Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Nódulo Hipoecóico no Fígado

Exames adequados

O exame para identificar o nódulo hipoecóico (também chamado de hipoecogênico) se faz, normalmente, por ultrassom e tomografia em que se mostra uma lesão dentro do fígado. Existe uma captação maior do contraste porque tem maior quantidade de sangue dentro desse nódulo.

Essa lesão hipoecogênica é uma relação entre o que se tem no nódulo e o tecido que tem volta do fígado normal. Então é mais ecogênico e transmite o som de maneira diferente na ultrassonografia do que o resto do fígado demonstrando que tem uma circulação.

Causas

A causa mais comum dos nódulos hipoecogênico é o hemangioma (leia sobre o hemangioma aqui) hepático, uma lesão benigna que pode estar, raramente, em algumas outras lesões.

Contudo, procure seu médico para fazer uma ressonância magnética e definir se é mesmo um hemangioma ou outra lesão que precisa de maior exploração e maior definição de diagnóstico.

É uma lesão geralmente benigna, seu médico poderá definir se precisa complementar com exame de ressonância magnética para imagens desse tipo no fígado.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 comments on “Nódulo Hipoecóico no Fígado”

  1. minha filha fez esse em fevereiro- Fígado de dimensões, contornos e coeficientes de atenuação normais. Nódulo hipervascularizado no
    segmento II / III, medindo cerca de 2,0 cm, inespecífico (de provável natureza hepatocelular benigna).
    Não há dilatação das vias biliares intra ou extra-hepáticas.
    minha filha fez esse exame em agosto deu Nódulo predominantemente hipoecogênico de contornos regulares e bem definidos, localizado no lobo
    hepático esquerdo, medindo 3,8 cm.recente

    1. Olá, Claudia. O ideal seria retornar ao médico que acompanha a sua filha para esclarecer essa questão e discutir uma forma de tratamento adequada.

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar!

  2. Tenho dois nodulos sugestivos hemogioma no fígado, um medindo 1,3 e outro 6cm, devo me preocupa?

    1. Olá, Lennie. Neste caso, deve retornar ao médico que lhe indicou o exame, pois cabe ao médico analisar de acordo com o quadro do paciente e esclarecer todas as questões. Infelizmente não posso esclarecer essa dúvida sem conhecimento no caso!

      Espero que compreenda e agradeço pelo comentário!

  3. Fiz um exame ultrassonográfico do abdome e aparelho urinário constatou uma imagem ovalada hipoecóica com halo hiperecóico no segmento III do figado.. Gostaria de um comentário seu a respeito. Desde ja agradeço

    1. Olá, Vidal. Infelizmente não tenho como responder sem ter o exame em mãos. Caso seja possível, entre em contato com o seu médico e esclareça essa questão.

      Espero ter ajudado. Agradeço pelo comentário!

  4. Boa tarde, Dr. Qual é o tratamento para quem possui um nódulo Hipoecóico ? Existe medicação?
    Eu possuo um nódulo de 2 cm, estou aguardando o retorno ao médico, mas se for possível me esclarecer esta dúvida, lhe agradeço.

    Obrigada Elaine

    1. O seu tratamento irá depender do resultado dos seus exames!
      Infelizmente somente o seu médico, que conhece seu caso, poderá te indicar o melhor tratamento.
      Obrigado por comentar.

magnifiercrossmenuchevron-down