Fale conosco

Insuficiência pancreática: suplementação com vitaminas

Índice

Função do pâncreas

O pâncreas tem duas funções: endócrinas e exócrinas.

A função endócrina produz a insulina que controla o nível de açúcar no sangue. A sua ausência ou a incapacidade de ser produzida na quantidade suficiente pode levar ao desenvolvimento do diabetes do tipo 1 ou do tipo 2.

A função exócrina é o suco que o pâncreas produz e caminha para dentro do intestino fazer a digestão dos alimentos. O alimento passa pelo estômago e percorre para o duodeno onde será triturado e absorvido pelo sangue em partículas muito pequenas. A amilase e lipase são as enzimas pancreáticas que vão digerir esse alimento.

Insuficiência pancreática

Caso a lipase não esteja presente e a digestão do alimento não ocorra, o alimento não metabolizará e o conteúdo ficará cheio de gordura levando o indivíduo a um quadro de diarreia e posteriormente à desnutrição.

Após esse cenário, o paciente procura medicamentos que propõem a quantidade suficiente de amilase, lipase e suco pancreático para fazer esse papel.

Suplementação na insuficiência pancreática

A necessidade de suplementos minerais para tratar a insuficiência pancreática ou de vitaminas varia de acordo com cada caso. Ou seja, se a velocidade de absorção está alterada desencadeando a diarreia, é bom fazer a reposição porque a deficiência de sais minerais e vitaminas podem dar doenças de visão, óssea, etc.

Converse com o seu médico especialista no assunto, pois a administração da pancreatina por via oral é facilmente encontrada em farmácias, assim como os suplementos.

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!