Home »
Profº Luiz Carneiro D'Albuquerque - CRM: 22.761
Cv Lattes
GoogleMyCitations
ResearcherID
ORCID
Última atualização em 27/07/2020 por Prof Luiz Carneiro
Excesso de álcool no sangue provoca elevação da Gama Glutamil Transferase
A internauta Eliane quer saber o que é gama glutamil transferase? Tem 85 anos e os médicos ainda não conseguiram descobrir por que seus índices estão acima dos parâmetros normais.
– A gama glutamil transpeptidase ou gama glutamil transferase é uma enzima fabricada dentro da célula do canal biliar do fígado. É ligada a excreção de bile.
Algumas substâncias, algumas drogas podem induzir ao aumento da Gama GT, como os remédios para convulsão. Os anticonvulsionantes podem elevar a Gama GT, a gama glutamil transferase.
A forma mais clássica de elevação da Gama GT, gama glutamil transferase, é o álcool, pessoas que bebem têm os níveis elevados desta enzima.
Outra coisa é a presença de cálculos ou obstruções da via biliar. Muitas vezes, pode ser na excreção da bile, no canal da bile em algum ponto pode haver uma obstrução que necessite de um tratamento. Pode ser benigno ou maligno.
Também estamos vendo agora a Gama GT, gama glutamil transferase, alterada em doentes com esteatose, gordura no fígado, o que também é um sinal de alarme. Assim, é importante você prevenir complicações procurando um especialista em fígado.
Como abaixar o glutamil quando a pessoa não faz uso de álcool
Eliane,
Procure um médico, com exames e histórico clínico ele poderá encontrar um diagnóstico e a melhor forma de tratamento.
Como abaixar o glutamil quando a pessoa não faz uso de álcool
Boa tarde
Estou com GGT marcando 178 e FA 100 outras enzimas normais. Não bebo, não uso anticonvulsionantes, fiz RM e colangioressonancia, exames de hepatite que não deram nada, mas a GGT continua subindo. Nasci com hemangioendotelioma hepatico e isso me preocupa. Sinto um leve desconforto abdominal do lado direito, cefaleias, dores musculares em todo o corpo e muito cansaço. Preciso de uma orientação, estou com revisao com hepato marcada para mes que vem.Obrigada
Olá Kelly,
Somente um médico, com seus exames e histórico clínico poderá chegar a um diagnóstico, para assim buscar um tratamento.
Boa noite, uma mulher com 24 anos de idade e tem o resultado do GGT 27,O U/L, com método: automação – metrolab 2300 – plus; poderia ter engerido álcool à 10 horas anteriores? Obrigado!
Olá Marcelo. Nesse caso, meu conselho é procurar um médico de confiança para que ele possa responder essa pergunta com base no histórico da mulher, apenas assim para dar uma resposta mais precisa sobre esse assunto. Espero ter ajudado e continue me acompanhando para suprir de todas as informações que tenho a disponibilizar!
agradeço nome de um bom especialista nesta area.
Eu quem agradeço pelo carinho!