Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Nódulo Hipoecóico no Fígado

Exames adequados

O exame para identificar o nódulo hipoecóico (também chamado de hipoecogênico) se faz, normalmente, por ultrassom e tomografia em que se mostra uma lesão dentro do fígado. Existe uma captação maior do contraste porque tem maior quantidade de sangue dentro desse nódulo.

Essa lesão hipoecogênica é uma relação entre o que se tem no nódulo e o tecido que tem volta do fígado normal. Então é mais ecogênico e transmite o som de maneira diferente na ultrassonografia do que o resto do fígado demonstrando que tem uma circulação.

Causas

A causa mais comum dos nódulos hipoecogênico é o hemangioma (leia sobre o hemangioma aqui) hepático, uma lesão benigna que pode estar, raramente, em algumas outras lesões.

Contudo, procure seu médico para fazer uma ressonância magnética e definir se é mesmo um hemangioma ou outra lesão que precisa de maior exploração e maior definição de diagnóstico.

É uma lesão geralmente benigna, seu médico poderá definir se precisa complementar com exame de ressonância magnética para imagens desse tipo no fígado.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá Doctor Boa tarde. Fui mostrar meu exame de Eco endoscopia Gastro duodenal ao meu médico. ele me surpreendeu. Encaminhando para uma Muco sectomia, porque no exame que ele avaliou aparecia Lesões Hipoecóica com limites precisos de primeira e segunda camada!!!! Estou muito preocupada. O que o Senhor poderia me ajudar: Tipo!! De que são estes nódulos dentro da camada do estômago. !!! Será de sangue... Ou coisa espessa.....Também fazer este procedimento que ele me encaminhou?? É perigoso este procedimento doctor digo lesar o estômago.? É porque nunca tivemos caso assim por aqui em nossas famílias....Desde já meu muito obrigada.

    1. Olá Vera. Boa tarde. Infelizmente eu apenas conseguirei responder essa questão com os exames em mãos, pois cada caso é específico. Minha sugestão é que você procure outro médico para uma segunda opinião e leve os exames. Espero ter ajudado. Se possível me siga no Facebook para acompanhar minhas postagens: https://www.facebook.com/profluizcarneiro

      1. Dr. Luís carneiro, gostaria de saber se meu problema é grave. Fiz uma ultrassom do fígado que diz:Apresenta os contornos regulares. Inscreva-se aumento difuso da economicidade do parênquima hepático decorrente da multiplicidade de interfaces, em meio a qual destaca-se áreas focais hipoecogênicas com cerca de 2,3x 1,8 cm em região do segmento VII, e outra com 1,5 cm em segmento VIII, e no lobo esquerdo com 1,8 cm . Distribuição vascular preservada. Veia porta apresenta calibre normal.
        Informo que fiz grande uso de anticoncepcional para controlar a menstruação. Aguardo retorno.
        Desde de já agradeço.

        1. Olá, Lumi. Infelizmente, essas questões devem ser esclarecidas pelo médico que lhe indicou esse exame, pois ele é o profissional mais capacitado para responder essas questões, já que acompanha o seu caso. Sendo assim, não poderei dar uma resposta mais precisa, o que eu indico é marcar uma consulta com esse médico para que você tire todas as dúvidas. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar.

          1. Olá, Lennie. Neste caso, deve retornar ao médico que lhe indicou o exame, pois cabe ao médico analisar de acordo com o quadro do paciente e esclarecer todas as questões. Infelizmente não posso esclarecer essa dúvida sem conhecimento no caso!

            Espero que compreenda e agradeço pelo comentário!

  2. Bom dia Doutor me chamo rose eu qeria sabe se e perigoso nodulo no figado mei esposo fez o exame e constou este nodulo

  3. Dr fiz um exame de ultrassonografia de abdômen de rotina e foi detectado um nódulo hipoecoico, com textura heterogênea, ovalado, bem delimitado, com contornos regulares no fígado. O gastroenterologista falou que esses nódulos são benignos. O que o senhor acha?

    1. Olá, Fátima. Para responder essa questão, apenas será possível com os exames em mãos. Se você procura por outras opiniões, tente marcar consulta com outros médicos e leve todos os seus exames para que seja analisado. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar.

  4. minha filha fez esse em fevereiro- Fígado de dimensões, contornos e coeficientes de atenuação normais. Nódulo hipervascularizado no
    segmento II / III, medindo cerca de 2,0 cm, inespecífico (de provável natureza hepatocelular benigna).
    Não há dilatação das vias biliares intra ou extra-hepáticas.
    minha filha fez esse exame em agosto deu Nódulo predominantemente hipoecogênico de contornos regulares e bem definidos, localizado no lobo
    hepático esquerdo, medindo 3,8 cm.recente

    1. Olá, Claudia. O ideal seria retornar ao médico que acompanha a sua filha para esclarecer essa questão e discutir uma forma de tratamento adequada.

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar!

  5. Fiz um exame ultrassonográfico do abdome e aparelho urinário constatou uma imagem ovalada hipoecóica com halo hiperecóico no segmento III do figado.. Gostaria de um comentário seu a respeito. Desde ja agradeço

    1. Olá, Vidal. Infelizmente não tenho como responder sem ter o exame em mãos. Caso seja possível, entre em contato com o seu médico e esclareça essa questão.

      Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

  6. Boa tarde, Dr. Qual é o tratamento para quem possui um nódulo Hipoecóico ? Existe medicação?
    Eu possuo um nódulo de 2 cm, estou aguardando o retorno ao médico, mas se for possível me esclarecer esta dúvida, lhe agradeço.

    Obrigada Elaine

    1. O seu tratamento irá depender do resultado dos seus exames!
      Infelizmente somente o seu médico, que conhece seu caso, poderá te indicar o melhor tratamento.
      Obrigado por comentar.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross