Hérnia femoral: Quais os sintomas e o tratamento?


• Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Home » Hérnia femoral: Quais os sintomas e o tratamento?

Hérnia femoral é uma protuberância que surge na raiz da coxa, bem próxima a virilha. Em geral, ela ocorre devido ao deslocamento de uma parte da gordura do abdômen e intestino para essa região.

A imagem mostra uma foto de uma mulher com as duas mãos na região da pélvis, demonstrando desconforto.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre hérnia femoral. Continue nos acompanhando para saber mais detalhes!

Quais as causas da hérnia femoral?

Muito comum em mulheres, a hérnia femoral não apresenta uma causa específica. Porém, ela pode ocorrer, principalmente, quando existe uma condição que aumenta a pressão na parede abdominal, como por exemplo:

  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Tosse frequente;
  • Levantamento de peso;
  • Prisão de ventre crônica.
  • Gestação;

Esse tipo de hérnia não possui muitas chances de acontecer, mas conforme dissemos, é mais comum em mulheres, inclusive após a gravidez ou em idosas.

Sintomas e diagnóstico

Normalmente, a hérnia femoral é um tipo de hérnia assintomática. Isto significa que ela surge apenas como uma saliência na coxa, bem perto da virilha.

Mas, pode acontecer de surgirem alguns sintomas, dependendo do tamanho que ela apresenta, levando o indivíduo a sentir desconforto ao levantar ou carregar algum peso.

Além disso, a hérnia poderá impedir o fluxo sanguíneo do intestino, o que pode gerar um quadro grave, chamado de obstrução intestinal, causando sintomas como:

  • Náuseas;
  • Dor abdominal;
  • Vômito;
  • Gases em excesso;
  • Cólica.

O diagnóstico pode ser realizado por um clínico geral, através de exames físicos, com avaliação e palpação da região acometida.

Uma ultrassonografia poderá ser indicada para confirmar o diagnóstico, e para que os médicos tenham uma percepção melhor da hérnia. O diagnóstico diferencial é feito para hérnias inguinais.

Tratamento de hérnia femoral

Habitualmente, o tratamento da hérnia femoral é cirúrgico devido ao risco de encarceramento e estrangulamento.

Se o paciente tiver co-morbidades e riscos para o procedimento cirúrgico; desta forma, então, se a hérnia for pequena e não causar desconforto algum, é recomendado apenas o monitoramento periódico, sempre avaliando os sintomas e o risco de estrangulamento.

Também existe a possibilidade de ser indicada a cirurgia para correção da hérnia, principalmente em situações onde ela possui tamanho grande e causa desconforto ao indivíduo. Lembrando sempre que o tamanho pequeno o risco de estrangulamento pode ser maior, e a hérnia grande o encarceramento maior.

Como funciona a cirurgia?

A cirurgia é feita no hospital, com aplicação de anestesia raquidiana ou geral. O procedimento pode ser realizado de maneira videolaparoscopia, robótica ou convencional.

Além da redução do conteúdo herniado, fazemos o reforço muscular e geralmente, é necessário o uso de uma tela, para ajudar na proteção, reduzindo as chances de formação de outra hérnia.

Após a cirurgia, o paciente terá uma breve recuperação, ou seja, em até 2 dias ele já terá alta. Mas, deverá seguir as seguintes recomendações médicas:

  • Não realizar esforços, como dirigir ou carregar peso por até 10 dias;
    Utilizar medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios para a dor (somente prescritos pelo médico);
  • Evitar atividades físicas mais intensas, pelo menos por 1 mês;
  • Retornar ao médico para reavaliação após 7 dias.

Vale lembrar que, na maioria das vezes, a hérnia desaparece com a cirurgia. Por isso, o risco de que ela retorne é muito pequeno.

Agora conte-nos: você já sofreu com hérnia femoral, ou conhece alguém que precisou de cirurgia?

Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais! E até o próximo post!

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 18 =

Prof. Dr. Luiz Carneiro
Sobre o Autor

Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

GoogleMyCitations

 Cv Lattes

ResearcherID

ORCID

Base-Side-Bar-Figado
Entre em Contato | Prof. Dr. Luiz Caneiro

Posts Relacionados

O que é Hérnia Incisional?
O que é Hérnia Incisional?

Quando nós fazemos uma cirurgia na barriga, antigamente costumava-se fazer grandes cortes, grandes incisões para ter acesso aos órgãos do abdômen ou renal, e isso poderia levar a uma deficiência na cicatrização.

ler mais
× Agendar Consulta.