Uma pergunta feita em nosso blog sobre:
“Descobri que tenho fibrose e hipertensão portal, isso tem cura? O que é isso?”.
O que é fibrose
Fibrose hepática é quando você tem uma inflamação do fígado que leva ao endurecimento do fígado, resultando em um represamento do sangue do intestino.
Todo o sangue do intestino passa pelo fígado para ser metabolizado e usado pelo seu organismo.
Existem muitas causas que podem desenvolver a fibrose, entre elas, gordura no fígado, consumo excessivo de álcool e doenças congênitas.
Caso essa fibrose seja muito intensa, o fígado fique duro e o sangue represado, nós chamamos isso de hipertensão portal.
Causas de hipertensão portal
A causa mais frequente é a hemorragia, pois o sangue não pode ficar parado e precisa chegar ao coração, assim, ele percorre por alguns desvios, como nas varizes de esôfago, que se rompem e podem dar sangramento.
Existem outros desvios que levam o sangue não metabolizado para o cérebro, dando o que chamamos de encefalopatia hepática.
Quando o sangue está represado e possui alta pressão, para diminuir o organismo solta um pouco de líquido dentro da barriga, dando o que chamamos de ascite, barriga d’água.
Tratamento para hipertensão portal
No caso das varizes de esôfago, o tratamento pode ser através da endoscopia. Em relação à ascite, o uso de diuréticos é o melhor caminho.
Em doentes jovens com uma boa reserva do fígado, podemos realizar um procedimento cirúrgico pela veia. Através de um stent na veia que sai do fígado com a que entra no fígado da veia porta, podendo criar um sistema de desvio chamado TIPS.
Portanto, existem diversos tratamentos que devem ser discutidos com um médico que acompanha o caso do paciente. Procure o seu médico.