Exames adequados
O exame para identificar o nódulo hipoecóico (também chamado de hipoecogênico) se faz, normalmente, por ultrassom e tomografia em que se mostra uma lesão dentro do fígado. Existe uma captação maior do contraste porque tem maior quantidade de sangue dentro desse nódulo.
Essa lesão hipoecogênica é uma relação entre o que se tem no nódulo e o tecido que tem volta do fígado normal. Então é mais ecogênico e transmite o som de maneira diferente na ultrassonografia do que o resto do fígado demonstrando que tem uma circulação.
Causas
A causa mais comum dos nódulos hipoecogênico é o hemangioma (leia sobre o hemangioma aqui) hepático, uma lesão benigna que pode estar, raramente, em algumas outras lesões.
Contudo, procure seu médico para fazer uma ressonância magnética e definir se é mesmo um hemangioma ou outra lesão que precisa de maior exploração e maior definição de diagnóstico.
É uma lesão geralmente benigna, seu médico poderá definir se precisa complementar com exame de ressonância magnética para imagens desse tipo no fígado.