Fale conosco

Cisto de colédoco: por que surge e como tratar

Índice

O que é

O cisto de colédoco é uma doença muito rara, mais comum em crianças, é um vício de rotação, um defeito de rotação. Descreve-se que em longo prazo tem um potencial de malignidade.

Como surge

Os órgãos precisam ter uma rotação e um sentido de formação de órgãos. Primeiro se forma um órgão, depois se forma outro dentro de uma sequência lógica.

O colédoco vai comunicar o fígado ao intestino. Se houver uma rotação ou uma má formação nesse evento, você pode ter o cisto de colédoco.

Tratamento

Uma vez diagnosticado, nós recomendamos a sua retirada. Exérese se colocando um pedaço de intestino que faz a ligação direta com o fígado.

A cirurgia é o tratamento pelo risco de que em longo prazo, quando essa paciente estiver adulta surge um tumor maligno por essa mucosa, que não é natural e se alterou quando houve essa rotação.

Na maioria das vezes, nos cistos grandes, nós recomendamos o tratamento cirúrgico, retirada dessa mucosa e uma derivação biliodigestiva.

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!