Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Gastroenterite: O que é e como se prevenir

A gastroenterite é uma doença infecciosa inflamatória que acomete algumas partes do sistema digestivo. Ela é causada por diferentes micro-organismos, parasitas e até mesmo intoxicação alimentar. A prevenção é feita com boas medidas de higiene e atenção aos alimentos e água ingeridos.

gastroenterite o que e e como se prevenir prof dr luiz carneiro bg
Gastroenterite: O que é e como se prevenir 2

Dores abdominais acompanhadas por cólicas, náuseas, vômitos e diarreia aquosa são sintomas característicos dos quadros de gastroenterite. Essa doença é um tipo de inflamação que afeta o aparelho digestivo. 

Esse problema é bastante comum em crianças pequenas, mas pode atingir pessoas de qualquer idade; inclusive por se tratar de um problema altamente infeccioso e que se transmite facilmente também de pessoa para pessoa. 

Contudo, a boa notícia é que a gastroenterite pode ser prevenida com medidas simples, e neste artigo você vai descobrir o que é preciso fazer para não ser acometido por essa inflamação. Continue lendo e veja como preservar a sua saúde!

O que é Gastroenterite?

O contato com alguns micro-organismos provoca reações severas no organismo, e a gastroenterite é um dos problemas que podem acontecer devido à infecção por vírus ou bactérias. A gastroenterite consiste em uma irritação inflamatória que afeta o estômago e o intestino

Apesar da incidência em função dos vírus e bactérias, como falamos, ela também pode ser provocada por parasitas e intoxicações alimentares. Costuma ser um problema muito comum durante a infância.

Crianças com idade até três anos podem apresentar de um a dois episódios de gastroenterite por ano. O pico de incidência, porém, ocorre entre 6 e 23 meses de idade; mas isso não significa que somente os pequenos é que podem desenvolver essa inflamação do trato digestivo.

Essa condição pode ocorrer com pessoas de qualquer idade, pois, como você viu, existem vários fatores causadores da gastroenterite. A maioria dos problemas é provocado pela ingestão de água ou de alimentos contaminados por micro-organismos como:

  • Salmonella;
  • Shigella;
  • Campylobacter;
  • E. coli;
  • Rotavirus;
  • Norvovirus;
  • Adenovirus.

Entretanto, pessoas infectadas também podem transmitir a gastroenterite para pessoas saudáveis. Isso acontece quando não são mantidos bons hábitos de higiene, como não lavar bem as mãos depois de usar o banheiro.

É importante ressaltar que alguns répteis, como as iguanas e tartarugas, também podem transmitir a Salmonella. Sendo assim, é muito importante higienizar bem as mãos depois de interagir com esses animais ou o ambiente em que vivem.

Como Identificar a Gastroenterite?

Os sintomas de gastroenterite são fáceis de serem percebidos. Essa infecção desencadeia manifestações e desconfortos como:

  • febre;
  • náusea;
  • vômito;
  • diarreia aquosa;
  • dor e cólicas abdominais;
  • dor de cabeça;
  • dor muscular.

A diarreia causada pela gastroenterite geralmente dura de 5 a 7 dias. Ela, associada aos quadros de vômito, pode causar a desidratação. Portanto, é muito importante ter atenção com a ingestão de líquidos, em especial no caso das crianças.

Como Prevenir a Gastroenterite?

O primeiro cuidado para evitar as contaminações por gastroenterite se iniciam com a própria pessoa já diagnosticada com esse quadro. Como dito, esse é um problema muito infeccioso, então, o ideal é que a pessoa doente permaneça em casa até que os sintomas acabem e mais 48 horas, no mínimo, para não acabar transmitindo a doença para outras.

Além disso, é fundamental ter muito cuidado com a água e os alimentos que são ingeridos; também, manter as medidas de higiene. As mãos devem ser muito bem lavadas depois de usar o banheiro, antes de se alimentar ou de preparar e manusear alimentos.

Essa medida também é essencial após tratar de animais de estimação e depois de mexer com jardins, hortas ou mesmo vasos. É importante não partilhar toalhas utilizadas pela pessoa com gastroenterite. Essas peças devem ser trocadas e muito bem lavadas, para evitar a circulação do agente patógeno. 

Ao notar sintomas de gastroenterite, é fundamental procurar a ajuda de um médico para receber maiores instruções sobre aquilo que precisa ser feito. Afinal, como você viu, esse problema pode ser causado também por bactérias e parasitas; sendo assim, é importante uma investigação mais a fundo para definir o que deve ser feito para restabelecer a saúde. 

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2022 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por Surya Marketing Médico.

magnifiercross