Logo | Dr. Luiz Carneiro CRM 22761

Doação de órgãos: até que idade posso doar?

Com qual idade podemos doar nossos órgãos?

A resposta é simples, com qualquer idade nós podemos e devemos doar nossos órgãos.

Se algo súbito acontecer com um de nós, no momento em que a família está desesperada pode surgir a dúvida se o indivíduo desejaria doar seus órgãos, dificultando ou impedindo a doação.

O ministério da saúde recomenda que todos deixem manifestos aos seus filhos, parentes, antes queridos, amigos, o desejo de doar os seus órgãos, independente da idade.

O ideal é deixar manifesto para todos que convivem com você, pois quando chegar a hora de muita angustia e sofrimento, isso já será um assunto resolvido e ninguém terá dúvidas do desejo do indivíduo.

A evolução do transplante

1 – Transporte do órgão

Quando surgiu o transplante há cinquenta anos, existiam dificuldades de manter esse órgão viável. Portanto, a cirurgia de doação era feita no mesmo tempo do transplante.

Ao longo dos anos, desenvolveram-se novas soluções de preservação e hoje esse órgão pode ser mantido por um tempo que varia de órgão para órgão. Por exemplo, o coração até 7 ou 8 horas, o fígado até 16 ou 18 horas e o rim até 24 horas.

2 – Estudos sobre a idade

Antigamente era aceito apenas órgãos jovens. Porém, hoje é sábio que isso não é mais necessário e pode ser usado fígado de pacientes com 80 e 90 anos.

O fígado se rejuvenesce e passa ter a idade de quem recebeu o órgão. Ou seja, não existe preocupação em dar um órgão de 20 anos para alguém de 60 para trazer algum benefício, pois de qualquer forma não irá trazer nem malefício nem benefício, o fígado terá a idade de quem o recebeu.

3 – Alocação de órgãos

Existe uma forma de indicar o órgão para o melhor receptor, chamada de alocação de órgãos, onde não é possível colocar um órgão que pode sentir mais essa mudança num paciente que tem o quadro muito grave, que precisaria de um fígado com melhores condições.

Isso quem decide é a equipe cirúrgica, mas, certamente esse órgão vai ser útil para alguém. Faça a doação! Um único doador pode beneficiar até 14 receptores.

LEMBRE-SE: Manifeste a sua vontade de doar e quem vai resolver se pode ou não usar esse órgão será as equipes envolvidas e profissionais.

Foto Links Úteis | Prof. Dr. Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro
Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM: 22.761/SP, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prof Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
CONTATO
Atenção: O site https://profluizcarneiro.com.br/ é uma espaço de informação e orientação médica de qualidade, nunca poderá substituir a consulta de um profissional médico que é a única pessoa capaz de realizar o diagnóstico real.

© 2021 Prof. Dr. Luiz Carneiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido com ♥ em WordPress por SuryaMKT

magnifiercross