Fale conosco

Cisto biliar e Doença de Caroli: qual a relação?

Índice

O que é doença de Caroli

A doença de Caroli é uma doença congênita, ou seja, a pessoa nasce com um gene que leva à formação dessa doença. Ela é caracterizada por cistos hepáticos que são pequenas e múltiplas bolinhas dentro do fígado ligadas ao canal da bile, podendo surgir tanto do lado direito quanto do lado esquerdo.

Os múltiplos cistos foram descobertos pelo Prof. Caroli no século passado. Portanto, quando se encontra mais de um cisto, estes são chamados de doença de Caroli.

Sintomas da doença de Caroli

No caso de um cisto pequeno que não compromete a via biliar principal e o canal hepático que leva a bile para o intestino, os doentes quase não sentem sintomas.

Porém, se estivermos falando de múltiplos cistos de tamanho grande que estão associados ás outras alterações frequentes da via biliar principal, o paciente pode começar a sentir sintomas de infecção, por exemplo:

– febre;
– calafrio;
– icterícia (olhos amarelos);
– urina escura;
– fezes claras.

Esses casos são chamados de colangites e além dos sintomas citados acima, também podem alterar os exames de sangue que se referem ao fígado, como: bilirrubinas totais, transaminases, Gama GT, fosfatase alcalina, etc.

Diagnóstico da doença de Caroli

É possível diagnosticar a doença de Caroli pelo seu lado infeccioso, e também, por ser uma doença congênita, devemos avaliar o histórico familiar porque pode ter algum parente que teve ou que terá o mesmo problema.

Gostou? Compartilhe!
Profº Dr. Luiz Carneiro
CRM: 22.761/SP
Diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas, professor da FMUSP e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP.
Saiba mais sobre o autor
Todos os comentários serão avaliados antes de serem aprovados.

Deixe o seu comentário!