atualização em 12/03/2021 por Prof Luiz Carneiro
• Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Home » O que é Hérnia Incisional?

Riscos de se ter Hérnia Incisional

Quando nós fazemos uma cirurgia na barriga, ou eventualmente na loja renal, antigamente faziam-se grandes cortes, grandes incisões para ter acesso aos órgãos do abdômen ou renal, e isso poderia levar a uma deficiência na cicatrização, se fazendo de modo incompleto, e ficando um ponto fraco nesse lugar que foi cortado, surgindo uma hérnia que pode aumentar e ficar muito volumosa.

Entenda mais sobre Hérnia de Hiato clicando aqui!

Como acontece a Hérnia Incisional

Então na verdade muitas vezes são pessoas que podem ter intolerância ao ponto, ao material que se usa para fechar e dar os pontos internos, isso pode levar a hérnia.

Outras vezes é uma fraqueza da parede, são pessoas que têm doenças consecutivas crônicas, câncer, ou mesmo que fazem transplantes e que tem uma musculatura muito fininha e não resistem a grandes aumentos de pressão internos como, por exemplo, fazer um grande esforço para evacuar ou uma tosse. Um excesso de tosse pode romper um ponto.

Esses pontos internos são realizados em tecidos muito frágeis, muito fracos, então o que acontece é que a uma abertura pode começar a herniar, sair um pedaço de gordura e depois pode evoluir para um pedaço do intestino.

Procure o médico que você tem relacionamento, um cirurgião, para avaliar.

Tratamento da Hérnia Incisional

O ideal, sempre que possível, é corrigir essa hérnia incisional porque ela pode crescer e tornar-se um problema, já que muitas vezes ela é tão grande, que o intestino não cabe mais dentro da própria barriga. Se você tiver um problema de hérnia incisional procure o seu médico.

Hoje a cirurgia é muito bem sucedida na grande maioria das vezes. Na quase totalidade das vezes nós usamos telas de material sintético, telas de marlex etc. Telas em que fazemos o fechamento do músculo. Como podemos ter essa fraqueza do músculo, nós revestimos com uma tela de material, que é muito pouco reativo e que a organismo rejeita muito pouco.

Sabia mais sobre Hérnia femoral clicando aqui!

O uso dessas telas na hérnia incisional deu muita segurança para o resultado no pós-operatório. Se você tiver hérnia incisional procure o seu médico e converse com ele.

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − dezenove =

Prof. Dr. Luiz Carneiro
Sobre o Autor

Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

GoogleMyCitations

 Cv Lattes

ResearcherID

ORCID

Base-Side-Bar-Figado
Entre em Contato | Prof. Dr. Luiz Caneiro

Posts Relacionados

× Agendar Consulta.