A insuficiência pancreática é caracterizada pela falta da produção de enzimas digestivas pelo pâncreas, dificultando a digestão adequada dos alimentos. Logo, o indivíduo passa a apresentar sintomas desconfortáveis.
Esse é o assunto do post de hoje. Fique conosco para entender como ocorre a patologia e conhecer os sinais de alerta!
O que pode causar a insuficiência pancreática?
Basicamente, são duas as funções exercidas pelo pâncreas em nosso organismo, sendo elas: endócrina e exócrina.
Enquanto a função endócrina está relacionada com o metabolismo do açúcar, produzindo insulina e glucagon, que atuam no controle de glicemia, a exócrina é associada à digestão dos alimentos, uma vez que produz uma parte do suco digestivo.
Em geral, a doença é o resultado de uma lesão pancreática progressiva, que pode ser ocasionada por diversos fatores, tais como a fibrose cística e o abuso de álcool.
Sintomas que indicam insuficiência pancreática
São vários os sintomas que podem indicar a insuficiência pancreática. Entre os principais, podemos destacar:
- Perda de peso: Os nutrientes dos alimentos não são absorvidos adequadamente, ocasionando uma perda de peso sem motivo aparente.
- Diarreia: As enzimas ajudam a quebrar os alimentos no intestino delgado. Quando há uma deficiência dessas enzimas, os alimentos não são digeridos corretamente, resultando em diarreia frequente e fezes gordurosas.
- Náuseas e vômito: Algumas pessoas podem sentir náuseas e ocasionalmente vomitar, especialmente após as refeições.
- Deficiência de vitaminas: Como resultado da má absorção de nutrientes, o indivíduo pode desenvolver uma deficiência de vitaminas lipossolúveis, como vitaminas A, D, E e K, que são importantes para a saúde geral do corpo.
Além desses sinais de alerta, também podemos citar:
- Dor abdominal;
- Gases e inchaço;
- Fraqueza;
- Perda de apetite;
- Inchaço nas pernas;
- Cãibras.
Vale lembrar que, muitas vezes, a pessoa que sofre de insuficiência pancreática pode não apresentar sintomas no início.
Como é obtido o diagnóstico?
Com base nos sintomas, são solicitados alguns exames de imagem, de sangue e de fezes, este último para verificar a presença de gordura. Outros procedimentos indicados pelo médico:
- Tomografia computadorizada;
- Ecografia endoscópica.
Qual o tratamento para insuficiência pancreática?
Logo após a confirmação do diagnóstico, é indicado o tratamento ao paciente. O ideal é que tenha início o mais rápido possível, evitando complicações que possam prejudicar ainda mais a saúde.
Deve ser feita, então, a reposição das enzimas que ajudam o organismo a absorver os nutrientes dos alimentos e que estão em falta no pâncreas. Outro medida importante a ser tomada é a alimentação saudável.
Uma dieta bem equilibrada, rica em nutrientes e fácil de digerir, pode ajudar a aliviar os sintomas e garantir uma nutrição adequada. Isso pode incluir alimentos com baixo teor de gordura e ricos em proteínas.
Também deve ser indicada a ingestão de vitaminas A, D, E e K para substituir o que o corpo não absorve. E se possível, beber uma grande quantidade de líquido, evitar o cigarro e principalmente, bebidas alcoólicas.
O tratamento pode variar de acordo com a gravidade e as necessidades individuais de cada paciente. Portanto, é importante consultar um médico para obter uma orientação personalizada.
Suas dúvidas foram esclarecidas com esse conteúdo? Comente abaixo e compartilhe essas informações!