Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

Excesso de álcool no sangue provoca elevação da Gama Glutamil Transferase

A internauta Eliane quer saber o que é gama glutamil transferase? Tem 85 anos e os médicos ainda não conseguiram descobrir por que seus índices estão acima dos parâmetros normais.

- A gama glutamil transpeptidase ou gama glutamil transferase é uma enzima fabricada dentro da célula do canal biliar do fígado. É ligada a excreção de bile.

Algumas substâncias, algumas drogas podem induzir ao aumento da Gama GT, como os remédios para convulsão. Os anticonvulsionantes podem elevar a Gama GT, a gama glutamil transferase.

A forma mais clássica de elevação da Gama GT, gama glutamil transferase, é o álcool, pessoas que bebem têm os níveis elevados desta enzima.

Outra coisa é a presença de cálculos ou obstruções da via biliar. Muitas vezes, pode ser na excreção da bile, no canal da bile em algum ponto pode haver uma obstrução que necessite de um tratamento. Pode ser benigno ou maligno.

Também estamos vendo agora a Gama GT, gama glutamil transferase, alterada em doentes com esteatose, gordura no fígado, o que também é um sinal de alarme. Assim, é importante você prevenir complicações procurando um especialista em fígado.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One comment on “Excesso de álcool no sangue provoca elevação da Gama Glutamil Transferase”

magnifiercrossmenuchevron-down