Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Home RobóticaContato

É possível ter hemorragia digestiva devido a problema no fígado?

Na manifestação da doença hepática, ocorre uma condição em que o fígado se torna rígido, resultando na obstrução do fluxo sanguíneo proveniente do intestino. Esse bloqueio ocorre através da veia porta, levando ao desenvolvimento do que é denominado como hipertensão, um aumento na pressão portal causado pelo sangue que se dirige ao fígado.

Neste texto, abordaremos a possibilidade de hemorragia digestiva devido a problemas hepáticos, discutindo a rigidez hepática, hipertensão portal e complicações como varizes esofágicas. Destacaremos o tratamento avançado e a importância da avaliação médica. Acompanhe!

É possível ocorrer hemorragia digestiva devido a este problema?

A resposta é sim. As pessoas podem ter hemorragia em decorrência de problemas hepáticos. A doença do fígado, deixa o fígado duro, fazendo uma obstrução à passagem do sangue que vem do intestino, através da veia porta e isso vai levar ao que nós chamamos de hipertensão, aumento da pressão portal, desse sangue que chega ao fígado. 

Como tudo no organismo, esse sangue não pode ficar parado, ele tem que chegar ao coração então ele vai achar caminhos alternativos e um desses caminhos alternativos, aliás é o mais frequente, para chegar ao coração, é através do estômago e do esôfago, então formam-se as varizes de esôfago em consequência da hipertensão portal decorrente do fígado duro que obstrui o fluxo sanguíneo, e essas varizes podem sangrar muito mais frequentemente quando ela é maior, mas ela também, em pequeno tamanho, pode evoluir para hemorragia.

Hemorragia digestiva por variz de Esôfago

É muito frequente os doentes com hipertensão portal, terem essa complicação uma das complicações mais temidas da hipertensão portal, que é a hemorragia digestiva por variz de esôfago. Essa, varizes há 20 30 40 anos atrás, eram muito problemáticas, talvez 40 a 50 anos atrás, porque o tratamento era muito precário. 

Como é realizado o Tratamento? 

Atualmente com o desenvolvimento da endoscopia, essas varizes, são muito bem tratadas e através de ligaduras, de injeções de substância, mas principalmente ligadura elástica, e os pacientes hoje sangram bem menos do que sangravam, e consequentemente a mortalidade é muito menor, além de que, o sangramento, ele é limitado, então, pode descompensar, cai a pressão e piora a função do fígado.

Então, se você tem cirrose, deve sim fazer a endoscopia, e aí o seu médico hepatologista ou quem, gastroenterologista deve avaliar a necessidade de tratamento endoscópico das varizes.

Gostou? Compartilhe!
dr Luiz Carneiro

Profº Dr.Luiz Carneiro

CRM: 22.761/SP

Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

magnifiercrossmenuchevron-down