Fale conosco

Entenda o que é o pólipo séssil e suas formas de tratamento

Índice
A imagem mostra diversos pólipos sésseis em alguma cavidade do corpo humano.

Uma formação desorganizada ou não esperada de células que podem surgir na mucosa do aparelho digestivo, ou seja, no intestino grosso, reto, estômago, esôfago ou vesícula, é chamada de pólipo. O pólipo dependendo de sua posição e formação, ele pode ser séssil ou pediculado. Na maioria das vezes, o pólipo séssil é considerado um sinal precoce de câncer, embora isso nem sempre seja algo concreto, uma vez que existem diversos tipos de pólipos com características específicas e várias localizações. Quer saber mais sobre este tema? No post de hoje, vamos abordá-lo um pouco melhor. Continue lendo!

Tipos de pólipos

Conforme dissemos anteriormente, existem diferentes tipos de pólipos, com localizações diversas. Sendo assim, dependendo da localização e do tipo de célula que pode formar o pólipo, temos:

Pólipo pediculado

O pólipo pediculado apresenta um alicerce fino, e tem uma estrutura na frente, algo semelhante a uma uva pendurada em um pequeno galho. Pode ser encontrado mais facilmente no intestino grosso.

Pólipo inflamatório

Esse tipo de pólipo pode surgir no estômago, e muitas vezes ser uma consequência da hiperacidez gástrica ou má digestão e uso de bebidas alcoólicas, em alguns casos ao uso de medicamentos. Caso essa associação seja de fato comprovada pelos médicos, o uso desses remédios deverá ser suspenso.

Qual a forma de tratamento?

Na maioria das vezes, o tratamento é feito durante o próprio diagnóstico. Por ser mais comum o surgimento de pólipos no estômago ou no intestino, os médicos utilizam, geralmente, o aparelho de endoscopia ou colonoscopia, para sua remoção da parede destes órgãos.

A remoção do pólipo séssil costuma ser um pouco mais complicada, principalmente quando se trata de um pólipo maior do que o pediculado, que no início é mais fininho, e possibilita uma ressecção por via endoscópica de uma forma mais rápida.

Além disso, também pode ser necessária uma cirurgia, minimamente invasiva, indicada para pólipos pequenos, que não podem ser removidos durante o exame.

Após a retirada do pólipo, é fundamental que seja feita uma biópsia para saber se existem chances, ou não, de ser câncer.

Prevenção

Para evitar o surgimento de pólipo séssil, é recomendado que o indivíduo evite ações como o tabagismo, e mantenha uma alimentação saudável, controlando o peso corporal e praticando mais atividades físicas.

Confira também, meu vídeo relacionado sobre o tema, abaixo:

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe!

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!