Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Nódulo no fígado vascularizado: o que é?

Nódulo no pâncreas e fígado

No pâncreas, os nódulos podem ser císticos de conteúdo líquido ou de conteúdo sólido. No fígado, os nódulos podem ser vascularizados ou não vascularizados.

Nódulo vascularizado x não vascularizado

O nódulo vascularizado possui bastante sangue e o nódulo não vascularizado é aquele que não tem sangue.

O diagnóstico para definir essa diferença pode ser feito através de métodos de imagem, como a tomografia e a ressonância magnética (padrão ouro)

Quando na vascularização ocorre um enchimento primeiro da parte externa e depois interna, e o líquido sofre uma saída, nós dissemos que é um nódulo vascularizado e característica de um tumor primário de fígado, que se chama carcinoma hepatocelular.

O nódulo não vascularizado não é característica de câncer primário de fígado, mas o câncer também pode estar presente. Pode ser tanto uma lesão benigna quanto maligna. Essa diferenciação é feita através da ressonância magnética e história clínica do paciente. Deve ser analisado se existe um tumor à distância, tumor de mama ou em outra área que possa dar um nódulo no fígado.

O nódulo vascularizado nos dá uma orientação muito genérica e pode ser um tumor primário de fígado. Caso o nódulo não vascularizado seja muito pequeno, há chances de ser de fígado, mas quando seu tamanho é maior, a probabilidade é muito baixa que seja de fígado.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa tarde tenho 55 anos feminina e um hemangioma gigante de 20,0×12,3×17,0 no figa do .Ñ tenho sintomas nenhum desde 2015 acompanho no HC de Ribeirão Preto ñ me operam pq ñ tenho complicações.Qyal sua opinião.Obg

    1. Olá. Normalmente, quando não se tem sintomas, o acompanhamento é indicado, porém, isso varia de acordo com cada caso. Se você não estiver confiante com a posição do seu médico, procure uma segunda opinião marcando uma consulta e levando todos os exames.

      Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross