Com qual idade podemos doar nossos órgãos?
A resposta é simples, com qualquer idade nós podemos e devemos doar nossos órgãos.
Se algo súbito acontecer com um de nós, no momento em que a família está desesperada pode surgir a dúvida se o indivíduo desejaria doar seus órgãos, dificultando ou impedindo a doação.
O ministério da saúde recomenda que todos deixem manifestos aos seus filhos, parentes, antes queridos, amigos, o desejo de doar os seus órgãos, independente da idade.
O ideal é deixar manifesto para todos que convivem com você, pois quando chegar a hora de muita angustia e sofrimento, isso já será um assunto resolvido e ninguém terá dúvidas do desejo do indivíduo.
A evolução do transplante
1 – Transporte do órgão
Quando surgiu o transplante há cinquenta anos, existiam dificuldades de manter esse órgão viável. Portanto, a cirurgia de doação era feita no mesmo tempo do transplante.
Ao longo dos anos, desenvolveram-se novas soluções de preservação e hoje esse órgão pode ser mantido por um tempo que varia de órgão para órgão. Por exemplo, o coração até 7 ou 8 horas, o fígado até 16 ou 18 horas e o rim até 24 horas.
2 – Estudos sobre a idade
Antigamente era aceito apenas órgãos jovens. Porém, hoje é sábio que isso não é mais necessário e pode ser usado fígado de pacientes com 80 e 90 anos.
O fígado se rejuvenesce e passa ter a idade de quem recebeu o órgão. Ou seja, não existe preocupação em dar um órgão de 20 anos para alguém de 60 para trazer algum benefício, pois de qualquer forma não irá trazer nem malefício nem benefício, o fígado terá a idade de quem o recebeu.
3 – Alocação de órgãos
Existe uma forma de indicar o órgão para o melhor receptor, chamada de alocação de órgãos, onde não é possível colocar um órgão que pode sentir mais essa mudança num paciente que tem o quadro muito grave, que precisaria de um fígado com melhores condições.
Isso quem decide é a equipe cirúrgica, mas, certamente esse órgão vai ser útil para alguém. Faça a doação! Um único doador pode beneficiar até 14 receptores.
LEMBRE-SE: Manifeste a sua vontade de doar e quem vai resolver se pode ou não usar esse órgão será as equipes envolvidas e profissionais.
Posso comunicar aos médicos na hora da cirurgia que desejo doar ou é anti ético
José, o ideal é que a sua família tenha conhecimento do seu desejo de ser um doador de órgãos.