Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Metástase no Fígado: O que é?

O que é

A metástase hepática é um tumor que dá uma raiz, não é o local primário, é um implante à distância de um tumor primário. 

Quem tem um tumor de intestino, haverá célula que se implanta no fígado. Quem tem tumor de pâncreas, haverá uma célula que instala no fígado. A metástase são tumores que crescem à distância do tumor primário. O primário é onde nasceu, o secundário é a distância (metástase).

O tumor secundário pode ser muito frequente em outros lugares também. O fígado recebe muita circulação, por isso que ele é um lugar muito frequente de metástases hepáticas.

Os tumores primários que mais dão metástase hepática são os tumores do aparelho digestivo e o mais conhecido, e mais tradicional, é o tumor do cólon/reto, destino grosso reto e pode ser tratado.

Tratamento

Hoje já existem formas bem estabelecidas de quimioterapia para tirar um pedaço do fígado, beneficiando o doente.

Existem outros tumores, como o de estômago, que podem dar metástase hepática, como o de pâncreas, o tratamento de regra é pela quimioterapia.

O tratamento mais passível de recepção hepática é o câncer colo retal. Existem tumores raros, como os neuroendócrino, que são de atividade muito baixa, com freqüência dão metástase no fígado.

Se for possível, a metástase pode ser ressecada. Para os tumores neuroendócrinos, é indicado o transplante de fígado por apresentar um comportamento biológico menos agressivo, com evolução lenta.

Em determinados pacientes, o transplante de fígado é também indicado para quem detêm do tumor metastático de fígado.

Os tratamentos do tumor de pâncreas tem evoluído bastante. Hoje já existem esquemas e formas de quimioterapia que oferece uma sobrevida bem maior do que anteriormente, e também ressecam esses tumores.

A quimioterapia é feita quando o tumor diminuir de tamanho e ficar numa posição possível de resseção. Mesmo os tumores metastáticos em fígado serem raros, podem hoje, eventualmente, serem selecionados para fazer a resseção.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Olá Armando
      Recomendo que procure atendimento médico para que, pessoalmente, possam fazer exames e analises clinicas, para te dar um diagnóstico preciso.

      1. Boa noite !
        Minha mãe está com metástase hepática , fígado , pois sente muitas dores no abdômen e costelas , falta de ar etc.. pois gostaria de saber se hoje existe a cura para tal

        1. Olá, Fernando. Existem diversos tratamento para esse tipo de problema. Infelizmente não tenho como dar uma resposta objetiva, pois precisaria de todos os exames em mãos e acompanhamento médico. Sendo assim, o ideal é procurar um médico de confiança que analise o caso e consiga propor uma forma de tratamento adequada.

          Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

        2. Minha mãe tem metástase no Fígado. E o Tumor primário no Pulmão. Ela faz tratamento quimioterápico e o primário diminuiu. E possível diminuir tbm o Tumor do fígado em metástase?

          1. Olá, André. Para eu responder essa questão de forma precisa, necessitaria de todos os exames em mãos e acompanhamento médico. Sendo assim, o que eu recomendo é que retorne ao médico de confiança e esclareça essa questão!

            Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Compartilhe o post para manter outras pessoas informadas.

  1. Gostaria de saber o que fazer quando uma pessoa está com câncer de intestino e fígado começou a quimioterapia mas não pôde continuar pois o médico disse disse que iria afetar o rim.

    1. Olá, Giselda. Infelizmente, para responder essa questão, eu precisaria de todos os exames em mãos, acompanhamento médico, além de possuir um conhecimento a fundo sobre o caso. No entanto, o ideal é seguir as orientações do médico que acompanha o paciente.

      Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar! Se possível, me siga no Facebook para receber meu conteúdo em primeira mão: https://www.facebook.com/profluizcarneiro/

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross