Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Hérnia de hiato: Quais os sintomas e como tratar?

O que é a hérnia de hiato?

A hérnia de hiato é caracterizada com a subida do estômago ou órgãos abdominais para o tórax, que deveria ser restrita ao abdômen.

A imagem mostra um homem com as mãos no abdômen.
Hérnia de hiato: Quais os sintomas e como tratar? 2

Quer saber um pouco mais sobre este assunto, bem como os sintomas e as formas de tratamento? Então, continue nos acompanhando!

Como ocorre a hérnia de hiato?

O abdômen e o tórax são separados por um músculo denominado diafragma. Ele apresenta uma abertura, por onde passa o esôfago, que é o órgão responsável por levar a comida até o estômago. Esse orifício é o que chamamos de hiato esofágico.

Embora as causas não sejam totalmente claras, existem alguns fatores que podem levar o hiato a um enfraquecimento ou tentativa de ampliação do seu diâmetro.

É justamente nesse processo que uma pequena parte do estômago sobe para o tórax, passando por essa abertura, formando então a hérnia de hiato, que pode ser classificada como paraesofágica ou por deslizamento.

Quando o indivíduo apresenta hérnia de hiato paraesofágica, a junção entre estômago e esôfago segue abaixo do diafragma (em sua posição normal), porém, uma parte do estômago extravasa sobre o hiato, posicionando-se em cima do músculo e ao lado do esôfago.

Já a hérnia de hiato por deslizamento é o tipo de hérnia mais comum (hérnia de hiato tipo 1), quando uma parte do estômago passa através do hiato.

Fatores de risco

Em geral, a doença acomete pessoas em idade avançada, principalmente por conta do enfraquecimento da musculatura e do envelhecimento natural do organismo.

A obesidade também é um dos fatores de risco da doença, assim como o excesso de atividades físicas, com treinos pesados, que geram pressão na região do abdômen e podem provocar a hérnia.

Vale lembrar que, em determinados casos, a hérnia provoca o refluxo por facilitar a volta do conteúdo estomacal pelo esôfago, devido a porção do estômago ter se projetado no tórax.

Principais sintomas da hérnia de hiato

Quando a hérnia de hiato se manifesta, a maioria dos pacientes não apresentam sintomas. Isto porque, em geral, ela tem pequenas dimensões. Porém, conforme ela ganha tamanho, o indivíduo começa a apresentar alguns sinais.

Entre os principais sintomas de hérnia de hiato estão:

  • Dificuldade para engolir os alimentos;
  • Dor no peito (muitas vezes confundida com infarto);
  • Eructação;
  • Tosse frequente;
  • Azia;
  • Desconforto estomacal.

Quais as formas de tratamento?

Quando a hérnia de hiato provoca os sintomas de refluxo, o tratamento é realizado com medicamentos que ajudam a reduzir a quantidade de ácidos produzidos pelo estômago. Além desta medida, também são indicados:

  • Manter um peso corporal saudável;
  • Evitar o tabagismo;
  • Reduzir a quantidade de alimentos ingeridos;
  • Evitar o excesso de álcool;
  • Manter a cabeça elevada na hora de dormir.

É fundamental fazer algumas adequações alimentares, isto é, evitar certos tipos de alimentos que podem provocar os sintomas de refluxo, como café, refrigerante, temperos, entre outros.

Em casos onde o paciente não apresenta melhoras ou não consegue ficar sem os medicamentos, pode ser necessária a correção da hérnia. Desta forma, então, é realizada uma cirurgia.

O procedimento cirúrgico pode ser realizado por videolaparoscopia ou com plataforma robótica, visando reposicionar o esôfago e o estômago, corrigindo os possíveis problemas que atingiram o músculo diafragma.

O conteúdo foi esclarecedor? Conte-nos nos comentários e compartilhe o conteúdo com seus amigos! Até a próxima semana!

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross